Friday

PÃO DOCE COM MAÇÃS, TÂMARAS, RUM E ESPECIARIAS

16 Nov 2012



Ainda na corrida pelo aproveitamento do que ainda tenho na despensa antes de ir embora de vez da Coréia, encontrei uma receita de pão que, surpreendentemente, usava vários dos ingredientes que eu tinha e que são daqueles que não se usa todo dia (pelo menos na minha cozinha), como pinolis, tâmaras e meu rum com infusão de especiarias. Pois esta receita reúne tudo isso!


A receita a que me refiro veio lá do Wayward Oven da minha amiga Jane. Ela coleciona receitas super diferentes e eu já tenho várias na minha lista de desejos :o)  O pão chama-se Pignola por serem os pinolis o seu principal ingrediente. Pinolis são as pequenas sementes do pinheiro Pinus Pinea. Não são muito comuns na nossa culinária portanto, se você ainda não conhece, veja AQUI maiores detalhes com fotos.


Fui eu separar meus ingredientes para fazer a Pignola, mas quando abri meu pacotinho de pinolis, minha frustração foi imensa ao perceber que não estavam bons. A embalagem, por incrível que pareça, não tinha data de validade mas a julgar pelo aspecto, já não tão clarinho como deveria ser e pelo odor rançoso, não me restou nada a não ser descartá-los :o( E lá se foi o ingrediente que dava nome ao pão. Cheguei a guardar tudo e desistir de fazer, mas já tinha deixado as tâmaras de molho desde o dia anterior no rum especialmente para fazer este pão. Resolvi então ir em frente com a receita, mas transformei-o em um pão com maçãs e claro, tive que mudar seu nome. Certamente vou voltar à receita original quando não estiver mais na "neura" de esvaziar a despensa.


O resultado foi esta trança com massa de Pignola, sem os pignolis (rsrs), recheado com maçã e canela e fartamente polvilhado com finas lâminas de amêndoas. A massa não leva açúcar, somente o doce das tâmaras que são suficientes para resultar em um pão adocicado e perfumado pelas especiarias do meu rum. As maçãs do recheio, combinaram perfeitamente com o conjunto, já que substituí parte da manteiga da receita original por Applesauce do qual falo AQUI. Um resultado delicioso!

E como tudo que é bom nós temos muita vontade de compartilhar, vou levando esse delicioso pão para o Pic-nic da Léia. Passe lá no Receitas Culinárias para juntar-se a nós no próximo domingo. Encontro vocês lá!

PÃO DOCE COM MAÇÃS, TÂMARAS, RUM E ESPECIARIAS
(adaptado DAQUI)

Massa:

100g de tâmaras (descaroçadas e picadas)
3 colheres de sopa de rum (usei rum com infusão de canela, baunilha e cravos)
400g de farinha de trigo, aproximadamente
1 colh. de chá de sal
80g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
100ml (100g) de Applesauce 
2 e 1/4 colh. de chá (7g) de fermento biológico seco
2 ovos batidos
2 colh. de sopa de água morna


Recheio:

2 maçãs (usei fuji)
2 colheres de sopa de açúcar (branco ou mascavo)
1 colh. de sopa de farinha de trigo
1/2 colher de chá de canela em pó (ou a gosto)


Cobertura:

amêndoas em lâminas a gosto
açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)


Modo de fazer:

Na véspera, misture as tâmaras com o rum, tampe e deixe na geladeira.

No dia seguinte, retire as tâmaras embebidas, a manteiga, o Applesauce e os ovos da geladeira e deixe que cheguem à temperatura ambiente.

Numa tigela grande coloque 3/4 da farinha, ou seja, 300g. Junte o sal e o fermento e misture.

Abra uma cova no centro e junte a manteiga, os ovos, as tâmaras junto com o pouco líquido que tiver sobrado do molho, o Applesauce e a água morna.

Mexa os ingredientes com uma colher de pau, pegando farinha das laterais, aos poucos, até que você obtenha uma massa pegajosa.

Polvilhe fartamente a mesa com farinha de trigo e deite a massa. Comece a sovar, juntando o restante da farinha, aos poucos, até obter uma massa bem macia que solte das mãos.

