Tuesday

MANTEIGA DE AMENDOIM (Peanut Butter)

18 Mar 2014



Nossa mãe! Como foi demorada a volta ao blog... ufa! Ironicamente, com uma receita tão simples, tão simples, que nem parece merecedora do triunfal retorno. Mas, acredite, o resultado foi muito além do esperado!

Antes, porém, mais uma vez, venho me desculpar pela ausência que se alongou muito mais do que eu gostaria... mas a vida é assim, os caminhos vão se traçando, e cabe a nós seguí-los, certo? Nosso vai-e-vem entre duas cidades continua, mas como tudo, é uma questão de adaptação. Agora tenho uma cozinha mais espaçosa, bem iluminada ( ótima para as fotos!) e espero poder usufruir de todo seu potencial :o)

Isso dito, vamos ao que interessa! 

Manteiga de amendoim surgiu na minha vida durante a minha infância, quando eu estudava em uma escola americana. O horário era integral e eu almoçava na escola. No cardápio sempre tinha os famosos sanduíches americanos de manteiga de amendoim com geleia. Pra dizer a verdade, eu nem gostava desse sanduíche (preciso fazer uma nova tentativa, já que o nosso paladar muda ao longo do tempo!), mas a  manteiga de amendoim caiu no meu gosto e passou a ser parte integrante da despensa lá de casa já que ela já estava sendo produzida e comercializada aqui no Brasil. No entanto, com o tempo, minha mãe foi parando de comprar, acho que enjoamos um pouco, e fiquei muito tempo sem consumi-la. Recentemente, resolvi matar a saudade e comprei um pote do mesmo fabricante daquela época. Fiquei completamente decepcionada com o que fizeram com a manteiga de amendoim! Para encurtar, acrescentaram tanta coisa nela, que o que menos tem é amendoim. Mudou o sabor, ficou muito mais doce, mudou a textura, enfim, deve ter ficado muito lucrativa, mas perdeu muito da sua deliciosidade. Por esse motivo, eu já andava querendo fazer uma versão caseira para resgatar o sabor de outrora! Fiz uma rápida pesquisa e achei receitas das mais variadas, umas levavam açúcar, outras não, algumas levavam óleo, e outras alguns outros aditivos. Preferi tentar amendoim puro! (ou quase!)

...e foi assim que fiz....

Comprei 500g de amendoim cru. Claro que você pode comprar ele já torrado, vai te economizar tempo se você se dispuser a pagar um pouco mais.

Como torrar e pelar amendoins:

Espalhei o amendoim, em uma única camada, em um tabuleiro.


Levei ao forno moderado (160°C ~ 180°C) e levou 50 minutos para chegar ao ponto. Esse tempo pode variar bastante, dependendo do seu forno, portanto é bom fazer esta tarefa enquanto você estiver por perto. De vez em quando, é só misturar um pouco e tirar um amendoim para provar (depois que esfriar, claro). Dessa forma, o amendoim torrou na medida certa e uniformemente.


Chegou a hora de retirar as peles. Para isso, basta esfregar o amendoim (depois de frio), sem fazer força, entre as palmas das mãos, que elas vão se soltando com facilidade. O difícil é saber como descartar as peles! Se soprar, vai voar pele pra todo lado e você não vai gostar nada disso! Então, resolvi inovar e experimentei usar um desses secadores de saladas, achando que não fosse funcionar, mas valendo a tentativa...


Dividi o meio quilo de amendoim em três partes e centrifuguei cada uma por alguns segundos.


Adivinha! Funcionou! E muito bem! As peles sairam todas pelas frestinhas!


Os amendoins que sobraram com as peles foram aqueles que não chegaram a ser esfregados.


Um pequeno percentual que foi fácil terminar de retirar. Depois de uma última passada pelo secador de salada, um resultado perfeito! 100% dos amendoins pelados!


Como fazer a Manteiga de Amendoim:

Com os amendoins torrados e pelados em mãos, é só batê-los no processador com 1/2 colher de chá de sal. A princípio, eu ia fazer sem açúcar, mas provei e achei que pedia um toquinho doce. Juntei, então, 1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro. Para o meu gosto ficou perfeito. Você poderá ajustar de acordo com o seu gosto :o)


Primeiro o amendoim vira uma farofa:


Depois, vai se transformando....




Até ficar cremoso!


