Monday

BIBIMBAP & ADEUS CORÉIA

02 Jul 2012

Read in ENGLISH



Primeiramente, eu gostaria de me desculpar pela ausência, tanto aqui no blog quanto nas visitas aos blogs amigos. Estou em fase de readaptação no Brasil depois de alguns anos fora, e alguns acontecimentos (felizes) na família me mantiveram afastada da blogosfera. Ainda assim, tenho espiado de longe as novidades dos meus blogs prediletos ainda que não tenha dado tempo de ler na íntegra ou deixar comentários. Pretendia, ainda assim, postar uma coisinha aqui, outra ali, no meio do "fogo cruzado" mas infelizmente não consegui. Os tempos de calmaria, no entanto, voltaram e finalmente consegui retornar. Agradeço de coração a todos pela compreensão e pelo carinho depositados nos comentários deixados aqui, mesmo na minha ausência. 

Onde foi mesmo que parei?........ ah.... eu ia dizendo......

Me despeço da Coréia mas trago comigo as lembranças dessa terra. Uma experiência e tanto! Um povo muito diferente de nós, uma cultura interessante e muitas vezes inusitada. Aprendi a apreciar a culinária Coreana embora cinco anos não tenham sido suficientes para acostumar com tudo. Um dos pratos que realmente vai deixar saudades é o Bibimbap. Aliás, não vai deixar saudades não, pois pretendo continuar apreciando esta iguaria aqui no Brasil. Para isso, comprei as panelinhas individuais de pedra onde é feito um dos muitos tipos diferentes de Bibimbap existentes, e meu preferido. O Bibimbap chega à mesa estalando (literalmente) de tão quente, você come a comida pelando da primeira colherada até o último grão de arroz e no final ainda aprecia uma casquinha crocante de arroz que fica no fundo.

Bom, antes de continuar, para os que não conhecem, Bibimbap é um prato tipicamente Coreano, que facilmente cai no gosto dos estrangeiros que vivem lá, já que muitos tem dificuldade de se adaptar à culinária típica. É um prato a base de arroz e legumes, com muitas variações.

Os diferentes tipos de Bibimbap incluem versões com carne, sem carne, com ovo, sem ovo, frio, quente, ou estalando de tão quente, vegetais dos mais variados em quantidade e tipos, dependendo da época, e ainda, versões com frutos do mar.

O meu favorito chama-se "Dolsot Bibimbap", que é esta versão servida em panela de pedra, que chega à mesa ainda frigindo, fritando o arroz do fundo em uma pincelada de óleo de gergelim, que exala um cheirinho delicioso! É servido com um ovo (ou só a gema) crú, que cozinha com o calor da panela de pedra. Além de tudo, para os apreciadores da comida bem quente do começo ao fim, esta eu garanto que não esfria, mesmo se você for uma pessoa lenta para comer. Diga-se de passagem, nem dá para comer esta versão com pressa, senão queima a língua :o)

Só para matar a curiosidade:

BAP = arroz

BIBIM = misturado

DOLSOT = panela de pedra


O bibimbap chega à mesa todo arrumadinho e colorido. Os vegetais são arrumados sobre uma "cama" de arroz, todos cortados em tirinhas, e cores semelhantes são posicionadas em lados opostos, balanceando o visual. No centro é colocada a carne e/ou ovo. Quando o Bibimbap é servido na panela de pedra, o ovo vem cru, já que ele cozinha facilmente com o calor do recipiente. Já outros tipos de bibimbap que são servidos em cumbucas que nao vem aquecidas, muitas vezes contem um ovo estrelado no centro. O ovo também pode ser levemente batido e frito como uma panqueca e depois cortado em tirinhas, como os legumes, e arrumado ao redor do prato. Quando eu assisti uma aula de culinária na Coréia para aprender a fazer Bibimbap, a instrutora ensinou a fazer o ovo deste jeito, mas ela ainda se dava ao trabalho de separar claras e gemas, para fazer fritadinhas de duas cores (branca e amarela) para dar mais colorido ainda ao prato. Vivendo e aprendendo....

