Monday

CRÈME CARAMEL ( O primo francês do pudim de leite)

07 Jun 2010



Esta é uma receita  parecida com o nosso pudim de leite condensado, tão querido no Brasil! Só que não leva leite condensado. O que mais me chamou a atenção nesta receita foi o detalhe de usar a mesma panela para queimar o açúcar da calda e para esquentar o leite. Desta forma, o leite derrete o caramelo que ficou no fundo e fica com sabor especial. Assemelha-se também a um "flan". Testado, provado e aprovado!

CRÈME CARAMEL
(Receita adaptada de Laura Calder)

Pré-aqueça o forno (160ºC)
Ferva uma chaleira de água para utilizar no banho maria.

Para o Caramelo:

1 xícara de açúcar
1/4 de xícara de água

Leve ao fogo mexendo somente até dissolver o açúcar, depois, não mexa mais e deixe ferver até atingir cor de açúcar caramelado. Forre o fundo de uma forma para pudim ou forminhas individuais. Reserve.
Dica: Eu fiz meu Crème Caramel em forminhas individuais de cerâmica, mas eu não tinha certeza se aguentariam o calor do caramelo. Para não arriscar trincá-las, enquanto preparava o caramelo, deixei as forminhas em banho-maria no mesmo tabuleiro que depois usei para assar. Desta forma, o choque térmico seria menor. Deu certo! Não quebraram! Depois retirei do banho-maria para que o caramelo endurecesse.

Para o Crème:

2 xícaras de leite integral
6 ovos
1/2 xícara de açúcar
Gotas de essência de baunilha

Aqueça o leite na mesma panela que preparou o caramelo. O leite vai dissolver o caramelo que restou no fundo da panela e isto acrescentará um sabor especial. Se desejar, pode também deixar um pouco de caramelo na panela, propositalmente, para acrescentar uma cor caramelada ao creme.
Bata os ovos (somente para ficar bem misturado), junte o açúcar, bata mais um pouco e junte a baunilha.
Acrescente o leite quente em fio enquanto bate com um fouet ou garfo. Passe por uma peneira.
Despeje nas forminhas preparadas e asse em forno moderado, em banho-maria por aproximadamente 1 hora. Use água fervente para o banho-maria.
Retire do forno quando estiver firme e deixe esfriar. Leve à geladeira e desenforme somente depois de bem gelado.


2 comments:

  1. This is lovely. I love creme caramel. Never thought to make it in a nice mold like this.

    ReplyDelete
  2. I'm glad you decided to make your creme caramel :) to be honest, Philippine version also uses condensed milk, so I used condensed milk in my creme caramel, I think it makes it a lot creamier :p I don't know if using condensed milk would be a disrespect to the creme caramel; I hope not.. :p

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...