Tá pronta a melhor manteiga de amendoim que já provei! Super Aprovada!!

Até a próxima! Prometo que não demoro :o)


33 comments:

  1. Yey! O blog voltou a ativa! :D
    Manteiga de amendoim é muito amor! Certamente farei.
    Abraços

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada, Vah, por ter esperado pacientemente ;o)

      Delete
  2. Olá, Renata!
    Seja bem vinda novamente!
    O pior dessa receita é despelar os amendoins, mas da maneira
    que vc nos ensinou dá pra fazer tranquilo.
    A manteiga de amendoim caseira fica mais saudável, as de compra são
    muito salgada. Obrigada pela receita, adorei!

    Bjs, fique com Deus ♥

    ReplyDelete
  3. Que bom vê-la de volta, Renata! E, com uma receitinha para lá de gostosa ! Minha infância também teve manteiga de amendoim e eu gostava bastante. Vou tentar sua receita que me pareceu bem gostosa.
    Bj e não demore muito,
    Lylia

    ReplyDelete
  4. Renata volta por cima, receita dos Deuses, quero fazer,adorei a dica de tirar as casquinhas...

    ReplyDelete
  5. Que delícia ter você de novo por aqui. Seja bem vinda! Eu que ando sem tempo agora para o blog, mas não deixo de visitar e comentar no blog das amigas. Não gosto desta manteiga, mas meu marido ama, qq. dia vou fazer para ele.
    Bjkas! Frida Lucia

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Frida! Obrigada pelo carinho de sempre, e também por ter me aguardado voltar :o)
      Experimenta sim, super fácil de fazer!
      bjssss

      Delete
  6. Adoro Amendoim! Essa receitá é realmente uma delícia! parabéns!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada! Manteiga de amendoim industrializada, nunca mais :o)

      Delete
  7. Hey Xará, que alegria ver você de volta!
    Bom demais!
    Adoro manteiga de amendoim, mas não posso me permitir, eu me perco quando começo...rsss
    As dicas do amendoim são sucesso, adorei!

    Deixo aqui meu abraço, esperando que você não torne a sumir,

    ReplyDelete
  8. Um regresso bem apetitoso
    Gostei muito da receita e da dica para tirar a pele do amendoim
    Bj

    ReplyDelete
  9. Tiaaaa, bem vinda!!!! Agora tudo na santa paz, né!
    Deve ter ficado uma delícia, mas o que eu mais gostei foi a dica da secadora de salada! rs
    bjosssss

    ReplyDelete
  10. Receita Aprovadíssima!!!!! Acabei de fazer, ficou ótima!
    Aproveitei um restinho de amendoim assado bati tudo no liquidificador. Deu um trabalhinho pq tinha pouco amendoim e quando começou a virar pasta ele se escondeu no fundo da lâmina e na parede do aparelho, mas ficou tudo sob controle, rápido, fácil e uma delícia!!!!
    Ótima receita! Ótimo retorno!
    Beijos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que legal que você já prestigiou a receita! Obrigada por vir compartilhar sua experiência!
      bjsss

      Delete
  11. Renata, que bom que voltou, estava sentindo sua falta! Eu tbm já preparei minha própria manteiga de amendoim, ficou perfeita em cookies desse sabor!
    Bj

    ReplyDelete
  12. Renata it is so good to see a post from you !
    I make my own nut butters and I have to agree,they are amazing.
    Love the little peanut butter pot in the first picture

    ReplyDelete
  13. Welcome home Renata !!!! I am so happy to see you working again with your blog...I have been missing you a lot...that is for sure, believe me...

    Adele

    ReplyDelete
  14. OI Renata, morei 12 anos na América do Norte (entre US e Canadá) e nunca consegui me acostumar. Mas, feito em casa, deve ser muito bom. Vou experimentar, adoçando com meu contrabando de maple syrup 100% puro que trouxe do Canadá, colhido pelo tio de uma amiga. Tem coisa melhor? Beijo e muito bom que vc voltou! Carol, a dos macarons!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Carol,
      Maple syrup 100% e colhido pelo tio da amiga... ah que inveja ( no bom sentido, claro!)
      Um dia desses, resolvi investir ( sabia que seria alto!) em uma garrafa de maple syrup. De fato, estava caríssima aqui no Brasil, mas o pior é que tinha somente um pequeno percentual do xarope propriamente dito... desisti de comprar! Mas adoro, e acho que vai cair muito bem para adoçar a manteiga de amendoim!
      bjsss

