Wednesday

CREME DE MILHO VERDE

09 Jun 2010


Quando se fala em Creme de Milho Verde, muita gente imagina logo um creme onde foram acrescentadas 1 ou 2 latas de milho verde. Até gosto desta versão, principalmente quando o milho fresco não está disponível, mas não existe nada mais gostoso do que o creme feito do milho fresco. Esta semana apareceram as primeiras espigas de milho verde nos mercados daqui da Coreia. Estão tenrinhas e bem novinhas. Aí, bateu aquela saudade do creme de milho verde que já fazia tempo que não comíamos. Receita simples, fácil de fazer e um ótimo acompanhamento para qualquer tipo de assado. Delícia!



CREME DE MILHO VERDE

5 espigas de milho bem novas (apresentam cor amarelo claro e grãos suculentos)
leite 
2 colheres de sopa de azeite
2 a 3 dentes de alho amassados
1 cebola média picada
sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Com uma faca afiada, corte os grãos rente ao sabugo. Depois, passe a parte não afiada da faca pelo sabugo para retirar a polpa que resta. Coloque os grãos no liquidificador e junte leite somente o suficiente para bater o milho e transformá-lo em um creme mais ou menos espesso. Comece com meia xícara e vá acrescentando  mais leite aos poucos se necessário. Reserve.
Numa panela, aqueça o azeite e refogue o alho ligeiramente. Não deve corar. Junte a cebola e refogue até murchar. Também não deve corar. Junte a mistura do liquidificador e cozinhe, mexendo sempre até engrossar um pouco e mudar a tonalidade do amarelo. Se for necessário, junte mais leite. A quantidade do leite vai variar de acordo com o grau de amadurecimento do milho, ou seja, quanto mais maduro, mais vai engrossar e  mais leite será necessário. 
Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e sirva imediatamente.
Este creme fica com textura rústica mas se desejar uma textura mais lisa, passe a mistura do liquidificador por peneira. 


2 comments:

  1. Thank you for adding the translator button. I don't understand hardly a word of Portuguese! This looks interesting. Our corn season isn't for at least a month but I would love to try it.

    ReplyDelete
  2. Olá, Renata
    Demorei, mas respondi sua msg na no The Daring Kitchen. Tenho andado tão ocupada que tem dias que não cosigo nem olhar o que está acontecendo por lá.
    Seu blog, sempre muito bom!
    Abraços

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...