Monday

PÃO DE BATATA RECHEADO

08 Nov 2010

Read in ENGLISH


Já se vai longe a primeira vez que tive vontade de fazer pão de batata... perdi noção do tempo. Mas hoje saiu! Recheado com presunto e creme de queijo. Esse pão fica MUITO fofo! Super leve, delicioso. 
Sem mais delongas, vamos à receita:



Massa:

1 batata média (200g pesada crua) cozida com a casca até ficar macia
1/2 xícara de leite
1 ovo
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga amolecida
2 colheres de chá de fermento biológico seco
400g de farinha de trigo (aproximadamente)

Amasse a batata, junte o leite, o ovo, sal, açúcar, fermento, manteiga e metade da farinha. Bata bem, na batedeira ou com colher de pau, até ficar pastoso. A crescente farinha aos poucos, sovando bem até que forme uma massa lisa e macia. Unte uma tigela com um pouco de óleo e deite a massa. 


Gire-a para untar por toda volta. Cubra com um plástico e deixe crescer até dobrar de volume.


Recheio:

1/2 xícara de leite
2 colheres de sopa de amido de milho
100g de queijo da sua preferência
sal, se necessário (o queijo já costuma ser salgado)
presunto fatiado e cortado em tiras de uns 3 cm (aproximadamente 150g)

Numa panelinha, dissolva o amido no leite, e leve ao fogo brando, mexendo sempre, até engrossar. Junte o queijo e mexa até derreter completamente. Retire do fogo e despeje em um tigela. Deixe esfriar.


Pegue uma tira de presunto, coloque uma colher de chá de creme e enrole.


Voltando à massa:
Retire as bolhas de ar da massa e coloque-a em mesa enfarinhada. Abra levemente com as mãos e enrole formando um rolo. 


Corte pedaços do tamanho desejado, abra na palma da mão, coloque um rolino de presunto com creme de queijo e feche, selando bem. 


Dê uma forma arredondada e coloque em tabuleiro levemente untado com óleo. 


Repita até terminar a massa. 


Deixe crescer novamente, por aproximadamente 30 minutos ou até crescer um pouco. Asse em forno pré-aquecido, 200°C até corar.



Aprecie enquanto ainda quentes. Bom apetite!

72 comments:

  1. Que delícia! Ficaram lindos! E parece fácil de fazer!
    Adorei!
    Beijos!

    ReplyDelete
  2. Oi! Sera que posso copiar sua receita no meu blog? http://pinguimdgeladeira.blogspot.com - darei os creditos pra voce, claro! E pode usar as minhas se quiser tambem!! To doida pra fazer essa receita de pao de batata!!! Beijos!! Claudia

    ReplyDelete
  3. Oi Claudia, pode usar sim. Que bom que gostou. Quando vc experimentar, diga-me como ficou, vou adorar saber! Obrigada por perguntar!

    ReplyDelete
  4. Oi Renata!!! Obrigada pelo recadinho. Sou mae de gemeos e eles adoram me ajudar a fazer pao (a foto deles esta' no meu blog, fazendo a casinha de gengibre). Na semana que vem vou estar de folga em casa pros feriados, entao vou tentar fazer sim. Alias adorei todas as suas receitas! Estava lendo as receitas do Eggs Benedict e nunca tinha visto fazer Hollandaise com acucar - a receita tradicional que aprendi leva vinagre, agua e peppercorns inteiros - voce ferve essa mistura, coloca lentamente sobre os ovos no double boiler (a agua nao pode encostar no fundo) e vai mexendo com o whisk ate' que engrosse - so depois e' que voce "tempera". Se quiser te passo as medidas certinho depois.

    Beijos, estou adorando seu blog, ja' virei tiete! rsrsrs

    Clau

    ReplyDelete
  5. OI!
    Renata adorei sua receita,vou tentar fazer!!
    bjs.

    ReplyDelete
  6. Oi! Renata.
    Pelas imagens parece-me fácil de preparar. Irei tentar; depois lhe conto o resultado.
    Parabéns pelo blog!
    Nice
    Bjs

    ReplyDelete
  7. Renata,tomei a liberdade de copiar sua receita.Hoje fiz,mais não tinha manteiga coloquei margarina deline,meus pães sairam pessimos!!!todo solado meio duro,sérar,causa da margarina?
    bjs fica com Deus
    jeane

    ReplyDelete
  8. Jeane, obrigada por prestigiar minha receita! Que pena que não ficou boa, não sei te dizer o que possa ter dado errado, não acredito que a margarina tenha feito isso. Você chegou a testar o fermento, ou verificou sua validade?

