Friday

CHUSEOK (추석) 2012

28 Set 2012


Este é o sexto Chuseok (추석) que passamos aqui na Coréia. Será também o último (pelo menos nesta temporada, já que a gente nunca sabe o dia de amanhã!). Já falei sobre este importante feriado da Coréia aqui no blog, mas repito para quem está chegando agora. Chuseok é equivalente ao Thanksgiving (Ação de Graças nos Estados Unidos). Nesta ocasião, as famílias se reúnem para dar graças aos seus ancestrais pela abundancia nas colheitas. A data é móvel, pois baseia-se em ciclos lunares e sempre acontece em dia de lua cheia. No calendário lunar é o 15° dia do 8° mês. Este ano cai no dia 30 de setembro do nosso calendário e o feriado sempre se estende um dia antes e um dia depois, ou seja, de 29 de setembro a 1° de outubro de 2012.


As festividades são fartas em comidas típicas coreanas e há troca de presentes, geralmente envolvendo algum tipo de alimento. Todos os anos trocamos presentes como caixas de frutas, sobretudo maçãs e peras asiáticas, docinhos típicos, entre outras coisas. No ano passado aprendi a fazer um dos docinhos típicos (e meu predileto) chamado Yakgwa que publiquei com a receita. Uma delícia.


Já este ano, preferi mostrar um dos presentes que ganhamos que foi uma caixa com vários bolinhos em cinco variedades. Eles possuem um docinho por dentro, que me parece ser à base de castanhas (do tipo portuguesa), que é bem farta e gorducha por aqui. Esses bolinhos não são muito doces e são bem diferentes dos doces ocidentais, mas já caíram no meu gosto! Sem falar no capricho em que são elaborados e embalados. Um colírio para os olhos!
  

Hoje, então, não tem receita. Estou de folga na cozinha para curtir o feriadão.

Happy Chuseok para todos!



15 comments:

  1. Oi, Re,

    Happy Chuseok! Pela descrição acho que este docinho também cairia no meu gosto! rsrs. São tão lindinhos e - talvez também por isso - me lembraram os mooncakes.
    Ah, sabe que tão logo comentei no post sobre a empanada me lembrei que já as fiz? rsrs. Pois é, inclusive tem uma de frango, cuja receita foi postada num blog que já não existe, que fiz várias vezes porque o povo aqui gostou muito.

    Bom feriado e boa semana, querida!

    ReplyDelete
  2. Happy Chuseok Renata
    I love learning about the traditions and celebrations of different nations
    and I love the presentation and packaging of those cookies

    ReplyDelete
  3. Nice to know about korean Thanksgiving Renata, your clicks are beautiful.

    ReplyDelete
  4. De folga da cozinha e com essa caixa linda e deliciosa cheia de docinhos! Divirta-se!Happy Chuseok para vc também...beijinhos

    ReplyDelete
  5. Que lindos adorei,bom final de semana beijos

    ReplyDelete
  6. Renata,
    feliz feriado e aproveita com estas delícias!

    Fica com as bençãos de Deus!
    Beijinhos ♥

    ReplyDelete
  7. Que delícia é essa? Ah...eu quero provar hehehheh bjus

    ReplyDelete
  8. Oi Renata, bom feriado pra você.Essa caixa de docinhos é linda.Dá até dó de comer.Amei.
    Beijos querida e aproveite bastante a comilança, já que essa data só se comemora uma vez por ano, rsrs.Beijos querida e tudo de bom.

    ReplyDelete
  9. Bom feriado para ti! E que lindos os bolinhos, Estamos mesmo na época das castanhas tb na Europa!
    Para a próxima queremos a receita tb!
    bjs
    Ana

    ReplyDelete
  10. Happy Chuseok! Hope you are having a good holiday. These sweets look so pretty and delicious! I love chestnuts - today I ate my first roasted chestnuts this season!

    ReplyDelete
  11. Happy Chuseok para você também Xará!

    Os docinhos são mesmo lindos, e agradecer pelas boas coisas da vida e trocar energias faz muito bem pra todo mundo,

    portanto aproveite bem seus dias de feriado,

    grande abraço,

    ReplyDelete
  12. Que mimosos esses docinhos Re, tão lindos e tão bem decorados! Devem ser de fato deliciosos, nem muito doces, bem ao meu gosto. Acho lindo essas tradições. São tantos países e cada um tem sua tradição pra unir a familia e brindar o amor que temos pelos nossos familiares. Adorei Re. Happy Chuseok! Beijinhos

    ReplyDelete
  13. Que lindos esses docinhos, Renata, adorei, não conhecia !!!
    Parecem até para decorar e não para comer ! :-)

    Beijinhos

    ReplyDelete
  14. Happy Chuseok Renata, the sweets look so delicious, they would be a fave of mine too!

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...