Wednesday

GARI - O Gengibre em Conserva para Sushi

02 Mar 2016



Estou aqui soprando o pó que se acumulou no meu tão querido blog. Tenho estado envolvida em outros projetos e o blog foi ficando de lado. Mas ainda ando por aqui, viu? Agradeço a preocupação de alguns leitores com o meu sumiço.Vim para trazer uma receita que eu estava querendo testar desde que comecei a curtir a culinária japonesa..

A cozinha japonesa caiu no meu gosto não tem muito tempo. Ando explorando suas mazelas, já que esta culinária é bastante interessante e porque não dizer artística, o que me atrai mais ainda. Começo, então, pelo mais simples, a conserva de gengibre, servida com o famoso sushi. A receita é da Nami, autora do Just One Cookbook. Ela é japonesa, mora nos Estados Unidos e escreve em inglês, ensinando a nós ocidentais a arte da culinária japonesa com maestria!

O gengibre é um ingrediente que frequentemente tenho na minha geladeira. Certo dia, ao fazer compras, o gengibre da banca estava meio pálido, com pontas rosadas e bem diferente da aparência costumeira. Fiquei intrigada e não comprei. Alguns dias depois recebi a nova postagem da Nami com a receita da conserva de gengibre, onde ela explicava porque havia demorado tanto para postar aquela receita. Era justamente porque, fora do Japão, não é fácil encontrar o gengibre jovem (aquele rosado), perfeito para fazer esta receita. Caramba! Era o gengibre que eu havia visto no mercado e NÃO COMPREI!!! É claro que não encontrei mais o tal gengibre. Mas, ao melhor estilo japonês de paciência, aguardei e essa semana lá estava ele novamente! Pude, então, testar a receita que ficou maravilhosa! Então, se na sua próxima ida ao mercado você se deparar com gengibre rosado, aproveite esta rara oportunidade e experimente esta receita autêntica do Japão!

O gengibre, quando jovem é assim, mais clarinho e com as pontas rosadas. Sua pele é bem mais fina e pode ser facilmente raspada com uma colher. Suas fibras também são mais delicadas, resultando em um interior mais suculento e macio e mais fácil de fatiar.

Esta conserva serve de acompanhamento para os pratos japoneses e, segundo a Nami, sua função é de "limpar" o paladar entre uma degustação e outra. Por ser preparado com este gengibre bem jovem, sua coloração também fica rosada, uma característica da receita tradicional. O meu não ficou tão rosado, provavelmente não estava tão jovem como manda a receita autêntica, mas já valeu!


A receita original é bem pequena, a Nami usou somente 100~150g de gengibre. Como trata-se de uma conserva que dura cerca de um ano na geladeira, se adequadamente armazenada, e da raridade de se encontrar gengibre jovem, fiz uma receita bem maior.

GARI (Gengibre em Conserva)
(Adaptado DAQUI)

500g de gengibre jovem
2 colheres de chá de sal grosso (usei sal marinho não refinado)

Para o Vinagre Doce (AMAZU):

400ml de vinagre de arroz
1 xícara de açúcar cristal (usei orgânico)
2 colheres de chá de sal grosso (usei sal marinho não refinado)


MODO DE FAZER

O primeiro passo é preparar uma vasilha de vidro resistente ao calor, que tenha fechamento hermético.

Ferva água suficiente para encher a vasilha até a boca. Despeje a água na vasilha, que deve estar apoiada em um descanso de panelas, e reserve, sem tampar.

Lave bem o gengibre e raspe sua fina pele com uma colher, conservando as pontas rosadas.



Fatie o gengibre, de preferência usando um mandoline com graduação bem fina. Na falta deste, use um descascador de legumes ou até mesmo uma boa faca afiada e muita destreza :o)


Polvilhe 2 colheres de chá de sal grosso sobre as fatias e reserve.

Enquanto isso, encha uma panela média com água até pouco acima da metade (o suficiente para cobrir com folga o gengibre) e leve ao fogo até ferver.

Junte o gengibre à água fervente e cozinhe por 1 a 3 minutos, contados após o reinício da fervura, dependendo do quanto de ardência você prefira no gengibre. 

Escorra o gengibre numa peneira e espalhe-os bem. 

Esprema o gengibre com as mãos (usei luvas descartáveis para isso) e coloque-os no vidro previamente esterilizado e escorrido. Reserve.

Numa panela pequena, junte os ingredientes do vinagre doce (Amazu) e leve ao fogo até ferver. 
Deixe ferver até dissolver o açúcar, e o sal e amenizar um pouco o cheiro do vinagre (uns 3 minutos).

Deixe amornar um pouco e despeje sobre o gengibre reservado.

Se o seu gengibre estiver bem jovem, algumas horas depois a conserva vai se tornar rosada, e no dia seguinte estará mais rosada ainda.

Depois de frio, guarde na geladeira que, segundo a Nami, dura até um ano.

Ficou bom demais!!

2 comments:

  1. Looks perfect, Renata! Tank you so much for trying this recipe and linking back to my post! :) I love gari! Homemade is the best!

    ReplyDelete
    Replies
    1. I have to thank YOU! Mine didn't turn out pink like yours but definitely very tender and delicious ;o)

      Delete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...