Wednesday

DONUTS - Desafio Daring Bakers - Outubro/2010

27 Out 2010

Read in ENGLISH



O desafio de outubro/2010 dos Daring Bakers teve como anfitriã a Lori do blog Butter Me Up. Ela escolheu nos desafiar a fazer "donuts". Ela usou receitas de Alton Brown, Nancy Silverton, Kate Neumann e Epicurious.
Eu só fiz donuts uma vez na vida, há muito tempo atrás e já fazia tempo que queria tentar denovo. Esta foi a oportunidade de colocar em prática. A Lori forneceu 4 receitas diferentes. Uma com fermento de pão, uma tipo bolo, uma de abóbora e o bomboloni, que é recheado com geléia ou a gosto. A princípio, eu estava cheia de planos para meus donuts, muitas variações, mas a receita rende tanto, que tive que ficar somente com a versão mais clássica, com açúcar e canela, que também é meu favorito. A receita é ótima, mas fiz pequenos ajustes na quantidade de farinha e de fermento. Tentei também, variar o formato usando um cortador de biscoitos em forma de estrela, mas ele não manteve a forma. Aproveitei também para fazer um pouco do brasileiríssimo SONHO utilizando a mesma massa e um recheio de creme de baunilha, o mesmo que usei para fazer o desafio de maio. A receita do creme você encontra AQUI.




DONUTS 
(Adaptada da receita original de Alton Brown, fornecida para este desafio)

360ml de leite
70g de manteiga
1 envelope de 10g de fermento biológico seco
80ml de água morna
2 ovos levemente batidos
1/4 de xícara de açúcar
1 colher de chá de sal
5 e 2/3 de xícara de farinha de trigo
óleo para fritar


As bolinhas são os centros dos donuts.



Modo de fazer: 

Derreta a manteiga  e misture ao leite. Esta mistura deve ficar morninha. 
numa vasilha pequena, coloque a água e espalhe o fermento, deixando descansar por uns 5 minutos. Vai ficar espumoso.
Numa vasilha grande , coloque o fermento dissolvido, a mistura de leite e manteiga, os ovos, o açúcar, o sal e metade da farinha. Bata bem com uma colher de pau ou em batedeira que resista ao preparo de massa de pão. Vai ficar pastoso. Acrescente o restante da farinha e bata mais até fica elástica e lisa. Vai ficar grudenta. Transfira para uma vasilha grande untada com óleo. Cubra e deixe crescer por 1 hora ou até que dobre de volume.
Vire sobre uma mesa bem enfarinhada, abra com rolo, deixando meio grossinha e corte rodelas de uns 6 cm e depois corte uma rodelinha menor no meio para fazer o anel. Deixe descansar mais um pouco enquanto aquece o óleo. 
O óleo deverá estar a temperatura de 185 graus, ou seja, nem muito quente nem muito frio. Deve levar cerca de 1 minuto para dourar de cada lado.
Escorra em papel absorvente, passe na canela com açúcar após amornar.




10 comments:

  1. They look so plump and delicious. The photos are so good want to jump in and have one of each. I must try your version soon.

    ReplyDelete
  2. I love the sonho! They must be so delicious! Perfect combination of doughnuts and pasty cream! They certainly are dreamy!

    ReplyDelete
  3. Teus sonhos estão lindos! E parecem deliciosos!!!
    A tua massa ficou perfeita, bem aerada! Adorei!

    ReplyDelete
  4. Your doughnuts look absolutely delicious! Fluffy, light, crispy on the outside with the right amount of sugar around them... Congratulations!

    ReplyDelete
  5. Boa tarde,

    Antes de mais gostaria de felicitá-la pelo seu blog. É uma inspiração!
    Os seus donuts ficaram lindooos! =)
    Podia me informar sobre a quantidade exata de farinha que usou?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olà Cíntia,
      Usei exatamente a quantidade descrita, 5 e 2/3 sendo que minha xícara medida tem capacidade de 240ml. Como farinhas são diferentes, e a compactação da farinha na xícara também varia de pessoa para pessoa, é possível que você precise de um pouco mais ou um pouco menos. A melhor forma de não errar é colocar metade da quantidade no primeiro momento e a outra metade adicionar aos poucos.
      Obrigada pelo carinho!
      bjsss

      Delete
  6. Boa tarde, ao invés de fritá-los eu poderia assar no forno? Qual seria a temperatura e o tempo?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Juliana,
      Por ser uma massinha de pão, pode ser assada sim. Embora eu não tenha testado, estou certa que ficará bom. Só não garanto que fique tão rolicinha e na hora e passar na canela com açúcar possivelmente não vai grudar. Teria que pincelar alguma coisa para ajudar. É tudo uma questão de adaptação :o) Quanto ao forno, deve ser algo em torno de 15 a 20 minutos a uns 200ºC, ou até corar.
      Boa sorte!

      Delete
  7. Que delícia! Essa sua receita é a minha garantia de café da tarde gostoso! Mas cadê você, faz tempo que não posta nada! tudo bem? abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Luana, obrigada pela preocupação. Ta td bem sim, apenas envolvida com atividades além-cozinha. Mas qq hora teremos novidades! Bjsss

      Delete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...