Monday

EU RESPEITO, TU RESPEITAS, ELE RESPEITA... SERÁ?

12 Ago 2013




Hoje o papo é sério. 

Estou solidária às amigas Gina (Naco Zinha), Marly (Saboreando a Vida), Tânia (Zakuskas) e Angela (Ora Pitangas) para falar de um assunto delicado: RESPEITO. Esta única palavra é a chave para que muitos problemas na vida tenham solução, em qualquer âmbito, e desta vez falamos sobre a ética nesta vasta imensidão que é a Internet.

Deixe-me contar uma historinha. Eu sempre fui apaixonada por cozinha. Desde criança, quando minhas brincadeiras na praia sempre terminavam em bolos enfeitados e farofa de areia, e os brinquedos mais desejados que, entre outros, eram as cozinhas de brinquedo, cheias de panelinhas e forminhas, já era óbvio meu interesse pela culinária. As comidas eram criativamente elaboradas a partir de plantinhas e pétalas de flores, e de vez em quando até uma "investida" na cozinha de verdade da mamãe, onde eu sempre ganhava um pouquinho de cereais e grãos crus, que na minha fértil imaginação virava comida!

Quando fui crescendo e deixando os brinquedos de lado, a minha paixão pela culinária/gastronomia continuava sempre viva por meio de livros e revistas do tema. Eu sempre tive uma atração inexplicável pelas receitas. Devorava a leitura como se fosse um livro de aventuras. Daí, foi um passo para a cozinha de verdade, para colocar em prática a minha paixão. 

Até hoje, meus maiores interesses sempre caem na culinária/gastronomia. Minhas lojas prediletas são as que vendem coisas de cozinha. Meus programas prediletos são aqueles que ensinam cozinhar. O assunto predileto numa roda de conversa, claro, comida! Só que, nem sempre todo mundo que está a sua volta está interessado no mesmo assunto, portanto, blogar foi o caminho mais bacana que pude encontrar de "falar para quem queira ouvir". 

Cheguei aqui com o intuito de compartilhar o que já havia aprendido, e acabei aprendendo muito mais do que ensinei. Na verdade, descobri que não sabia quase nada! Aprendo com pessoas dispostas a compartilhar seus conhecimentos e em troca, compartilho-os também para quem quiser aprender. O mínimo que posso fazer para agradecer a quem me proporcionou um novo aprendizado, é divulgar QUEM me ensinou, dando os devidos créditos ao autor da receita ou ideia original. Coisa simples, gratificante e sem custo! Isso se chama RESPEITO!

Infelizmente, não é esta a conduta de muitos autores Internet afora. Os conteúdos produzidos por pessoas que gastaram seu tempo, dinheiro e energia são simplesmente "copiados e colados" em outros blogs e sites, sem  os devidos créditos ao verdadeiro autor, numa corrida desenfreada por audiência, numa ganância desleal e um total desrespeito! Onde está a ética? 


LEMBRE-SE:

Não cobramos $ NADA $  pelo uso de nosso conteúdo!

Divulgar a fonte de onde você tirou a ideia ou conteúdo para seu artigo, não diminuirá sua audiência! 

Você estará respeitando o autor e terá mais credibilidade dos seus leitores!

Seja ÉTICO!

RESPEITE O TRABALHO ALHEIO E DÊ CRÉDITO A QUEM CRIOU O CONTEÚDO QUE TE AJUDA A TER AUDIÊNCIA! 


Divulgue!

Aderiram, também, ao nosso manifesto:

Cozinha do Quintal
O Tacho da Pepa

16 comments:

  1. Renata, post perfeito, ética sempre, respeitar a fonte sempre. bjs

    ReplyDelete
  2. Renata,
    Para nós é um gesto tão simples dar os créditos a quem de direito. Não custa absolutamente nada e ainda deixa a consciência tranquila.
    Gostei da sua historinha! Nos identificamos com essa paixão por todo o universo da culinária/gastronomia.
    Obrigada por estar junto conosco nesse manifesto!
    Boa semana!

    ReplyDelete
  3. Renata, excelente post. Me identifiquei muito com você, brincando com os grãos e fazendo escultura de comida. Apoio totalmente esta campanha de respeito ao trabalho dos blogueiros. Plágio é crime e ninguém deveria ficar calado diante disso. Acho muito legal uma frase de Willy Brandt que diz algo como: "Nunca esqueça: aquele que deixa cometerem uma injustiça, abre o caminho para a seguinte". Com o plágio é a mesma coisa, ver, reconhecer e ficar calado é a mesma coisa que ser cúmplice.
    Beijos

    ReplyDelete
  4. Ótimo post! extremamente oportuno! as vezes vejo gente que sequer coloca uma opinião própria ou algum relato diferente, simplesmente copia TUDO, só muda a fonte por outra qualquer (e feia!). Isso prejudica tanto os autores originais quando quem busca por mais dicas e/ou opiniões, é tão bom encontrar variedades e depoimentos sobre a receita, não custa ser original, aliás é bem rápido até se o tempo for um problema. Quando eu criar meu blog pode ter certeza que terá seu devido crédito! não só você mas todos de onde eu me inspirar =)