Na hora de comer, adivinhem só.... Tudo aquilo que foi arrumadinho dentro da vasilha é misturado com uma colher. Aliás, para quem não sabe, na Coréia o arroz é tipicamente degustado com colher, e não com palitinhos! Acrescenta-se um molho de pimenta bem cremoso e temperado, em quantidades ao gosto do freguês, que vai temperar o "mexidinho".

Acho que já mencionei aqui, e muitos já sabem, que a comida coreana é muito apimentada. Quando a gente mora lá, vai gradativamente aumentando a quantidade de pimenta que se tolera, e quando se dá conta, já está com parâmetros completamente diferentes no quesito "ardume tolerável". Mas a pimenta de lá não é uma conserva vinagrada, é polpa de pimenta, é muito saborosa e não só ardida. E é essa pimenta que vai "temperar" seu Bibimbap, portanto, se você não tem nenhuma tolerancia à pimenta, provavelmente não vai apreciá-lo, já que o arroz e os legumes são pouco ou nada temperados. Mas se você gosta de uma pimenta.... acho que vai gostar!

Este Bibimbap que apresento aqui foi uma adaptação da Aeri's Kitchen.

Prepare uma pequena porção de cada ingrediente, dependendo de quantas porções desejar.


Comece marinando a carne:

1/2 xíc. de carne moída (eu usei de porco mas pode ser de boi)
1 colh. de chá de molho de soja (shoyu)
1 colh. de chá de açúcar
1 colh. de chá de vinagre
1 colh. de chá de óleo de gergelim
2 dentes de alho
1 pitada de sal e pimenta

Misture tudo e reserve enquanto prepara os vegetais. Depois que refogar os vegetais, use a mesma frigideira para refogar a carne até que esteja cozida.

Um dos ingredientes característicos do Bibimbap é o GOSARI, que nada mais é do que o broto da samambaia mais comum que existe, aquela que a gente encontra em qualquer mato. Porém, esta planta, in natura, é muito tóxica, portanto os orientais a processam de alguma forma que a torna comestível e ela fica com esta aparência:


Aqui no Brasil não acho provável que se encontre este ingrediente, mas não vai alterar em nada o seu Bibimbap se você não usá-lo. Eu mesma, só usei uma vez pois andei lendo que algumas pesquisas apontam este vegetal como um dos prováveis causadores de um tipo de câncer entre os orientais. Não vou fazer nenhum esforço para encontrá-lo! Maiores informações AQUI.

Para medir os vegetais, use como base, 1/2 xícara de cada um. Estas quantidades vão render 3 a 4  porções individuais. Todos os vegetais são cortados em tirinhas bem finas.
  
broto de feijão: 
ferva um pouco de água e mergulhe os brotos. Assim que levantar fervura novamente, escorra e coloque em uma vasilha com água bem gelada para interromper o cozimento. Escorra novamente e tempere com uma pitada de sal e 1/2 colher de chá de óleo de gergelim.

cebola, cenoura, abobrinha e cebolinha: 
refogue muito rapidamente, um de cada vez, em uma frigideira levemente untada com óleo de gergelim. Junte uma pitadinha de sal. Reserve separadamente.

Kimchi: 
picar o Kimchi já pronto e refogar rapidamente. A receita de Kimchi você encontra AQUI.

Alga desidratada (Nori): 
Corte em tirinhas com o auxílio de uma tesoura de cozinha.


Alface e pepino Japonês: 
São usados crus, cortados em tirinhas finas.

Os vegetais podem ser variados a vontade de acordo com a oferta da época ou das suas preferências. Procure usar uma combinação colorida, o que faz com que seu prato fique mais saudável ainda :o) Para os vegetarianos, a carne pode ser omitida ou substituída por tofu grelhado e cortado em tirinhas.

