Monday

HOJE É DIA DE CACHORRO QUENTE!

14 Dez 2009



Hoje deu aquela vontade de comer cachorro quente caseiro. Lembrei da receita de "Cachorro Quente Rapidinho" que postei no Tudo Gostoso há algum tempo atrás. Para ficar completo, tive que fazer o pãozinho caseiro também! Peguei a mesma receita da massa do "Pão de Alho com Azeitonas" e a única modificação que fiz foi substituir 1/4 de xícara da farinha branca por farinha integral só para acrescentar um pouco de fibra. Para modelar esses pãezinhos bonitinhos da foto, basta abrir a massa já descansada, cortar tiras, enrolar os pãezinhos no tamanho desejado e colocar no tabuleiro untado, tomando o cuidado de não distanciar muito um do outro. Desta forma, os pãezinhos encostam um no outro depois de crescidos e fica tudo arrumadinho, com cara de pãozinho de padaria!


300 g salsicha cortada em rodelinhas
1 cebola picada
2 tomates sem sementes picados
1 pimentão verde pequeno picado
2 colheres de sopa de ketchup
1 colher de sopa de mostarda
Sal a gosto

Misture todos os ingredientes em uma panela.
Leve ao fogo  até ferver um pouquinho, somente o suficiente para começar a murchar os legumes.
Não é necessario colocar água.
Para fazer no microondas, coloque tudo em uma tigela e leve ao micoondas por 5 a 7 minutos, também, somente até começar a murchar os legumes.
Sirva em paezinhos próprios para cachorro quente acompanhados com batata frita.


6 comments:

  1. Ja to com saudade.....vamos comer estas delicias de novo?????
    Aguardo.....Bjs,
    Paul

    ReplyDelete
  2. Renata, quero fazer essa receita, mas gostaria de aproveitar a farinha com agua que tenho do meu fermento natural que, aparentemente, não deu certo (estou indo para o 7 dia de alimentação e a consistência ainda não está esponjosa, não passam de algumas boas bolhas na mistura). Tenho 260gramas dessa mistura, acha que posso utilizar tudo isso que tenho pra fazer essa receita e apenas acrescentar os demais ingredientes, exceto a agua e farinha?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim Marrye, pode substituir sim, obedecendo as proporções de agua e farinha da receita. Como seu fermento não está muito ativo, vc pode usar o fermento biológico da receita.

      Delete
    2. Sim Marrye, pode substituir sim, obedecendo as proporções de agua e farinha da receita. Como seu fermento não está muito ativo, vc pode usar o fermento biológico da receita.

      Delete
  3. Oi Renata! Voltei pra te falar minha experiência: quando foi no dia seguinte à sua resposta fui fazer o pão, fiquei muito contente que o meu "fermento criado" enfim tinha começado a dar sinal de vida. Percebo que é só paciência mesmo, esperar o tempo dele. Aí resolvi não utilizá-lo todo, para poder dar seguinte no fermento. Fiz isso, deixei 30g e continuei o fermento, o restante fiz os pãezinhos acima: ficaram pesados, acho que pq o meu fermento eu tinha feito com grande parte de farinha de trigo integral, então minha proporção na receita foi uma xícara de farinha normal e a outra de farinha integral (que foi a do fermento com a água). Coloquei um pouquinho de água morna só e utilizei um fermento para pão (quase uma colher de sopa). Sei que misturei coisas demais... mas fiz com o que tinha aqui em casa, sabe. Na verdade eu queria fazer e ficar igual ao seu, mas claro que eu nao segui a receita à risca, né :-). A massa dobrou de tamanho, conforme vc disse, mas fiquei na dúvida: tinha que ter sovado depois desse crescimento pra poder modelar os pães? Nunca tinha feito pão, achei que o sabor ficou bemmm ácido, azedo, mas essa sensação foi forte apenas na primeira mordida. Uma novidade: nao me deu azia!!! ;-) achei isso fera demais. Rendeu 10 pães menores que uma bisnaguinha, aquelas vendidas em pacotes, pois depois que modelei elas nao cresceram (também eu nao sabia se tinha que deixar algum tempo em descanso).
    Voltando ao fermento: fiquei empolgadíssima quando vi que ele estava começando a ficar vivo, continuei alimentando e tal, ele ficou com um cheiro forte de levedo de cerveja. Alimentei hoje, 10 dia, e penso em colocar na geladeira. Vc acha q esse cheiro é normal e que ele atingiu o ponto de fermento mesmo? Nao estou tão certa disso. Ele está parecido com o seu nas fotos, com as bolhas pequenas, aumentou e diminuiu o volume, alimentei, mas como voltou a esfriar aqui, pois no dia que ele "floresceu" passaram dois dias de sol, ele voltou a ficar apenas com as muitas bolhas. É assim mesmo?
    Foi essa minha primeira experiência. Achei que foi bem válida! Gostei muito. Agradeço a vc pelas dicas.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Marrye,
      A massa não precisa ser sovada novamente, apenas retirar o ar e modelar, deixar crescer novamente antes de assar. A farinha integral, de fato, deixa a massa mais densa, mas não necessariamente pesado demais.
      Quanto à acidez, nesse tipo de pão isso é normal, e sua digestibilidade tb é bem melhor por isso não causou azia.
      O cheiro de levedo de cerveja indica que está td indo conforme a normalidade. Se vc tiver disponibilidade de alimentá-lo por mais alguns dias, isso o amadurecerá mais, caso contrário já pode colocar na geladeira e alimentá-lo em intervalos de 1 a 2 semanas.
      Parabéns pelo "filhote"!

      Delete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...