    ReplyDelete
  5. Oi, Re,

    Como praticamente tenho horários determinados para entrar na Internet, por causa dos meus muitos afazeres, só agora pude vir de novo ver o que está rolando, rsrs. Gostei muito do seu post, principalmente da parte em que você revela a sua gratidão aos que te ensinaram. É quase inacreditável, mas parece que estamos vivendo uma fase em que as pessoas acham que tudo lhes é devido. É triste, mas tenho visto poucas pessoas reconhecerem o favor ou mesmo a cortesia, quando as recebem. Disso resulta o descaramento e o oportunismo que tanto têm nos infelicitado. Eu também gostei de participar dessa blogagem, pois a gente precisa expressar a nossa indignação, frente às injustiças e abusos, não é verdade? Obrigada por ter se juntado a nós nesse esforço, rsrs.

    Um beijo e boa tarde!

    Ah, espero que você esteja bem, com relação à sua gripe.

    ReplyDelete
  6. Minha querida Xará,

    já um tiquim antiga nessa Blogsfera que tanto nos aproxima de gente boa,mas também de gente a toa e sem respeito, eu já aprendi...e já não ligo mais, sabia? rsss...fiquei light com esse povo, pois confesso que tenho pena, tenho pena de quem não tem, ou acha que não tem, capacidade pra produzir sua própria história, e acaba tendo que copiar, na maioria das vezes, sem o menor respeito, a ideia dos outros...
    mas sem dúvida acho que o manifesto de vocês é super válido,quem sabe assim esse povo toma vergonha e se endireita né? rsss

    Mas falando agora da belezura que você reproduziu abaixo,
    minha amiga, suas Rosettes ficaram lindíssimas, você é mesmo uma artista, receba meus aplausos, de pé!

    Grande abraço e tudo de bom

    ReplyDelete
  7. A ética se aprende de pequeno com os exemplos dos pais, dos professores, etc e tal!!! Infelizmente se esse prícipio nao for passado a uma crianca, ela crescerá e, muito provavelmente, será um adulto, digamos que, no mínimo, desonesto, sim, porque ética está coladinha com a honestidade de cada indivíduo. Adorei Renata o que você escreveu!!!Acho que respeito ao próximo é fundamental para que o mundo melhore, sem isso o mundo continuará, infelizmente, do modo que está, e eu só posso lastimar!!!!Beijinhos carinhosos!!!

    ReplyDelete
  8. Renata,
    no mundo real existe pessoas que amam viver a vida alheia não
    tem personalidade, imagina no mundo virtual é bem pior.
    Infelizmente existe pessoas que não tem criatividade e gosta de
    crescer nas custas dos outros.
    As vezes entro em alguns blogs e vejo que as fotos e as receitas não
    são delas, nem comento saio triste pela falta de criatividade da pessoa.
    Amei a sua historinha, rsrs.

    Beijinhos, ótima semana!

    ReplyDelete
  9. Renata, até para protestar você é leve, fofa, elegante! Gosto de você, viu? Quanto ao tema da blogagem, solidarizo com vocês contra o plágio - coisa horripilante. Beijos, Paula

    ReplyDelete
  10. Estamos juntas nessa, Renata!Estamos em um veículo muito abrangente,onde as coisas acontecem rápidas demais, mas não pode virar algo inescrupuloso, "terra de ninguém".Acho bacana quando uma blogueira avisa a outra que viu sua foto em tal blog, assim podemos denunciar e não deixar passar impune, afinal de contas na internet também a "mentira tem pernas curtas" e uma hora ou outra a coisa vem à tona e é descoberta rsrsr Beijão

    ReplyDelete
  11. Re:
    Me identifico com cada pedacinho da sua história de criança.
    E sei que cada postagem sua é feita com o maior carinho e esmero, com receitas perfeitas em que se percebe todo o trabalho e dedicação.
    Para quem foi plagiada até pela poderosa emissora de TV, você tem ótimas luvas de pelica!!!!
    Estamos juntas!
    Beijinhos querida, ótima semana!

    ReplyDelete
  12. Ôpa, também estou nessa, participando e reclamando. Por um mundo sem cópias!!!

    beijooooooooo

    ReplyDelete
  13. Mais 2 adesões à nossa coletiva, Rê;
    http://cozinhadoquintal.blogspot.com.br/2013/08/nao-ao-plagio-panelaco-coletivo-contra.html
    http://www.otachodapepa.com/2013/08/remando-contra-mare.html
    Bjs.

    ReplyDelete
  14. Mais uma adesão:
    http://www.sonhareser.com.br/2013/08/eu-respeito-tu-respeitas-ele-respeita.html
    Bom final de semana, Rê!

    ReplyDelete
  15. Perfeito Renata!
    E isso vale não só pra sites mas para programas de televisão também né?
    Vou sacudir a poeira do "All purpose" só pra aderir!
    Beijos

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...