Wednesday

ANTEPASTO DE BERINJELA

12 Mai 2010



Adoro berinjela! Antepasto é uma das minhas receitas favoritas com berinjela. Já fiz de várias maneiras diferentes mas esta ficou muito boa, então anotei as quantidades para compartilhar com os amantes deste vegetal. Servi com pão rústico, integral, caseiro, cheio de sementes.... hmmmmm combinou perfeitamente.




Ingredientes:

2 berinjelas médias em cubinhos
2 dentes de alho amassados
1 cebola média picada
2 colheres de sopa de alcaparras escorridas
3 pimentões pequenos (1 verde, 1 vermelho e 1 amarelo) picados
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco ou balsamico
6 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de gergelim
sal e pimenta do reino a gosto




Modo de preparo:
Aqueça uma frigideira grande anti-aderente. Divida a quantidade de berinjela em 3 partes mais ou menos iguais. Coloque 1 colher de azeite na frigideira e salteie 1/3 da berinjela, em fogo alto, por uns dois minutos. Reserve. Repita esta operação com a berinjela restante. Reserve junto com as outras. Agora, em fogo médio, coloque mais 1 colher de azeite na frigideira, junte o alho e refogue rapidamente. , junte a cebola, deixe amolecer um pouco e junte as alcaparras. Devolva as berinjelas reservadas para a frigideira e junte os pimentões. Junte o restante do azeite, o vinagre, sal e pimenta do reino. Tampe e deixe cozinhar por uns 10 minutos em fogo baixo. Desligue, junte o gergelim e a salsa e misture bem. Pode ser servido quente, como acompanhamento, em uma refeição, ou morno ou frio como aperitivo com torradas e pães.

2 comments:

  1. Hummm, parece ótima!! A minha receita é diferente.
    http://leandrab.multiply.com/recipes/item/16/16 Adaptada pro meu paladar que não é fã de vinagre.

    ReplyDelete
  2. Recomendo para os vegetarianos... tem tudo a ver... fácil e gostoso... bom tbem para acompanhar uma saladinha básica.... parabéns.

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...