    ReplyDelete
  9. Renata... bem legal e mais uma vez... parabéns... estou orgulhosa em ver teus trabalhos... muito.... muito legal.... bjs... Rita De Lucena....fui....

    ReplyDelete
  10. Adorei a receita, testei hoje mesmo e deu super certo, o pao saiu uma delicia!!! parabèns!! minha filha de um ano adorou!!

    ReplyDelete
  11. Adorei a receita, testei hoje mesmo e o resultado maravilhoso!! o pao ficou uma delicia,e , minha filha de um ano aprovou!! parabèns e obrigada por compartilhar a receita!!

    Maria e familia!!

    ReplyDelete
  12. Maravilhoso!!! Fiz com recheio de calabresa e creme de queijo! Ficou deliciosa!

    ReplyDelete
  13. Fiz e amei!!! Coloquei recheio de calabresa com creme de queijo!!! Delicia!!!

    ReplyDelete
  14. Lindo seu blog, suas receitas, estou feliz que vc compartilhe conosco receitas maravilhosas como as suas! vou tentar fazer esse pão, e depois volto pra dizer o resultado. Morei 6 anos no japão é lá comprava muito o "pão tigre", saudades de lá, a culinária é DIVINA!!! Daniele

    ReplyDelete
  15. Oláaaaaaaaaaa voltei com o resultado!!! Esse pão é divino!!! fica muito macio, muito bom mesmo!!! dobrei a receita e ficou perfeito, rendeu cerca de 30 pãezinhos, sinceramente é o melhor pão de batata que eu ja comi, ja esta anotado no meu caderninho de receitas, Bjossss Daniele

    ReplyDelete
  16. Amei a receita, logo que vi fiquei com uma vontade enorme de fazer...e estão agora no forno!! Tirei fotos.. Depois eu conto o resultado!! Francine

    ReplyDelete
  17. Ficaram maravilhosos!! Da próxima vez vou dobrar a receita!! Abçs e Obrigada! Francine

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Francine, obrigada por pretigiar meu blog e esta receita. Fiquei super feliz de saber que vc gostou tanto! Adoraria ver as fotos :)

      Delete
  18. Oi Renata,
    Estarei mandando as fotos por e-mail!!
    Abçss
    Francine

    ReplyDelete
  19. Acabei de fazer estes pãezinhos e ficaram uma delícia! Obrigada pela receita :)
    Ju

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Ju!
      Fico muito feliz que vc tenha gostado da receita. Obrigada por prestigiar e por trazer o resultado :)

      Delete
  20. Olá Renata, tudo bem? Gostaria de se saber se posso trocar o fermento seco pelo biologico fresco. Obrigada, Telma.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Claro, acho até que vai ficar mais saboroso ainda! Para esta receita, use 1 tablete de 15g. Dissolvo-o em um pouquinho de açúcar da receita antes de juntakr aos ingredientes. Depois me conta como ficou!
      Obrigada pela visita!

      Delete
  21. Poxa... agora fiquei com medo de fazer, depois que uma moça disse que os dela sairam solados. Mesmo assim irei tentar! Tomara que dê certo.
    Bárbara ☺

    ReplyDelete
  22. Ficaram ótimos! Nao tenha medo de fazer. Se o meu deu certo provavelmente o seu vai dar tb. Uma pergunta: como conservar os paezinhos que sobraram? Nao sei se posso deixar de um dia pro outro cobertos por um paninho ou se vai ressecar e endurecer. Tem que guardar hermeticamente fechado?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bom que vc gostou! Fico super feliz! As sobras desse pãozinho podem ser guardadas na geladeira em um saco plástico bem fechado até o dia seguinte ou no máximo dois dias. Se pretende guardar por mais tempo, congele logo depois de esfriar completamente. Na hora de consumir, é só retirar do freezer, aguardar o descongelamento ao natural, dentro da embalagem, e depois levar ao forno por alguns minutos só para criar uma casquinha. Vai parecer que foi feito na hora!

      Delete
  23. Olá, parabéns pelo blog ! Vc é uma grande profissional. Amanhã vou fazer esse pão, tomara que dê certo, já comprei os ingredientes, passo aqui p falar sobre o resultado. Obrigada pela nobreza em compartilhar suas belíssimas receitas.

    ReplyDelete
  24. Olá, vou fazer hoje, com qual fermento fica melhor seco ou fresco? Obrigada. Só farei com o que vc já testou pois ficaram lidos !

    ReplyDelete
    Replies
    1. O modo de fazer desta receita requer o fermento biológico seco. O fresco ficaria muito bom também, mas teria que alterar a receita.

