Wednesday

BOLO DE BANANA RICO

26 Mar 2014



Esta receita nem cogitava entrar para o rol das aprovadas, dentre as testadas e provadas, já que ultimamente minhas experiencias com bolos de banana não tem sido muito bem sucedidas. Talvez seja a correria do dia-a-dia que só tem permitido inventar algo bem rapidinho para não perder as bananas super maduras. Foi assim com esse bolo, e eu tinha certeza que seria mais um... gostoso, porém faltando uma textura mais "tchan". Ledo engano! Fiquei surpresa com o resultado e quis vir registrar a receita para que nunca mais saia de vista nem seja esquecida!

Chamei o bolo de "rico", pois está repleto de aditivos que o deixa mais saudável e, sem dúvida, muito mais saboroso. É bem fácil de fazer, nem precisa tirar a batedeira do armário!


BOLO DE BANANA RICO

1 1/3 de xícara de bananas amassadas (usei prata e medi depois de amassadas, aproximadamente 5 unidades)
1 ovo
1/2 xícara de açúcar mascavo (bem apertado na xícara)
1/4 de xícara de óleo vegetal
1 colher de chá de extrato de baunilha (usei o caseiro, receita AQUI)
1 xícara de farinha de trigo branca
1 xícara de farelo de aveia (oat bran)
2/3 de xícara de passas brancas (ou escuras, se preferir)
2/3 de xícara de castanhas do Brasil picadas grosseiramente
1 colher de chá de bicarbonato de sódio 
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó

Modo de Fazer:

Pré-aqueça o forno a 200°C.

Numa tigela, bata ligeiramente o ovo (usei um fouet).

Junte o açúcar mascavo, a baunilha e o óleo e bata mais um pouco. 

Junte as bananas amassadas e misture com uma colher. Reserve.

Em outra tigela, misture a farinha de trigo, o farelo de aveia, fermento, bicarbonato, canela, as passas e as castanhas do Brasil.

Despeje a mistura de bananas sobre os ingredientes secos e misture com uma colher, somente até incorporar. Não bata a massa.

Despeje a massa em um tabuleiro de 25cm de diâmetro e asse por uns 30 minutos, até que passe no teste do palito (ao inserir um palito no centro do bolo, ele deve sair limpo).

Espere amornar para saborear!


13 comments:

  1. Adoro bolo de banana, Renata, e sempre estou experimentando uma nova receita. Essa, com certeza, vai ser testada e com certeza , aprovada.
    Bj,
    Lylia

    ReplyDelete
  2. a "cara" do bolo está ótima...e aveia, castanhas, uvas passas - tem que ficar bom.
    forte abraço!

    ReplyDelete
  3. HI Renata,

    Que bom que estas de volta. Senti muito a sua falta. Bom, eu so queria te dizer que, se voce, quiser fazer uma receita de barrinhas ,ou bolachinhas( coma a sua receita de bolo rico) basta voce retirar as bananas e misturar todo o restante dos ingredientes do jeito que voce fez;colocar numa assadeira forrada com papel manteiga e ai e so espalhar a massa nao muito fima e levar para assar +- 15 minutos 180c - 350f and enjoy a new recipe from my kitchen to yours

    Adele

    ReplyDelete
    Replies
    1. Espero que agora eu consiga voltar ao ritmo de antes!
      Adorei sua sugestão para fazer as barrinhas. Vai até a farinha de trigo?
      Thanks for sharing!

      Delete
  4. hum que bom, e um interior bem guloso.

    beijinhos

    ReplyDelete
  5. Yes !! sao as mesmas medidas, e voce vai precisar de 1 ovo grande+ 1 clara ,eu uso o oleo de coco que e muito mais saboroso e e barato por aqui...(pode tambem substituir o acucar por mel para dar uma umidade maior na massa)

    se voce fizer e aprovar ,por favor me deixe saber porque eu venho adaptando minhas receitas sem usar manteiga ou margarina e tenho tido bons resultados e de sabores tambem !!

    ReplyDelete
  6. Yes !! sao as mesmas medidas, e voce vai precisar de 1 ovo grande+ 1 clara ,eu uso o oleo de coco que e muito mais saboroso e e barato por aqui...(pode tambem substituir o acucar por mel para dar uma umidade maior na massa)

    se voce fizer e aprovar ,por favor me deixe saber porque eu venho adaptando minhas receitas sem usar manteiga ou margarina e tenho tido bons resultados e de sabores tambem !!

    ReplyDelete
  7. Hummm, que bolo de banana é bom demais, né ? Sua receita é maravilhosa e adoraria desfrutar um pedaço dele acompanhado por um cafezinho, owwwww coisa boa, definitivamente bolo de banana é sinônimo de felicidade, ao menos para mim! Beijinhos doces e um excelente FDS

    ReplyDelete
  8. Oi Xará,

    Fizeste muitíssimo bem em trazer seu Bolo de Banana pra gente,
    Sem dúvida ficou muito especial,
    Sou fã das Castanhas do Brasil, e adorei vê-las na receita, bien sûr!

    ReplyDelete
  9. Renata,
    além de rico seu bolo ficou irresistível!
    A fatia ficou linda e tentadora, receita nota 10!

    Beijos, bom fds junto a sua família ♥

    ReplyDelete
  10. Renata, sou suspeita, pois adoro bolo de banana, acho que essa fruta concede uma textura especial e ainda mais quando enriquecido assim..o nome foi perfeito!
    Bj e boa semana!

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...