Monday

CHEESECAKE "NATUREBA" 2 - Versão "Prestígio"

31 Ago 2015



Se a receita é boa, tem direito a repeteco, certo? Desta vez na versão "Prestígio", ou seja, coco com chocolate, foi apenas necessário fazer pequenos ajustes na receita da versão "Morango" para obter mais uma deliciosa sobremesa natural e nutritiva. Daqui pra frente, o céu é o limite para variar os sabores deste "falso (mas muito mais saudável) cheesecake".

Quando provei o "Cheesecake Natureba de Morango" (o post anterior a este), notei que o óleo de coco usado como ingrediente emprestou seu suave sabor de coco ao produto final. A princípio, estranhei um pouco a combinação do morango com o coco, mas após a segunda colherada já estava achando divino! No entanto, não dizem por aí que se a vida lhe dá limões, faça limonada? Então, se ela lhe der óleo de coco, faça uma sobremesa de coco!

A receita é a mesma, só com pequenos ajustes:

O coco, que era opcional na base e que eu não tinha usado na versão morango, desta vez usei;

Ao recheio, que já tem sabor de coco emprestado pelo óleo de coco, acrescentei 2 colheres de sopa de coco ralado (fresco);

À metade do recheio acrescentei 2 colheres de sopa de cacau em pó;

não usei o suco de limão no recheio;

Usei forminhas pequenas de silicone que funcionaram muito bem, e nem precisei usar as fitinhas de papel manteiga. Mas lembre-se que devem ser desenformados ainda bem congelados, bastando "descascar" as forminhas;

As forminhas tem capacidade de 25ml e a receita rendeu 24 unidades do modelo "mini", ótimo para degustação dos marinheiros de primeira viagem pelas delicias da cozinha natureba;

Para esta versão não fiz calda, e enfeitei com coco ralado (fresco);

Ficou assim:


"CHEESECAKE" DE COCO COM CHOCOLATE (Crú e Saudável)

Prepare-se para fazer esta receita no dia anterior, deixando as castanhas de caju cruas de molho em água durante a noite (ou no mínimo 5 horas).

Base:

1/2 xícara de nozes pecã
(OU - amêndoas cruas (com ou sem pele) - OU - outra noz da sua preferencia. Eu usei pecã)

1/2 xícara de coco fresco ralado

1/2 xícara de tâmaras, sem caroço!
(As tâmaras recomendadas são do tipo Medjool, grandes, carnudas e deliciosas. Encontrei aqui no Brasil com nome de tâmaras gigantes e são bem mais caras do que as outras. Na falta destas, procure pelas mais macias e doces, que devem ficar de molho em água quente por uns 10 minutos, que foi o que fiz).

1/4 de colher de chá de sal marinho

1 colher de chá de extrato de baunilha

1 colher de sopa de óleo de coco derretido (se necessário) para dar liga 
(vai depender da umidade das tâmaras. Como o coco também tem umidade, não precisei usar)


Como Fazer:

Bata todos os ingredientes (exceto o óleo de coco) em um processador até que fique na textura desejada (mais fino ou mais rústico).

Pegue uma porção da mistura na mão e aperte. Se ligar, estará pronta, mas se esfarelar, acrescente o óleo de coco aos poucos até dar liga (máximo de 1 colher de sopa).

Divida a mistura em porções iguais no tamanho desejado, proporcional ao tamanho das forminhas que irá utilizar. Desta vez usei forminhas de silicone de 25ml de capacidade e rendeu 24 unidades. 


Forre o fundo das forminhas, apertando a mistura com os dedos. 

Reserve enquanto faz o recheio.


Recheio:

1 e 1/2 xícaras (225g) de castanhas de caju cruas
As castanhas de caju devem ficar de molho por pelo menos 5 horas, ou durante a noite.

1 colher de chá de extrato de baunilha

1/3 de xícara (80ml) de óleo de coco derretido

1/3 de xícara de mel (ou xarope de bordo, ou néctar de agave)

2 colheres de sopa de coco ralado (fresco)

água, se necessário (até 90ml)

2 colheres de sopa de cacau em pó


Como fazer:

Derreta o óleo de coco numa panelinha, em fogo brando caso o óleo esteja sólido. 
(o óleo de coco derrete a partir de 25° C, portanto nem precisará esquentar muito para derretê-lo)

Escorra as castanhas de caju.

Bata todos os ingredientes (menos a água e o cacau) no liquidificador ou processador, pulsando no início para quebrar as castanhas e depois aumentando a velocidade.


Se a mistura estiver muito grossa e difícil de bater, acrescente água, aos poucos, para ajudar. Mas cuidado para que não fique muito líquida. Ela deve ficar bem grossa e cremosa.

Despeje metade desta mistura numa vasilha e reserve.

À outra metade que ficou no liquidificador, junte o cacau em pó e bata para misturar.

Distribua a mistura branca nas forminhas preparadas com a base, até a metade.


Cubra com a mistura de cacau, enfeite com coco ralado fresco, e leve ao freezer por pelo menos 2 horas, até solidificar.


Desenforme "descascando" as forminhas de silicone. (se usar forminhas rígidas de metal ou plastico, use a técnica das fitinhas de papel manteiga, explicada AQUI. 

Arrume nos pratos de servir individuais e aguarde uns 30 minutos antes de servir para que readquiram a textura cremosa.

Se preferir manter congelado para consumo posterior, desenforme ainda congelado (como acima) e arrume em potinhos próprios para congelamento, voltando ao freezer em seguida.


5 comments:

  1. Oi, Re,

    Acho uma maravilha que um prato seja gostoso e saudável, rsrs. Este cheesecake deve ter ficado até mais saboroso do que anterior, né? rsrs. Eu ainda estou surpresa com o fato de a castanha se transformar numa "massa" cremosa e sólida e fiquei matutando se isso também não aconteceria com outras "nuts".

    Beijo e boa semana

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois é Marly, a cremosidade é impressionante! As outras nuts me causaram curiosidade também, quem sabe funciona? Vamos testar!!
      Bjsss

      Delete
  2. Oi, Re,

    Pois é, só testando pra ver se funciona, rsrs.

    Beijoca

    ReplyDelete
  3. Sou uma pessoa que não cozhina(va). Agora, me sinto uma Master chef graças a vc! Amo seu blog! Agora tento tudo, mesmo que não aprovado, continuo testando, hehehe.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Quanta honra, Muna. Obrigada! Fico muito feliz por estar incentivando as pessoas a comerem mais comidas caseiras e menos industrializados! A saúde sempre agradece!
      Bjsss

      Delete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...