      Delete
  25. Olá essa colher de chá de fermento, vc mede naquelas colheres medidoras, ou colher normal ? É que eu tenho as medidoras e ás vezes prefiro por ser uma medida exata, porque as outras ás vezes coloca-se muito cheia e pode ser demais. Obrigada!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Uso sempre colheres medidoras padrão em todas as receitas aqui do blog.
      Colher de chá = 5ml
      Colher de sopa = 15 ml

      Delete
  26. Olá, fiquei tão triste, pois não acertei fazer esse pão de batata, ele ficou horrível, como o da menina acima, ficou meio duro, ''solado'', '' embatumado'' …
    Fiz uma receita dobrada, então coloquei os ingredientes em dobro. Fiz passo a passo conforme sua receita, mas confesso que, talvez tenha deslizado em algo que possa ter sido a causa, não sei, mas vou compartilhar com vc o que penso que pode ter atrapalhado e espero que possa me ajudar a encontar a causa, pois não me contentei, tenho que acertar da próxima vez!!! : Nº 1 : A batata eu cozinhei mais cedo, e quando fui preparar a receita a mesma já se encontrava fria será a causa ?? Nº 2 Quando comecei a misturar os ingredientes percebi que vc não falava em leite morno, então como já havia misturado o leite em temperatura embiente, resolvi dar uma aquecida na manteiga no microondas e juntei aos ingredientes, pela ordem,mas não estava muito quente, será a causa ? Nº 3 Não bati na batedeira bati com uma colher de pau e depois sovei na pedra de granito, e achei que a massa ficou boa, super macia; Fiz sem recheio, ao enrolar e colocar na assadeira, já percebi que ele deu uma'' caída '' as bolinhas não ficaram redondinhas , foram ficando tipo ''achatadas ''. Achei que a massa cresceu como deveria, dentro do forno (elétrico) no início os pães cresceram, mas depois deram uma ''murchada ''. Usei o fermento seco fleischmann dentro da validade e farinha de trigo Emegê que penso ser ''a melhorzinha''. Ai me ajuda, onde será que eu errei ? Ficaria feliz se me orientasse. Muito Obrigada!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Soraya, que chato o que aconteceu. não creio que os seus procedimentos possam ter ocasionado esse resultado. Só consigo achar que tenha sido o fermento. O fermento mesmo na validade pode estar com a embalagem violada ou algo parecido. A temperatura dos ingredientes só afetará o fermento se elevada demais. Em contrapartida, os ingredientes se não estiverem mornos, como requerido em várias receitas, apenas ocasionará uma fermentação mais lenta. O que posso sugerir é que você teste o seu fermento antes de usá-lo na receita. Para isso, dissolva-o em um pouco de água, ou o leite da receita, junto com uma colh. de chá de açúcar. Se o fermento estiver bom ele vai espumar. Espero ter ajudado. Boa sorte.

      Delete
    2. Ah... esqueci de dizer para aguardar uns 10 minutos para que o fermento reaja, ok?

      Delete
  27. Ok, Renata muito obrigada por sua atenção.Para falar a verdade, não tenho a mão muito boa para Pães, bolos e afins,as receitas que faço e que saem muito boas são pão de queijo, esfiha etc... e outras que não me lembro no momento, mas em compensação meu forte é prato principal,sei fazer de tudo um pouco, meu marido e família me elogiam , dizem que cozinho bem, mas não me manda fazer pães rsrsrs, e o pior é que eu gosto de fazer, sou atenciosa e paciente, mas não saem bons... Sinceramente não desisti, vou fazer de novo, mas desta vez vou fazer somente 1 receita e não dobrada.Sabe o que me incomodou no pão depois de assado ? A massa(por dentro) ficou com uma cor escura, não ficou branquinha igual à sua, não sei se é da farinha ou fermento, tirei umas fotos, posso mandá-las p/ vc se quiser ver um pão feio,rsrs. Em relação ao fermento vou fazer o que me aconselhou com outro pacotinho que tenho, é que tenho aqueles pacotinhos individuais de 10g cada.O que usei estava lacradinho e bem conservado em minha dispensa. última pergunta : -Eu uso na receita o mesmo fermento( mesma mistura) que testei não é isso?
    Mais uma vez muito obrigada mesmo, desculpe tanto incômodo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Soraya, não é incômodo nenhum. Pode me mandar as fotos, quem sabe eu consiga "diagnosticar" melhor rsrs mande para meu email (testado.provado.aprovado@gmail.com)
      Quanto à cor da massa, creio que possa ter sido a qualidade da farinha. Acho uma boa idéia que a sua nova tentativa seja com 1 receita.
      O fermento usado no teste (desde que aprovado), pode, e deve, ser usado na sua receita :)

      Delete
  28. Olá, te enviei o email com fotos dos meus pães feiosinhossss...
    Obrigada!!

