Monday

EXTRATO DE BAUNILHA CASEIRO - 1° DIA

08 Jul 2013



A baunilha em fava é um item meio difícil de se achar nos mercados comuns aqui no Brasil. Quando se acha, em alguma loja especializada, o preço é bem alto. Mas este não é um privilégio do nosso país. A baunilha natural é cara no mundo inteiro. Seu cultivo é extremamente trabalhoso, pois as plantas são manualmente polinizadas, uma a uma e, além de sua colheita em várias fases, ainda necessitam de um longo período de secagem/cura. Quase toda a produção mundial desta preciosidade se concentra em Madagascar e Indonésia, apesar de sua origem ter sido no México. A história da baunilha é bem interessante e se você quiser saber mais, leia AQUI.

É engraçado como são as coisas. A baunilha em fava é algo tão especial e raro por aqui, que eu guardava duas favas para duas receitas muito especiais. Tão especiais, que elas nunca aconteciam! Fiquei com medo de que as favas se ressecassem e eu as perdesse de tanto esperar a ocasião perfeita para usá-las. Resolvi, então, acabar com o problema e transformar minhas favas em extrato de baunilha natural e caseiro, que eu poderei usar em várias receitas, com o mesmo sabor super especial.

Super fácil de fazer, requer somente um pouco de paciência para esperar a infusão de, no mínimo, dois meses. Mas tenho certeza que valerá à pena.

Tudo que você precisa é a fava de baunilha, uma bebida alcoólica forte, como a Vodka, por exemplo, e uns vidrinhos, que podem ser pequenos ou grandes, dependendo da quantidade de favas que você tiver disponível.  Eu comprei vidrinhos com tampa hermética, de 50ml, um para cada fava. Aliás, esta proporção de uma fava para cada 50ml de álcool me parece bem adequada.


O primeiro passo é lavar bem os vidrinhos e enchê-los com água fervente para esterilizar. Tampar e deixar deitado para que a água quente esterilize a tampa também. Depois de uns 10 minutos, retirar a água e deixar escorrer e secar.

O próximo passo é preparar as favas. Corte-as ao meio, no sentido do comprimento, com uma faquinha afiada, expondo as minúsculas sementes, também chamadas de "caviar".


Com a ponta da faca, raspe as sementes.


Coloque as sementes dentro do vidrinho, juntamente com a fava. Eu precisei cortar a minha fava, pois meu vidrinho era pequeno e elas precisam ficar totalmente imersas dentro do álcool.



Usando um funil, encha o vidro com a Vodka.


Tampe bem, sacuda por alguns minutos e guarde em um local sem luz, como um armário de despensa, por exemplo.


Na primeira semana, sacuda o vidro uma vez ao dia. Depois, pode espaçar para duas vezes na semana, depois uma vez na semana, ou sempre que você lembrar, até completar dois meses.

Conforme o tempo for passando, o álcool vai ganhando uma cor âmbar e todo o aroma da baunilha.

Hoje foi o primeiro dia. Voltarei para mostrar a transformação daqui a alguns dias.

A bebida pode ser substituída por outras como rum, Whisky, cachaça, e outros, desde que tenham pelo menos 40% de álcool. Eu escolhi a Vodka por ter sabor neutro, que vai revelar com mais precisão, o verdadeiro aroma da baunilha.

Volto logo com a atualização para que você acompanhe comigo o desenvolvimento do extrato Ou, se você tiver uma fava guardada aí na sua despensa e quiser me acompanhar, vamos nessa :o)

16 comments:

  1. Amiga, quando viajo para Lima, encontro favas a preços muito mais honestos que aqui no Brasil (a última vez paguei R$ 4,00 cada uma). Vou fazer contigo..
    Beijinhos

    ReplyDelete
  2. Tia, precisa de um pouco de paciencia mesmo mas vc nao vai se arrepender... tenho um xodó pelo meu extrato...rsrs e o sabor nem se compara àquelas essencias horriveis q a gente compra no mercado. No chantilly, no bolo, fica uma deliiiiicia. Amo!
    Bjosss