Ovos: 
Em regra geral, se o Bibimbap não for servido em panela de pedra, o ovo deve ser estrelado ou então frito em forma de panquecas e cortados em tirinhas. Se estrelado, entra por último na montagem do prato, bem no centro. Se feito em forma de panquecas, basta bater ligeiramente os ovos com uma pitada de sal.


Depois, aqueça uma frigideira antiaderente e espalhe o ovo batido. Cozinhe em fogo moderado somente até secar. Retire e espere amornar.


Depois, corte em tirinhas.


Para o Dolsot Bibimbap (na panela de pedra), coloque o ovo (ou só a gema) cru no meio do prato ja montado. O calor da pedra vai cuidar de cozinhá-lo. Já experimentei com a clara e sem a clara, preferi sem. 

Molho de Pimenta:
3 colheres de sopa de pasta de pimenta (Coreana). 
Veja um exemplo aqui (não tenho vínculo comercial com este site)
1/2 colh. de chá de molho de soja (shoyu)
1/2 colh. de chá de vinagre
1 colh. de chá de açúcar
1 colh. de chá de óleo de gergelim
1 colh. de chá de sementes de gergelim
1 dente de alho bem amassado.

Misturar tudo e reservar. Este molho é servido à parte.


Arroz:
O arroz usado neste prato é do tipo oriental, cozido sem tempero. Leia mais AQUI. Você vai precisar de 1 xícara de arroz já cozido para cada porção.

Montagem:
Pincele um pouco de óleo de gergelim no fundo e lados de uma panela de pedra. Creio que nossas panelas de barro (aquelas que podem ir direto ao fogo, vendidas nas estradas) servirão muito bem para fazer este prato. Vou experimentar na primeira oportunidade.


Faça uma "cama" de arroz no fundo.


Arrume pequenas porções de cada ingrediente, lado a lado, em toda volta, tomando o cuidado de colocar cores semelhantes em lados opostos. A carne pode ir no centro ou ao lado dos vegetais. Por fim, deite uma gema de ovo crua no centro, com cuidado para não estourar.

Leve a panela ao fogo médio. Em aproximadamente 5 minutos, ela vai começar a frigir. Deixe no fogo por mais uns 10 minutos. Dependendo do seu fogão, este tempo poderá ser maior ou menor. Portanto, atenção para não queimar!

Sirva apoiado em protetores para não queimar sua toalha nem sua mesa. Manuseie com cuidado! Comprei este "alicate" próprio para pegar estas panelinhas, mas uma luva bem grossa faz as vezes.



Para saborear, coloque uma colherada do molho de pimenta (a gosto) e misture tudo com uma colher. Coma direto da panelinha.

Atenção: 
A manutenção desta panela de pedra inclui a não utilização de nenhum tipo de sabão, pois ela é porosa. Siga as instruções do fabricante.


15 comments:

  1. Hey Xará!

    Que bom ter você de volta!

    E com este post tão fantástico, bárbaro mesmo! Mais uma que eu não conhecia, adorei!

    Seja bem vinda minha amiga
    Grande abraço!

    ReplyDelete
  2. Parabéns Renata! Pelos acontecimentos felizes e pela volta ao Blog!
    Beijos!

    ReplyDelete
  3. GOSTEI DA SUA SUGESTÃO ,NUNCA COMI MAS TENHO A CERTEZA QUE IA ADORAR.
    ADOREI A PANELA..
    BJ

    ReplyDelete
  4. Seu blog realmente é maravilhoso, espero que vc publique mais receitas para gente,tá? As minhas duas últimas receitas que coloquei no meu blog saíram do seu,que foi a sobremesa de banana, que é uma maravilhaaaaaaaaa,todos amaram, e a outra foi a torta de maçã(na maçã)igualmente deliciosa!!!!!! SUAS RECEITAS SAO DIVINAS!!!!!! ABAIXO EU DEIXO O LINK DAS DUAS RECEITINHAS SUAS QUE EU POSTEI NO MEU BLOG:
    http://desdeminhajanela.blogspot.de/2012/07/sobremesa-de-banana.html
    http://desdeminhajanela.blogspot.de/2012/07/uma-receita-linda-de-se-ver-e-deliciosa.html