    ReplyDelete
  29. ADOREI A RECEITA, VOU FAZER NO FINAL DE SEMANA, GOSTEI NA ORIENTAÇÃO DOS INGREDIENTES E NO PASSO A PASSO. PARABÉNS

    ReplyDelete
  30. Muito fácil de fazer e prático. Parabéns pelo blog!

    ReplyDelete
  31. Fiz hoje esses paes, Foi um sucesso. Melhor receita do mundo!

    ReplyDelete
  32. super prátca a receita, amei vou fazer em casa tbm rsrsrs

    Viviane

    ReplyDelete
  33. Ola me desculpa a perg mas qto em gramas do fermento??? Eh a primeira vez q tento fz pao e preciso de detalhes rsrs to morrendo d vontad d comer paod batata espero q de certo... Rsrs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aproximadamente 7g, o que equivale a pouco menos do que 1 envelopinho desses vendidos em supermercados.
      Espero que goste da receita!

      Delete
  34. Olá Renata, esses pãezinhos parecem ser ótimos, vou fazer final de semana. Mas queria saber primeiro qual queijo que você usa para o recheio e qual o rendimento de pãezinhos aproximadamente? Beijoo...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Katia,
      O queijo usado pra fazer o creminho do recheio pode ser qualquer um do seu gosto, que derreta bem, como por exemplo, mussarela, queijo prato, parmesão, queijo bola, etc. As vezes uso as sobrinhas que ficam na geldeira, combinando mais de um tipo de queijo.
      O rendimento é de aproximadamente 20 pãezinhos pequenos.
      Depois me conta como ficou!
      bjssss

      Delete
  35. Obrigada pela resposta Renata, Só mais uma perguntar. Se eu quiser posso dobrar a receita, pq aqui em casa 20 pãezinhos é muitooo poucooo rs...

    ReplyDelete
  36. Quando fizer conto aqui como ficou. Beijoo e obrigada por compartilhar conosco!!!

    ReplyDelete
  37. Descobri seu blog hj e fiz essa receita! Ficou maravilhoso, primeira vez q faço massa assim e ficou ótimo! Adorei!! Parabéns! Adorei o passo a passo da receita, facilita muito p quem está começando a praticar agora, como eu! rs ..... Adoreiii e beijos!

    ReplyDelete
  38. Re
    Fiz essa delícia! Por um descuido meu, utilizei um pacotinho inteiro de 10 g e ficou perfeito também...Fiz também com fermento fresco... Divino!!Obrigada!Volta logo...saudades

    ReplyDelete
  39. Olá. Achei a receita muito bacana, no entanto, vou usar fermento biológico fresco (pois já tenho em casa) e gostaria de saber:
    1)Qual a quantidade certa?
    2)E se existe alguma outra alteração na receita em razão dessa substituição.
    Obrigada!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Alessandra,
      Para esta receita, use 1 tablete de 15g. Dissolva-o em um pouquinho de açúcar da receita antes de juntar aos ingredientes. O restante pode seguir a receita.

      Delete
  40. Olá fiz a receita sem o recheio, adorei a massa é maravilhosa. Substitui a manteiga pela margarina o pão ficou ótimo.

    ReplyDelete
  41. Olá fiz a receita sem o recheio e substitui a manteiga por margarina deu super certo a massa é ótima. Testada e aprovada rs rs.
    obs: tem tanta enganação e receita ruim por ai que essa é um achado.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada por testar minha receita, fico feliz que tenha dado certo e que vc tenha gostado :o)

      Delete
  42. Meu marido fez ontem. Só que, em vez do creme de queijo, ele colocou requeijão cremoso (acho q estava com preguiça) e, em vez do presunto (ele não gosta), calabresa picadinha. Ficou muito bom, muito fofinho e parecendo uma flor com todas as bolinhas. Amei!
    Acho q é um pão bem versátil, dá pra fazer vários recheios.

