Thursday

BOEUF BOURGUIGNON - Desafio Daring Cooks - Maio/2012

09 Ago 2012

Read in ENGLISH


Os últimos meses foram devagar, quase parando por aqui mas minha cozinha não estava de todo parada. Tenho algumas receitas fotografadas, só esperando para serem publicadas, inclusive alguns desafios Daring Kitchen dos quais participei mas não publiquei. É o caso deste Boeuf Bourguignon.



Este desafio foi comandado por minha amiga Fabi, lá da Espanha, que tem o delicioso blog Fab's Food. Eu estava meio enrolada, nem ia participar do desafio, mas não pude deixar de prestigiá-la, nem deixar passar esta receita maravilhosa que ela escolheu, de autoria da Julia Child.

Há quase 3 anos atrás, quando comecei este blog, publiquei meus primeiros posts, timidamente, e logo chegou a época de voltar ao Brasil para as festas de final de ano. No avião, eu procurava um filme para assistir, quando vi que tinha um com a atriz que adoro, a Meryl Streep. O filme era Julie & Julia. Naquela ocasião eu nem sabia quem era Julia Child, mas adorei o filme, principalmente porque a Julie (personagem interpretada pela Amy Adams) também iniciava um blog de receitas, e eu logo me identifiquei.

A Julia Child era uma mulher americana que morou na França e lá aprendeu a culinária francesa na renomada escola Le Cordon Bleu. Depois, passou a ensinar essa culinária para o público americano, e até hoje, mesmo depois de sua morte em 2004, suas receitas se repetem sem parar pela blogosfera gastronômica mundial. Foi o caso deste desafio na Daring Kitchen, onde a Fabi escolheu uma das receitas mais populares da Julia, o Bouef Borguinon.

Alguns dias antes de preparar a receita, fiz um caldo de carne caseiro (um dos ingredientes necessários) que é um espetáculo e muito nutritivo lá do blog da Pat, o Crianças na Cozinha. Valeu todo tempo gasto até o resultado final, que foi muito elogiado por todos que provaram.


A receita original e as diretrizes desse desafio podem ser encontradas (em inglês) em THE DARING KITCHEN e também na cozinha da Fabi (em espanhol) FAB'S FOOD. A anfitriã fornece, ainda, uma versão vegetariana da receita.

BOEUF BOURGUIGNON
Rende 6 porções

Ingredientes:

200g de bacon em pedaço inteiro com a pele
Azeite
1 1/2 kg de carne para ensopados (usei músculo) cortados em cubos de 5cm
1 colh. de chá de sal
1/2 colh. de chá de pimenta do reino moída
3 colh. de sopa de farinha de trigo
3 xíc. de vinho tinto (usei Cabernet Sauvignon)
1 cenoura cortada em rodelas grossas
1 cebola em fatias
1 1/2 a 2  xíc. de caldo de carne (usei caseiro, receita DAQUI)
1 colh. de sopa de extrato de tomate
2 dentes de alho
1/2 colh. de chá de folhas de tomilho fresco
1 folha de louro
a pele retirada do bacon (aferventada)
18 a 24 cebolinhas descascadas, inteiras
1/2 kg de cogumelos frescos (usei o Paris)
galhinhos de salsa para servir
3 colh. de sopa de manteiga e mais caldo de carne para as cebolinhas e os cogumelos.


Modo de fazer:

Retire a pele do bacon e afervente-a. Reserve.

Corte o bacon em cubos ou palitos e afervente por 10 minutos (eu pulei esta etapa já que comprei um bacon com pouca gordura).

Acenda o forno (230°C)

Numa frigideira grande, doure o bacon. Retire o bacon e doure a carne na mesma frigideira, poucos pedaços de cada vez, para não criar água.

Retire a carne, e na mesma frigideira refogue a cebola e a cenoura. Volte o bacon e a carne reservados para a frigideira junto com a cebola e cenoura. 

Tempere com sal e pimenta do reino. Junte a farinha e revolva para que todos os pedaços fiquem bem envolvidos.

Passe para um refratário (caso a sua frigideira não possua cabo de metal) e leve ao forno (que já deverá estar bem quente) por alguns minutos para corar mais um pouco (cerca de 5 minutos).

Enquanto isso, aqueça o caldo de carne, junte o vinho, o extrato de tomate, o alho amassado, o tomilho, o louro e a pele do bacon aferventada que estava reservada.

Retire a carne e legumes do forno e junte ao caldo. Se necessário, junte um pouco do caldo ao fundo do refratário para "lavar" as crostinhas que tenham ficado e junte também ao caldo.

Quando levantar fervura, baixe bem o fogo para que tudo cozinhe muito lentamente por 3 a 4 horas. (A receita original faz este processo no forno numa caçarola de ferro, mas eu fiz no fogão).

Para caramelizar as cebola, derreta 1 colh. de sopa de manteiga numa frigideira e doure-as por igual. Junte caldo de carne até quase cobri-las e ferva em fogo baixo até quase secarem. Elas devem ficar cozidas, porém manter sua forma. Reserve.

Para os cogumelos, derreta 2 colh. de sopa de manteiga numa frigideira grande e salteie em fogo forte até que estejam corados. Reserve.