Coloque a massa na tigela (que você usou para misturar a massa), untada com um pouco de óleo.

Cubra com um pano úmido ou plástico e deixe descansar por 1 a 3 horas (dependendo da temperatura ambiente). Se desejar, poderá deixar na geladeira, bem embalada até o dia seguinte, o que acentuará ainda mais todos os sabores envolvidos nesta receita. Nesse caso, antes de prosseguir, retire a massa da geladeira e espere que volte à temperatura ambiente dentro do plástico.

Antes de abrir a massa, prepare o recheio. Pique as maçãs bem miúdas e polvilhe-as com açúcar, canela e farinha de trigo. Misture bem.


Depois do descanso, abaixe a massa para soltar as bolhas de ar e deite-a na bancada. Abra, não muito fina.


Espalhe o recheio e enrole como rocambole.




Com uma faca grande, corte o rocambole no sentido do comprimento, sem separar as duas metades.


Vire o recheio para cima e trance as duas metades. Não se preocupe se algumas maçãs caírem. Polvilhe-as por cima do pão depois que ele estiver na fôrma.


Arrume cuidadosamente numa fôrma de pão de fôrma.


Cubra novamente e deixe descansar por uns 40 minutos.


Polvilhe as lâminas de amêndoas.


Pré-aqueça o forno moderado a 180°C. Asse por aproximadamente 50 minutos ou até que a temperatura interna atinja 90°C, ou faça o teste do palito, quando sair limpo estará pronto. As maçãs acabam umedecendo um pouco o pão e por isso ele deve ser assado em forno moderado para que a massa não fique crua no centro.


Deixe esfriar uns 10 minutos antes de desenformar numa grade para terminar de esfriar.


Se desejar, polvilhe levemente com açúcar de confeiteiro. Corte somente depois de frio.





28 comments:

  1. Renata, this is so beautiful!!
    I love the way you make it.
    Have a lovely week end

    ReplyDelete
  2. Bárbaro Renata!Um pão super charmososo e aromático que me deixou morrendo de vontade de comer um pedação... delícia!beijão

    ReplyDelete
  3. Oi Xará,

    Boa Noite, rsss...nunca me acostumo com esse fuso horário que nos separa..rsss

    Mas então, quer dizer que achaste polvilho aí na Coréia? Que legal! Faça pães de queijo de despedida...rsss

    E esse pão? me conta! Uma coisa assim meio Natalina, uma mistura de ingredientes incríveis, não podia resultar noutra coisa!

    e foi bom você falar em pinolis vencidos, pois me lembrei que tenho um saquinho deles meio antiguinho também, preciso ir conferir.

    Aproveite bem seus últimos tempos neste belo país,

    meu grande abraço,

    ReplyDelete
  4. ah esses pães. ah essa forma....ah nossos cafés hehehe vem logo!! rsrs

    ReplyDelete
  5. Oi Renata, mas que pão delicioso.Ficará lindo em nossa mesa no pic nic.Fico muito feliz com sua participação.Já está anotada.Fiquei aqui morrendo de vontade que fosse de verdade (não virtual) para comer uma fatia, rsrs.Beijos amada, fique com Deus.

    ReplyDelete
  6. Oh Renata, I love your version of the bread! I can imagine how good it tastes. And the way you shaped it is perfect. I must remember to cut and braid my loaves this way too next time.
    Thanks for the shout-out, my friend :D

    ReplyDelete
  7. Divino.
    Se eu falar mais alguma coisa vai estragar, (ah mas preciso falar da forma enlouqueci com ela, linda)
    Renata estou em falta com as visitas nas cozinhas das amigas em razão de compromissos profissionais, mais um tempinho e vou regularizando.
    bjo

    ReplyDelete
  8. Rê antes de tudo fiquei hiper feliz que esse lindo pão doce fará parte do pic nic da querida Léia, olha só que chique, um pão doce confeccionado por essas mãozinhas de ouro, deixa qualquer um com inveja do nosso pic nic. Lindo pão, com ares e sabores de Natal. Gosto muito de tâmaras, e mais ainda por ter ido na massa, e o recheio parece ser bem saboroso. Adorei a receita, aprovadissima. Bjocas amiga um lindo final de semana

    ReplyDelete
  9. Senti um cheiro de CHRISTMAS no ar!!!! Maravilhoso!!