    ReplyDelete
  43. ...Nossa acabei de fazer uma fornada...
    e virou uma fumaçaaaa o povo de casa aprovou...!!!

    obrigado pela receita

    ReplyDelete
  44. Querida, muito gentis suas postagens, sei que dá trabalho fazer isso! Eu fiz meu teste ontem... Ficaram saborosos, mas como estávamos famintos, não consegui deixar a massa crescer muito e tb está um frio de lascar...kkk
    Minha receita rendeu 9 pães um pouquinho menores que os que vendem em lanchonetes...
    eu fiz tudo o que podia pra dar uma ajuda, liguei o forno bem antes e coloquei a massa pra crescer em cima dele coberto, foi a salvação! kkk
    Meu creme de queijo eu fiz dentro da sua receita, com requeijão e queijo parmesao ralado, esses d pacotinho, era o que eu tinha "na hora do vamo vê", e ficou bom viu... Queria que vc me desse algumas dicas, lá vai:
    que marca de farinha vc usa? (os meus pareciam que foram feitos com farinha integral, escuros, nao gostei disso! uso dona benta mesmo)
    no caso deu usar massa mãe (fermento caseiro) no lugar do fermento, vc tem ideia de que quantidade pra substituir pelo biológico seco?
    conte pra nós que queijos vc usou no seu creme, pra eu tentar variar o meu...
    Bjs e muito obg, a receita é otima! o pao só nao ficou melhor pq o povo tava com pressa! kkk

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Mmflorzinha,
      Não lembro bem da marca da farinha mas foi Dona Benta ou Boa Sorte, que são as que uso sempre. Quanto ao queijo, costumo usar as sobrinhas que encontro na geladeira, se não me falha a memória, nesta receita em particular acho que usei queijo bola, mas você pode usar muçarela, queijo prato, minas curado, enfim, o que você preferir.
      Quanto ao fermento caseiro, só trabalhei com ele uma vez numa outra receita e não tenho experiência com as quantidades para substituição.
      Espero que na sua próxima tentativa o pãozinho fique mais ao seu agrado :o)
      Bjs e obrigada pela mensagem!

      Delete
  45. Nao precisa colocaro leite quente? Dah certo com o fermento biologico seco instantaneo sem nada quente?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, principalmente no nosso clima quente. Mas, se preferir, pode amornar o leite, sobretudo quando fizer o pão em dias mais frios. Mas atenção, nunca use ingredientes quentes, pois a alta temperatura poderá matar o fermento e seu pão não crescerá.

      Delete
  46. Bom dia, Renata!
    Experimente o pão de batata da PAGLIAS SALGADOS.
    Visite nossa loja virtual ww.paglias.com.br

    ReplyDelete
  47. Simplesmente maravilhosos esses pãezinhos.Na primeira vez fiz com batata,e hoje fiz com mandioquinha,amei.Obrigada.

    ReplyDelete
  48. pela primeira vez fiz um pao de batata, e foi a segunda vez que fiz um pao at all!
    Muito bom, fiz recheado com calabresa e requeijao!!

    Que delicia! so vou ter que dobrar, pq uma fornada só nao foi suficiente pros 5 glutoes la de casa! heuheuhe

    ReplyDelete
  49. Pelos comentários acho que o meu fermento está ruim. Fiz a massa faz mais de 1 hora e ainda não cresceu. Pelo jeito vou ter que jogar fora. Que pena! :(

    ReplyDelete
    Replies
    1. Soninha, não joga fora não! Vou te dar uma dica, embora eu ainda não tenha testado. Vamos lá....
      Guarde sua massa na geladeira, bem embrulhada em saco plástico. Pode ser até amanhã, ou depois. Enquanto isso, vc terá tempo de ir ao supermercado comprar um novo fermento e fazer uma nova massa. Aumente a quantidade de fermento e depois que a nova massa estiver um pouco sovada, junte as duas massas, sove bem, e deixe descansar. Ah... não esqueça de tirar a primeira massa da geladeira 1 hora antes de juntar à nova, pois deverá estar em temperatura ambiente. Tenho quase certeza que vc salva seu pão!
      Boa sorte!

      Delete
  50. Oba! Renata, obrigada pela dica. Vou fazer isso sim. Beijos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Denada! Se puder passar pra contar o resultado, vou adorar saber.... e aprender!
      Bjsss

      Delete
  51. hummmmm...que delícia!!! Tô salivando!!!!Vou fazer hoje :))
    Obrigada!!! :*

    ReplyDelete
  52. Muito bom seu pão de batata!!! Ficou bom até sem deixar crescer a massa. Obrigada. Um abraço e esteja sempre com Deus. Deus lhe pague e lhe abençoe sempre.

    ReplyDelete
  53. Bom dia, faço pizzas com massa de batata e a minha receita é muito parecida com a sua. Gostaria de saber como faço para congelar pois gostaria de revender.

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...