Quando a carne estiver bem macia (não deixe que ela desmanche como aconteceu com a minha!), retire-a do molho com uma escumadeira e passe para o prato de servir. Disponha as cebolinhas e os cogumelos junto com a carne.

Verifique o molho que ficou na panela, ele deverá estar encorpado. Caso esteja muito ralo, ferva mais um pouco para evaporar o excesso de água. Se estiver muito grosso, junte mais caldo de carne ou água.

Retire o excesso de gordura da superfície do caldo e despeje no prato com as carnes e legumes.

Sirva com purê de batatas ou arroz branco.


17 comments:

  1. Oi, Re,

    O Boeuf Bourguignon é um prato sofisticado e saborosíssimo, que no entanton, parece caseiro e esta deve ser a razão de ele ter tantos fãs, rsrs.
    Eu adoro e o seu ficou muito bonito! Agora vou examinar esta receita, para ver se tem alguma diferença com relação à que eu faço, rsrs.

    Beijo e bom fim de semana.

    ReplyDelete
  2. Sua participações nestes desafios são de tirar o chapéu.
    Pode acreditar que salivei com essa foto. Mais fácil comer do que pronunciar o nome, não?
    Parabéns mais uma vez!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  3. Renata
    Mas esse prato ficou de lamber os beiços rsrsrss...Esse molhinho ficou um espetáculo, pra se comer beem devagarinho, sentindo bem o sabor.
    Mais uma de suas delícias!!beijão

    ReplyDelete
  4. Delicious. You make everything perfect.

    ReplyDelete
  5. Oi Renata, seu prato me deixou sem palavras, mas com muita água na boca.Dizer mais o quê.Bom final de semana.Beijos.

    ReplyDelete
  6. Querida Renata,
    belíssima participação, este prato ficou perfeito!
    Todas suas receitas são de tirar o chapéu, as fotos
    são perfeitas, fico de boca aberta com tanta beleza!

    Tenha um final de semana abençoado junto a sua família!
    Um grande beijo,
    Andréa

    ReplyDelete
  7. Gente que prato lindo..
    Olha que estou aqui babando..
    Ficou perfeito..
    Parabéns!!
    Um mega beijo e um domingo mais que lindo..
    Sheila

    ReplyDelete
  8. Okay, I can't see the post in English but I am swooning over the pictures of this fabulous, rich bourgignon! And the caramelized onions? Fabulous! I've never yet made Julia's boeuf bourgignon but now I have to!

    ReplyDelete
  9. Tia, que delicia! Amo esse prato! E sua apresentação tá linda com aquele purê de bico pitanga, amei!
    bjos

    ReplyDelete
  10. Oi Renata,
    Bom vê-la de volta com suas deliciosas receitas.
    Eu também adorei assisitr Julie and Julia, mas gostei mais ainda de ler o livro," My life in France", onde Julia Child conta sua experiência na França.
    Bj e ótima semana,
    Lylia

    ReplyDelete
  11. Hey minha Xará!

    Tem tempo...dei uma sumida, andando por aí...mas tô de volta...saudades disso tudo aqui...rsss

    As meninas aí de cima já disseram tudo...seu prato está simplesmente magnifique!!!

    Grande abraço,

    ReplyDelete
  12. Que apaixonante é o filme,né Renata?
    Agora essa receita é perfeita!
    Um molho bem suculento,as cebolinha douradinhas, ai meu DEUS!
    Dá pra imaginar até o cheiro bom no ar. Rsrs
    Bjinhos minha querida. Re

    ReplyDelete
  13. Querida Renata, adoro essa prato, acho tão requintado e delicioso. Vc como sempre dá um show em sua receitas, tudo que faz, faz muito bem. Adorei a receita, nunca fiz,vou tentar qualquer dia colocar em prática em minha cozinha pois de fato é um prato a se repetir. Ficou um visual lindissimo. Adorei o filme também. Bjocas ótima semana

    ReplyDelete
  14. A morte do meu pai tem sido muito dolorosa, estou com dificuldade em recompor-me, mas a vida tem de continuar, e vou fazer por isso se DEUS quiser. Tenho passado por aqui embora se deixar rasto, mas não passo sem vos visitar, sinto saudades de ver as maravilhas que faz.

    Bjs

    ReplyDelete
  15. Oi Renata, o filme é encantador, qdo assisti tbm não conhecia a Julia (olha a intimidade,rs)e saí do cinema querendo cozinhar e não me esqueço de uma frase dela..."nunca se desculpe por uma receita", acho o máximo!Na semana passada uma amiga ganhou de aniversário as 2 edições dela e de cara preparou o boeuf bourguignon, com um vinho próprio trazido da França...não estava presente, mas ela disse que o resultado é divino!
    O seu boeuf está com um aspecto maravilhoso, muito convidativo e não tenho dúvidas que como tudo que sai da sua cozinha, está delicioso!
    Uma linda semana para vc!!

    ReplyDelete
  16. Vim dar uma passeadinha e amei seu blog! Vou conferir tudo! Beijos! :)
    E esse boeuf tá muito muito apetitoso! Deu fome!

    www.brisandonacozinha.com

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...