      Delete
    2. Oi Renata, acabei usando melado de cana, queria aproveitar pra acabar com o restinho. Ficou muito bom, adorei! Meu pequeno comilão de 2 anos vai receber uma "dose" como porção de proteína. Duas perguntas: como conservar a manteiga? E o seu processador é daqui do Brasil? O meu é aquele que vem com o liquidificador, portanto, fraquinho, fiquei com medo de queimá-lo e preciso comprar um sério. Se vc não quiser colocar a marca do seu no blog, pode me escrever um email em mcarol@gmail.com. Obrigada, mais uma vez

      Delete
    3. A quantidade de óleo contida no amendoim, teoricamente, vai conservá-la por um bom tempo até mesmo fora da geladeira.... TEORICAMENTE.... usando o bom senso, da medo de deixar fora da geladeira com o calor do nosso país tropical, principalmente por ser caseira e sem aditivos e conservantes. Eu mantive a minha na geladeira e ficou perfeita ao longo dos dez dias que durou antes de acabar.
      Quanto ao processador, este eu trouxe lá da Coréia e é, de fato, bem possante ( a marca é NUC).
      bjssss

      Delete
  15. Renata, minha querida, já faz um tempinho que não vinha aqui nesse seu cantinho de delícias mil, fique sabendo que vc sempre fará falta para gente,viu! Mas eu entendo, que o dia a dia corrido faz com que a gente fique sem tempo para o blog,estou passando um pouco por isso, nem sabia que vc já havia postado essa e outra receita, fiquei tão feliz com o seu retorno, e tenha certeza que essa sua manteiga de amendoim é uma receita impecável! Um beijo super especial no seu coração

    ReplyDelete
  16. Oi Renata! Bem vinda! Seu blog está na barra lateral do meu blog, na parte 'Inspirações na Cozinha' e eu sempre dava uma olhadinha esperando atualizações. Que bom que voltou! Essa manteiga me lembrou o Amendocrem. Gostava bastante. Mas, certamente, a manteiga de amendoim feita em casa deve ter um sabor muito superior. Fiquei com vontade de provar. Beijinho.

    ReplyDelete
  17. That is a brilliant way to remove the skins from peanuts. Why on earth haven't I thought of this before!

    ReplyDelete
  18. que bom que voltaou e ainda por cima com uma delcia adorei a dica super esta 5* bjs bd

    ReplyDelete
  19. Amei, pode ser guardado na geladeira por quanto tempo? E rende uma porção equivalente a que? Muito obrigada e parabéns pelo blog!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada!
      Não sei precisar o tempo de validade, aqui em casa não durou muito. O alto teor de gordura do amendoim certamente vai permitir um tempo bem razoável de conservação na geladeira, desde que acondicionado em recipiente bem fechado, de preferência de vidro.
      Quanto à medida, embora eu não tenha medido o produto final, creio ter rendido mais ou menos uma xícara e meia.

      Delete
  20. Renata, você poderia me informar qual a potência do seu processador de alimentos? Estou querendo comprar um para fazer coisas como essa manteiga de amendoim que você fez, entre outras receitas ^^ Você poderia me dar essa dica?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Sylvia, a potência do meu processador é de 600W. Trouxe este da Coréia, mas acho que qualquer processador de boa qualidade fará o serviço. Eu não arriscaria, no entanto, aqueles pequeninos que talvez não aguentem o rojão.

      Delete
  21. Eu fiz e ficou ótimo, meu marido adora pasta de amendoim e amou esta... Obrigadinha pelas dicas...

    ReplyDelete
  22. Olá, 1kg de amendoim rende também 1 kg da pasta? Sei que 1kg é 1kg, mas fiquei em dúvida quanto a densidade do produto se isso mudaria. Quanto ao seu processador? Tem algum pra indicar? Quero comprar um, mas estou em dúvida na marca. Tenho receio em comprar e não ser potente o bastante. Obrigada, beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Liz, sim, 1kg é 1kg :o)
      Quanto ao processador, não sei dizer, o meu eu trouxe de fora na mudança de volta ao Brasil. Mas adianto que vale a pena investir em um processador de marca conhecida e não a onselho fazer a manteiga de amendoim naqueles processadores pequenos.
      Bjsss

      Delete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...