Saturday

QUICHE DE SALMÃO DEFUMADO

23 Abr 2011

Read in ENGLISH


Meu marido me presenteou com um livro de culinária chamado "365 Main Courses - A Deliciously Different Dish For Every Day of the Year - by Jenny Fleetwood" (365 Pratos Principais - Um prato diferente e delicioso para cada dia do ano) - por Jenny Fleetwood. Não que eu tenha a pretensão de usá-lo todos os dias, mas eu bem que gostaria! O livro é uma coleção de fotos maravilhosamente deliciosas com receitas passo a passo.

Minha primeira experiência foi o Quiche de Salmão Defumado que é feito com uma massa que leva batata. Eu nuca havia usado batata em massas desse tipo, mas achei interessante. E olha.... é de derreter na boca, como promete a receita do livro. Perfeita! Adorei. Vale a pena experimentar.


Fiz quiches individuais em forminhas de cerâmica de 12 cm de diâmetro. Esta receita rende 8 destas. Ou então, você poderá optar por um quiche grande que serve de 6 a 8 pessoas.


QUICHE DE SALMÃO DEFUMADO
(adaptado do livro "365 Main Courses")

Massa com Batatas

115g de batata farinhenta
225g de farinha de trigo peneirada
115g de manteiga gelada, em cubinhos
1/2 ovo batido (guarde a outra metade para o recheio)


Descasque e pique a bata em quadradinhos e cozinhe no vapor até amaciar. Amasse e deixe esfriar completamente. ( usei 1 batata  grande e pesei após cozida e espremida)

Peneire a farinha em uma tigela grande e incorpore a manteiga, usando as pontas dos dedos, até ficar como uma farofa. Reserve.

Bata um ovo inteiro até ficar bem misturado e, usando um copo de medidas, separe a metade do ovo. Guarde a outra metade para o recheio.

Junte a batata amassada e o ovo à mistura de farinha e manteiga. Misture com as mãos até formar uma bola, não sove. Se ficar muito seca, adicione 1 colher de chá de água gelada de cada vez, até conseguir a textura macia.

Abra a massa em uma mesa levemente enfarinhada e forre uma forma de quiche de 23 cm de diâmetro, ou divida a massa em 8 porções iguais e abra separadamente para forrar forminhas individuais (usei forminhas rasas de 12 cm de diâmetro). Leve à geladeira por 1 hora.

Recheio

300g de salmão defumado picado
5 ovos + 1/2 ovo (que sobrou da massa)
150ml de leite
300ml de creme de leite fresco
2 colheres de chá de endro seco (ou 2 a 3 colheres de sopa de endro fresco)
2 colheres de sopa de alcaparras picadas
sal e pimenta do reino preta a gosto

Pré-aqueça o forno a 200°C. Coloque um tabuleiro para aquecer junto. Neste tabuleiro deve caber a forma de quiche ou as forminhas individuais.

Bata os ovos, o leite e o creme de leite juntos, junte o endro e as alcaparras e tempere com pimenta a gosto. Se necessário, adicione sal.

Junte o salmão e misture.

Tire a massa da geladeira e fure a base com um garfo. Despeje o recheio sobre a massa.

Asse no forno pré-aquecido, sobre o tabuleiro também quente, por 35 a 45 minutos ou até que o recheio esteja firme e a massa corada.

Sirva morno acompanhado de salada verde.



6 comments:

  1. OI, Re,

    Que delíííciaaa! E a massa com batatas ficou com um aspecto de massa folhada, rsrs. As fotos ficaram maravilhosas, vou levar esta receita!

    Um beijo e bom fim de semana.

    ReplyDelete
  2. Ficaram com um aspecto fantástico!

    Boa Páscoa.

    Beijos.

    ReplyDelete
  3. Renata, que maravilha!!!Deve ser realmente deliciosa...Agora, por favor quero conhecer as outras 364 receitas deliciosas hein?!?beijkas

    ReplyDelete
  4. que é essa quiche!!! hummmmmmmmmmmmmmmmm
    que diferente ser feita com batata! vou ter q fazer pra ver como que é!
    Beijos!

    ReplyDelete
  5. Ai tia, adoro suas receitas com batata! Quando testar te conto!
    bjos

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...