Wednesday

FERMENTAÇÃO NATURAL - 2° DIA

20 Ago 2014



24 horas depois... aparentemente nada mudou. Aparentemente! 

O cheiro já está levemente modificado. E o seu? 

Hoje vamos apenas mexer algumas vezes ao longo do dia. Se você fica fora o dia todo, basta misturar de manhã e à noite. O ato de misturar favorece a atividade das bactérias e leveduras que habitam nossa cultura.

Ao longo do dia, conforme eu mexia, já apareciam as primeiras bolhinhas.


À noite o cheiro já estava bem diferente. O cheiro de farinha de trigo deu lugar a um cheiro ácido, muito parecido com o cheiro do polvilho azedo (usado para fazer pão de queijo).

Misturei mais uma vez antes de ir dormir. Boa noite, CHEF!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Chegou agora? Comece por aqui:


FERMENTAÇÃO NATURAL - 6° DIA

FERMENTAÇÃO NATURAL - CONCLUSÃO

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Quer saber mais sobre Fermentação Natural? Vá para o índice:

FERMENTAÇÃO NATURAL - SOURDOUGH - INDEX

21 comments:

  1. OI, Re,

    Deveria ter começado o processo ontem, mas não foi possível, agora é deixar a coisa rolar, rsrs. Mas continuo de olho na evolução da fermentação, rsrs.

    Um beijo e boa tarde

    ReplyDelete
    Replies
    1. Marly, não se preocupe em acompanhar em tempo real, comece quando for conveniente pra você :o)
      O diário permanecerá aqui no blog.
      bjsss

      Delete
  2. É normal a água fica se separando da farinha?

    ReplyDelete
    Replies
    1. É normal sim, principalmente no início do processo de cultivo. Se vc estiver usando farinha integral, é mais frequente ainda o aparecimento desse líquido, que também acusa "fome".

      Delete
  3. Oi, o meu já dobrou de tamanho no 2 dia. Estamos no verão, pode ser a temperatura... Devo passar pro próximo passo?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Laura,
      Essa explosão de crescimento no segundo dia é normal, mas ainda näo são as bactérias que queremos, portanto isso deve desacelerar no 3° dia. Vc pode continuar com a rotina normal, ou até antecipar os próximos passos.

      Delete
    2. Mexi e voltou ao tamanho normal. Estou indo para o 4°dia e esta tudo indo bem. É normal a farinha integral absorver maia água que a branca?

      Delete
    3. É sim, usando o mesmo peso dos ingredientes, quando feito com farinha integral fica mais espesso.

      Delete
  4. Oii Renata! Agradeço pelo passo a passo! Achei incrível e já comecei o meu primeiro fermento <3 Comecei ele no sábado por volta das 19h. Hoje (agorinha) quando fui mexer, conferi o aroma e, ainda continua bem parecido com o do primeiro dia: cheirando agua com farinha. Hoje as 19h inicia-se o terceiro dia. Eu continuo com o cronograma de alimenta-lo hoje, mesmo assim? Muito obrigada!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Se ele nao mudou nadinha de cheiro, eu aguardaria mais um pouco.
      Pode ser a temperatura que anda mais baixa. Certifique-se de estar usando água sem cloro (filtrada ou mineral).

      Delete
  5. Estou começando o meu fermento hoje. Já havia feito um, que incluía açúcar também. Um abraço. Hoje é dia 30 nov 2016.

    ReplyDelete
  6. Olá Renata, estou no segundo dia do processo do fermento, assim como o da Camila uma pequena camada de água foi formada sobre a massa de fermento, devo alimentar ou mexer conforme suas instruções, ainda não toquei nele

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pode aguardar, Graziela, as vezes demora a responder nos primeiros dias.

      Delete
    2. Muito obrigada pelas instruções e por responder as perguntas, eu e a "Judite" estamos unidas na segunda tentativa de fazer fermento natural em casa! Espero colher os frutos logo mais.

      Delete
  7. Moro em Fortaleza, que faz calor. Nas primeiras 12 horas já tem muitas bolhas, mas a água separou um pouco da farinha. Alimento mais? Espero? O que faço?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Lua! O calor realmente acelera as coisas! Se já borbulhou e agora separou, pode antecipar a alimentação!

      Delete
  8. Olá!! Adorei a maneira didática como ensinou sua fermentação. Estou iniciando as leituras sobre o tema e tenho uma dúvida: Posso usar levain de farinha branca para fazer um pão integral? Teria algum prejuízo ou diferença no produto final? Qual a melhor farinha para se fazer o levain? Ficarei grata pela resposta.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Kely! Pode usar o levain de farinha branca sim! Houve uma época que eu transformava o meu fermento branco em integral para depois fazer o pão. Mas não faço mais isso. E continuo tendo ótimos resultados. Um fermento bem mantido e alimentado com frequência é mais importante para um bom resultado final. Eu costumo alimentar meu fermento com a mesma farinha que habitualmente uso para fazer pães. Dentre as farinhas disponíveis na minha cidade, ja testei varias, escolhi a que me deu melhores resultados e fiquei fiel a ela.

      Delete
  9. Fico imensamente grata pela atenção e rapidez na resposta!! Já iniciei com meu levain hj mesmo! Obrigada

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...