    ReplyDelete
  3. Precisa-se de paciência mesmo para ele completar todo o processo e ficar pronto para uso, mas vale muitíssimo a pena, o sabor é indiscultivelmente melhor do que qualquer essência artificial!!!!
    Adorei a dica Renata, parabéns!!!!!!!
    Beijocas doces

    ReplyDelete
  4. Renata ideal esta entrada..Gracias por compartirla con todas nosotras!!Bs

    ReplyDelete
  5. Esse post foi para mim. Estou com duas favas esperando para fazer meu extrato, agora só falta a vodka.

    ReplyDelete
  6. It is such an expensive ingredient indeed. I am told nothing beats homemade vanilla extract like this. I look forward to seeing the development of this liquid gold.

    ReplyDelete
  7. adorei eu também faço assim mas coloco primeiro em vidros escuros e depois tiro e distribuo ...aprendi assim com mamãe ...adorei o seu esta linda bjão

    ReplyDelete
  8. Caso eu encontre fava de baunilha para comprar, eu poderia colocá-las direto naqueles vidrinhos de 30mL de RUM "culinário"? Ou aquilo não é realmente rum.
    Imagem do que eu estou falando: http://www.bentosul.com.br/imgproduto/2893.jpg
    Abraços

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Reinaldo,
      O produto da foto mostra no rótulo que é apenas aroma idêntico ao aroma natural de rum. Não aconselho usá-lo, é artificial e o que queremos aqui é fazer um extrato natural. Se o seu objetivo é fazer o extrato com rum, aconselho usar a bebida de verdade. No entanto, devo adverti-lo de que o sabor do rum vai competir com a baunilha, portanto use-o somente se este for seu objetivo.

      Delete
  9. Renata, outro dia fiz compartilhei no blog um post sobre extratos de frutas e favas, porque queria fazer lá pra casa... eis que esqueci da tarefa, como este post voltou a vontade, aqui em Porto Alegre encontrei a fava a R$ 12,00 cada (credo!), mas tenho certeza que vale a pena, o sabor deve ser muito melhor que aquele industrial que encontramos no mercado.
    Bjokas.

    ReplyDelete
  10. Eu tinha ainda algumas que trouxe de Jakarta, onde paguei quase nada. Mas como elas estavam no finalizando (e vodka é onipresente aqui em casa...rs), vou fazer tb. Não fica muito "alcoólica"?
    Abs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Para uso em receitas, depois de bem curtido com a baunilha, o álcool ficará bem diluído nos ingredientes.

      Delete
  11. Renata, eu tinha uma preparada que usava em várias receitas, ela estava bem curada, mas deixei cair e foi tudo p o chão...quase chorei! Preciso fazer outra e ver a sua me incentivou!
    Bj e um lindo domingo p vc!!

    ReplyDelete
  12. Oi, Re,

    Novamente eu quis vir aqui com calma, para apreciar devidamente o post, rsrs. Eu também faço o meu extrato e aproveito bem as minhas (favas/vagens). Compro as favas carésimas, mas, no último ano, uma amiga trouxe para mim quatro vidrinhos da McCormick (fabrica de temperos), dos 'states'. Cada vidrinho continha uma única fava! Acho que o extrato caseiro fica infinitamente melhor que o industrializado. Acredite, tenho uma lata cheia de vidros de extrato de baunilha, norte-americanos (vou ver se fotografo e te envio a foto) há um tempão e nem uso nem jogo fora. Não uso porque o acho mais fraquinho - pasme! - do que as nossas essências, rsrs.

    Um beijo!

    ReplyDelete
  13. Vi seu post e decidi tentar, porém só tinha saquê. pra culinária... fiz com ele mesmo. Vamos ver se ficará bom!

    ReplyDelete
  14. Ainda vou comprar uma fava e fazer esse extrato! Eu faço brigadeiros gourmet e necessito de muita autenticidade de sabor.

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...