    ReplyDelete
  10. Olá Renata,

    Um post muito bem documentado em fotografia e em texto. Gostei imenso de ver as várias fases do processo, pois dá-nos uma ideia mais precisa de como se fáz. Amei! E o pão ficou mesmo guloso e com umas cores magnificas.

    Bjnhos e um doce fim de semana.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  11. FIcou fantástico e imagino-o uma verdadeira delicia,pois esses ingredientes agradam-me.
    Bom fim de semana
    bjs

    ReplyDelete
  12. Mais outra receitinha para a lista, né? Menina do céu esse seu blog é uma inspiração, amoooooo todas as suas receitas, e sempre quando eu as faço, não me decepcionam em nada!!!!!!!! Acabei de postar no blog o teu pão de batata recheado, que é maravilhosooo, aquele creminho de queijo é incrível, viu? Parabéns ,parabéns ,parabéns!!!!!!
    Sau fan incondicional,
    Rosângela

    ReplyDelete
  13. Beautiful bread, you know I am bread lover, I will try this combo.

    ReplyDelete
  14. Renata, que lindo pão doce!!!Adorei a combinação de sabores, a casa deve ficar com um cheirinho muito bom!!!Estou em recuperação cirúrgica, sem poder mexer o braço, e estou doida para fazer um pãozinho doce...hummm
    bjinhos!!!

    ReplyDelete
  15. Maravilhoso Renata, assim que o vi no pic nic da Léia vim correndo anotar a receita!E essa forma sempre abafando hein, namoro ela desde a primeira vez que vi!!!
    Bjs,
    Obs: estamos adorando o esvaziamento da tua despensa!rs,

    ReplyDelete
  16. Que bolo lindo e deve ser delicioso,adorei a sua forma
    boa semana
    beijos

    ReplyDelete
  17. Olá Renata,

    Este pão doce ficou um espectáculo, fiquei cheia de vontade de o fazer também ! :)

    As fotos estão magnificas e adorei o seu passo a passo muito bem elaborado !

    Beijinhos, boa semana

    ReplyDelete
  18. Olá, Renata!!

    Conheci seu blog atarvés do ...brisandonacozinha...(de carolina Colombo),adorei a sua receita de pão, além, claro, de ter ficado bem douradinho!!Cozinha é isso, invenção, jogo de cintura e persistência!Seu pão sem o pignoli ganhou outra feição e ficou tão bom quanto se fosse o da receita original!Parabéns!!Bjs, Dy.

    http://degustarleresonhar.blogspot.com.

    ReplyDelete
  19. Que delicia esse pão Renata! :)
    Está com um aspecto fantástico!
    Um processo diferente mas com um resultado encantador!
    Um beijinho

    ReplyDelete
  20. This bread sounds heavenly, so many wonderful ingredients in there. Have to check out Jane's blog!

    ReplyDelete
  21. Olá Renata,
    obrigada por nos proporcionar tantas receitas e dicas maravilhosas!
    Este pão ficou lindo e com certeza delicioso!

    Beijinhos, fica com Deus!

    ReplyDelete
  22. What a shame about your pinenuts, but it still looks absolutely delicious.

    ReplyDelete
  23. Renata estou sem palavras, essa receita é maravilhosa e essa pão parece divino!!!!
    Bjss
    Mel

    ReplyDelete
  24. Mais uma que vai pro meu caderninho.
    Sem pinholes, porque ainda custam uma pequena fortuna por aqui.
    Bjinhos

    ReplyDelete
  25. Olá Renata, estou adorando suas receitas! Gostaria de te dar uma sugestão; eu guardo os pignoles e nozes etc...no congelador para evitar que rancem, e realmente tem dado certo! Um grande abraço e obrigada por compartilhar essas delícias!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Leda! Obrigada pelas dicas! Tenho feito o congelamento de nozes e afins também. Só nao experimentei com os pignoles. Realmente funciona muito bem!
      Obrigada pelo carinho! Bjsss

      Delete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...