Monday

AUSÊNCIA JUSTIFICADA

27 Jan 2014
Caros amigos e leitores do TP&A,
Se você tentou acessar o TP&A nos últimos dias, notou que meu blog andou "fora do ar" por um bom tempo. Não bastasse a falta de postagens devido à fase de transição a qual estamos passando, com mudança de cidade, e as frequentes viagens pra lá e prá cá entre os dois endereços, fui premiada com um "castigo" do Blogger/Google. Ganhei de presente de Natal, exatamente no dia 26 de dezembro, a repentina remoção do meu blog do ar. Levei um bom tempo para entender do que se tratava, já que recebi somente uma curta mensagem deles, informando o acontecido, mas sem dizer claramente o porquê. Com toda calma que me é peculiar, fui procurar informação e ajuda no suporte do Blogger/Google. Para minha surpresa, não existe um canal direto com o referido suporte. O máximo que se consegue é chegar a um fórum de ajuda, onde pessoas (não sei bem se voluntárias ou parte da equipe do suporte) te dão alguma orientação a respeito do que está acontecendo, mas não são as pessoas que dão a solução.
Resumindo a história, 29 dias depois do acontecido, o blog voltou ao ar. Continuo sem saber bem o que aconteceu, pois não me solicitaram providenciar nenhuma mudança em meu conteúdo. No meu leigo entendimento, tem algum "script" que utilizo no blog para personalizá-lo, e que foi adquirido em outro site, e este site foi infectado ou "hackeado", fazendo com que as visitas ao meu blog direcionassem os leitores para alguma página com códigos maliciosos, ou coisa parecida. Segundo as informações que obtive no fórum, o Blogger/ Google tem uma política de tolerância zero para práticas maliciosas, e a "pesca" desses sites é feita automaticamente, gerando uma pequena margem de erro, ou seja, acabando por remover conteúdos (nesse caso o meu blog e mais alguns outros que reportaram o mesmo problema), sem que sejam, de fato, sites maliciosos. Só que, até que eles façam uma análise e vejam que foi um engano, entra-se numa fila que, no meu caso, levou exatos 29 dias para se resolver. No dia 23 de janeiro, como estava fazendo todo santo dia, eu entrei na minha página para ver a triste mensagem de "blog removido" mas, como num passe de mágica, ele abriu novamente. Ufa, que alívio.
Confesso, no entanto, que constatei a vulnerabilidade de todo e qualquer conteúdo que disponibilizamos publicamente. Todo seu trabalho pode ser "evaporado" sem que você tenha a mínima chance de recuperá-lo, se assim o decidirem. Sensação estranha.... mesmo sabendo que meu conteúdo está resguardado com os frequentes "backups" que faço.
Obrigada aos que enviaram mensagens de apoio e preocupação, e aos que tiveram paciência de aguardar o retorno do blog.
Como não tive como postar uma mensagem de feliz Ano Novo para vocês, aqui vai meu desejo, atrasado mas muito sincero, de uma ano próspero para todos nós. Que todos os seus dias possam ser lindos como este....

16 comments:

  1. Ufaaaaaa!!!! Confesso que fiquei triste com a saída do blog do ar. :(
    Logo quando meu kit para fazer rosettes chegou! hahaha Fui pegar a receita da massinha e não vi mais nada lá...
    Que bom que foi só um mal entendido e que tudo voltou ao normal! :D
    Seja bem vinda novamente!

    Beijo,
    Renata.

    ReplyDelete
  2. Tia, bem vinda de volta! Vou começar a fazer backups tb, senão tô perdida sem as minhas proprias receitas rsrs
    Bjoss e bom retorno!

    ReplyDelete
  3. Querida Renata,
    Sabe que hoje mesmo estava pensando em você, onde você andava...E vejo sua postagem. QUe coisa mais estranha, hem? Comigo já aconteceu isso e me deu um desespero terrível. Mas, graças a Deus foi por pouco tempo e como num passe de mágica ele voltou a funcionar.Até hoje não sei o que aconteceu.É assustador essa vulnerabilidade que vivemos neste espaço.
    Que bom que você está de volta e que temos sua companhia.
    Feliz 2014 para você também.
    Bj,
    Lylia

    ReplyDelete
  4. Mas que sacanagem... Enfim, que neste ano corra tudo sem problemas, são os meus votos.

    ReplyDelete
  5. Glad you are able to get back the blog. Yes it is difficult when we loose our blogs.

    ReplyDelete
  6. Ai que alíviooo!
    Achei muuuito estranho o blog não estar disponível, nenhuma postagem nova... Mas, não tirei o link do meu blogroll. Ainda bem!
    Aproveito para retribuir os votos de Feliz Ano Novo! E que venham muitas delícias!
    Beijos

    ReplyDelete
  7. Olá Renata!
    Isso já aconteceu com o meu blog tbm, um dia entrei tinha uma mensagem de blog
    removido, depois troquei a minha senha e tudo voltou ao normal, graças a Deus não
    tive mais esse problema, espero que não volte mais, rsrs.

    Um grande beijo, fique com Deus!
    Andréa

    ReplyDelete
  8. Vulnerabilidade é a palavra que define as condições dos nossos blogs, já disse certa vez que ter um blog no Blogger é viver perigosamente! Cada vez que o Goggle faz suas mudanças acontece alguma coisa com os nossos blogs. Com essa última mudança tive problema de indexação caindo mais ou menos 40% minhas visualizações e isso é o ó do borogodó... aff que raiva!!!!.
    Mas fico feliz que tudo voltou ao normal para você e que continue assim!
    Boa sorte!

    ReplyDelete
  9. As vezes o bloger fica doido ,essa nunca me aconteceu mas vezes fico bem passada com ele
    Bem vinda.
    bj

    ReplyDelete
  10. Olá Renata!
    Fico muito feliz que o blog tenha voltado!
    Confesso que fiquei triste quando tentei acessar o blog, vi que tinha sido retirado do ar e eu não tinha mais as suas receitas que tanto gosto de testar!
    Beijos

    ReplyDelete
  11. Feliz 2014 para você, Renata! Menina... Que susto! Deve ser uma sensação horrível passar por isso. Espero que não aconteça nunca mais. Que bom que está de volta. Seu blog é maravilhoso, gosto demais. Sempre lembro das suas obras de arte (sim, é excelência na cozinha). Beijos, Paula

    ReplyDelete
  12. Tudo está bem quando termina bem. Portanto, wellcome back e um 2014 fantástico para você.
    Forte abraço,
    W

    ReplyDelete
  13. Oi, Re,

    O que ocorreu com o seu blog foi estranho demais e, como você falou, só prova o
    quanto somos vulneráveis neste meio. Mas o importante mesmo é que você está
    de volta, viva! rsrs.

    Um beijo

    ReplyDelete
  14. Estou tão contente por você voltar, adoro o seu blog obrigado.

    ReplyDelete
  15. Nossa,
    Estou muito feliz. Quase todos os dias vasculhava para ver se o site voltava.
    Bemmmmmmmmm vindaaaaaaaaaaaa..............

    ReplyDelete
  16. Fiquei tão feliz de a ver de volta! Estava preocupada e já tinha perguntado por si... ADORO o seu trabalho!

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...