Saturday

PAVLOVA de FRUTAS com CURD de MARACUJÁ - Desafio Daring Kitchen - Agosto / 2016

27 Ago 2016


Quando fiz Pavlova de frutas pela primeira vez, fiquei sonhando com a combinação das frutas com maracujá. Na ocasião eu não morava no Brasil e o maracujá era somente um objeto de desejo. Este desafio me deu aquele empurrãozinho para experimentar essa combinação, que não decepcionou. Ficou, de fato, um sonho!



Este desafio foi promovido por THE DARING KITCHEN.
As diretrizes e receitas originais você encontra AQUI.
A nossa anfitriã este mês foi a Marcellina, autora de "Marcellina in Cucina"


A Pavlova é uma sobremesa de efeito visual incrível. Parece muito trabalhosa  mas na verdade é até bem simples de se fazer. Os ingredientes são poucos e bem comuns. Já a decoração e os sabores, bem, o céu é o limite! 

Para este desafio fiz as Pavlovas em sua versão individual, ao contrario da minha primeira experiência, quando fiz a versão grande, que você pode conferir AQUI. Foi uma ótima oportunidade de comparar as duas versões. Na minha opinião, a versão grande fica com o merengue mais macio por dentro, o que me agrada mais. Na versão individual o merengue fica mais "biscoito" mas, em compensação, na hora de servir é um colírio para os olhos. Impressiona sempre!


PARA A BASE DE MERENGUE:

4 claras (120g)
1 pitada de sal
1 xícara de açúcar refinado
3 colheres de chá de amido de milho
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de chá de vinagre branco

Pré-aqueça o forno a 135°C. Se o seu forno não tiver essa graduação, tente reduzir a chama o máximo possível sem que se apague. Se ainda assim ficar muito quente, asse os merengues com a porta do forno entreaberta.

Forre uma forma rasa com papel manteiga anti-aderente.

Bata as claras na batedeira com a pitada de sal, até formar picos moles. Continue batendo, e junte o açúcar, aos poucos, até formar um suspiro espesso e brilhante, e todo o açúcar tenha se dissolvido. Faça o teste: pegue uma pequena quantidade do merengue e esfregue com os dedos. Se sentir os grânulos do açúcar, bata mais. Repita o teste até que fique completamente liso. 

Retire a tigela da batedeira e peneire o amido por cima do merengue. Junte a baunilha e o vinagre e misture delicadamente até incorporar tudo.

Modele as Pavlovas às colheradas, ou usando um saco de confeiteiro, deixando uma leve cavidade no centro.


Asse no forno bem moderado por uns 45 minutos, ou até que estejam secas ao toque. 


Apague o forno e deixe-as lá dentro, com a porta entreaberta, até esfriarem. Guarde em recipiente hermético até a hora de usar, caso não use imediatamente.

Monte as Pavlovas somente na hora de servir.


PARA O CHANTILLY:

500ml de creme de leite fresco, gelado

3 colheres de sopa de açúcar refinado

1 colher de chá de extrato de baunilha (ou a gosto)


Junte todos os ingredientes na tigela da batedeira e bata até virar chantilly, ou seja, quando começar a fazer desenhos com o batedor. Cuidado para não bater demais, pois pode virar manteiga!

Reserve na geladeira até a hora de usar.

PARA A MONTAGEM:

frutas frescas (usei  morangos, kiwi dourado e verde e physalis).

1 receita de CURD de MARACUJÁ


Perto da hora de servir, Disponha as Pavlovas em pratinhos individuais.


Preencha o centro com uma boa porção de creme chantilly.


Disponha as frutas a gosto. 


O molho de maracujá pode ser servido à parte, ou regado sobre as frutas, ou em volta da Pavlova. 

Eu coloquei antes das frutas (primeira foto do post) e foi um desastre! As frutas escorreram junto com ele!! Por isso ficou meio desarrumado. Se você espetar as frutas diretamente no chantilly, elas vão aderir e ficar do jeito que você arrumou!


2 comments:

  1. Renata, I love your individual pavlovas! I am so glad you finally were able to make passionfruit curd! Passionfruit are plentiful here as well and curd is a great way to use them up. Thank you for joining in!

    ReplyDelete
  2. Your pavlova's look wonderful, so richly decorated with fruit. Well done!

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...