    ReplyDelete
  5. Renata, que alegria ter notícias suas e tê-la de volta a blogosfera! Seja muito bem vinda! Esse bibimbap está perfeito, pra coreano nenhum botar defeito! Só de lembrar da crostinha de arroz que fica no fundo já fico salivando aqui! Saudades desse prato que vc, danada, vai continuar a preparar em terras brasileiras! Bjss

    ReplyDelete
  6. Rê, que coisa boa você de volta em terras brasileiras!!! E em nos nossos blogs também. Como sempre, minha amiga, que post impecável!!!! Que cuidado delicioso você tem com os detalhes! De fato, quando a gente mora fora do país trazemos um pouquinho da cultura, do modo de pensar e da culinária, não tem preço.
    Seja muito bem-vinda mais uma vez e um beijo grande no seu coração!
    Fabiola

    ReplyDelete
  7. Oi, Re,

    Bem vinda de volta, que bom reencontrar você aqui! rsrs. E já volta com uma
    senhora aula deste arroz coreano, que lembra vagamente o arroz chinês com ovo, né?
    Eu tenho uma panelinha de pedra, portanto, vou examinar bem a possibilidade de reproduzir aqui esta receita, thanks! rsrs.

    Beijo e boa tarde!

    ReplyDelete
  8. Tia, não consegui ler o post inteiro agora pq to com muiiita pressa, mas queria dizer que é bom demais ter vc de volta no blog e no Brasil, apesar de a gente não conseguir se ver tanto quanto eu gostaria! Beijao

    ReplyDelete
  9. Renata querida, seja muito bem vinda a blogsfera, estava sentindo saudades de vc e de suas deliciosas receitas. Que bom que vc está bem, e feliz, e voce voltou com tudo e mais um pouco. Não conhecia esse prato mas pelo relato e a forma como é feito tenho certeza que vou adorar. Amo legumes, arroz, e comida pelando de quente, ah! e pimenta, adoro!! Vou tentar fazer, não sei se ficará igual a sua que está linda e perfeita, mas com certeza vou experimentar. Adorei. E achei super curioso o fato dos coreanos comerem com colher o arroz e não com palitinhos hehe. Bjs grandes e um excelente final de semana

    ReplyDelete
  10. Renata querida!
    Que delícia te"ver" de novo. Já disse antes, mas reitero nossas boas vindas ao Brasil.
    Parabéns pelos acontecimentos felizes.
    E que aula de Coréia, heim? Fiquei babando em cada explicação minuciosa. Acho que panelas de pedra no Brasil não é problema, pois em Minas tem bastante. Eu certamente vou amar pratos coreanos como o Bibimbap, pois picantes são a minha praia. Com a mistura do óleo de gergelim..hummm, tô salivando aqui.
    Beijinhos e ótima semana!

    ReplyDelete
  11. Oi, Re,

    Vim agradecer as palavras de apoio, com relação à minha perda recente. Saiba que elas aliviaram um pouco a minha dor, viu? Obrigada!

    Beijo e boa noite, querida!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Renata,
      Bom Vê-la aqui novamente.Sucesso no seu retorno!
      É bom experimentar essas comidas tão diferentes das nossas , mas tão saborosas!
      Bj,
      Lylia

      Delete
  12. Olá,

    Vim visitar o teu cantinho e gostei muito de tudo o que vi por aqui.

    Claro está que me tornei seguidora do teu blogue.

    Beijinhos
    http://cozinhacompaixao.blogspot.pt

    ReplyDelete
  13. Adorei os eu blog!Vou continuar a vir aqui!muito bom...obrigada.Sou de Portugal e tenho tb um blog se quiser visitar é :http://ana-coisasdecozinha.blogspot.pt/.
    Até à próxima

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...