Thursday

COINCIDÊNCIA?

08 Nov 2012

Hoje não tem receita, nem foto, desculpem-me. Só um desabafo.

Meu humilde blog está prestes a alcançar a marca de 1.000.000  (sim, um milhão) de acessos. Curiosamente, pouco mais de 20%, ou seja, mais de 200.000 (duzentos mil) acessos, estão concentrados em um único post, a TORTA DE MAÇÃ (na maçã) junto com sua versão em inglês. Um sucesso que, sinceramente, eu não esperava e que me surpreendeu bastante. A ideia original desta tortinha nem é totalmente minha. Devo-a à Paper Plates and China, onde me inspirei, e dou os devidos créditos em minha publicação, para criar uma variação com a minha personalidade.


Hoje, mais de um ano depois desta publicação, fui notificada por uma leitora de que a Ana Maria Braga havia feito a minha tortinha em seu programa Mais Você da Rede Globo. Fiquei toda orgulhosa e fui correndo assistir ao VÍDEO.

Não é que ela fez mesmo!! Não sei bem se foi diretamente no meu blog que ela pegou a ideia  pois esta já foi reproduzida por muitas outras pessoas, mas eu fiquei orgulhosa mesmo assim. Eu sinceramente não esperava que meu blog fosse citado lá, não fui assistir com esse intuito. Fui assistir ao vídeo com o coração batendo forte só pela felicidade de ver uma ideia sendo reproduzida. Porém, logo nos primeiros momentos do vídeo, fiquei decepcionada com as palavras anti-éticas da Ana Maria Braga:

".... é igual a uma boa culinária e uma culinária mais ou menos. Tem um monte de lugar aí que tem pessoas que copiam, né, e vão fazer a diaba da receita, e aí, rapaz, tem que jogar os ingredientes tudo fora porque tá errado. Então, tem que ter confiança naquilo que você vai... prás pessoas não jogarem dinheiro fora. Por isso que a gente aqui faz testes, testes, testes, testes e só quando chega na medida certa, do jeito certo, na invenção correta é que a gente traz aqui para vocês. A nossa cozinha é um laboratório de testes. Aí, essa tortinha foi uma invenção daqui da nossa cozinha que a gente estava buscando assim, uma torta de maçã agora para o final de ano pra facilitar a sua vida....."

Coincidência??? Até com o canudinho usado pra fazer os buraquinhos na torta???

Pronto... desabafei! Obrigada aos que ficaram para me ouvir.

31 comments:

  1. Re querida
    Fui uma das que fizeram essa torta, receita exatamente igual a que você postou e adorei, aliás como tudo que você posta aqui, com seriedade e compromisso.
    Bom, honestamente acho que o programa e a equipe dela passam pelos blogs para acharem receitas e pautas "originais", "testadas pelas cozinhas deles". Outro dia a Tati do Panelaterapia também falou algo como um lugar em Sorocaba que parecia o lugar da tal última novela de sucesso e LOGO DEPOIS o tal programa da namaria fez a mesma pauta. COINCIDÊNCIA????
    Enfim, não é o tipo de programa que acompanho, acho um lixo esse tipo delinguagem, uma pessoausar os grandes meios de comunicação com linguajar tão "coloquial". Uma jornalista deveria ter mais critérios para se expressar.
    Por aqui fica o feio que é divulgar uma autoria que não é deles. Temos a data da tua postagem e a do blog ao qual você se inspirou como provas, não é verdade???
    Tem que desabafar mesmo amiga.
    Beijos e bola pra frente!

    ReplyDelete
  2. Re
    Vc mais do que ninguém sabe da sua capacidade,amor e sensibilidade na cozinha. Vc faz mágicas em tudo o que bota essas mãozinhas, e não é à toa que está prestes a alcançar um milhão de acessos. Reconhecimento é muito bom,e é claro q num meio de comunicação como a tv esperamos sempre mais, ética, pelo menos.
    Mas de qualquer maneira vc já conquistou o reconhecimento de todos nós que acessamos sua cozinha em busca dessas delícias e estamos sempre por aqui.
    Um grande beijo

    ReplyDelete
  3. Renata,minha querida, acabei de ligar para central globo de atendimento(telefone:40022884) e deixei a minha queixa em relacao a receita que ela deu dando os créditos a cozinha "criativa" dela, falei da minha indignacao, porque eu sabia que essa receita a cozinha dela nao havia criado, porque ela já existia!!!!Falei do seu blog,onde eu tinha visto a receita há muito tempo,por tanto o que foi dito por ela era uma mentira e que eu estava decepcionada!!!!!!!Renata, sinceramente, tenho quase certeza que a receita foi retirada do seu blog, só se foi muitaaa coincidênciaaaaaaaa, ahammmm!!!!!Eu faco receitas do programa dela,e posto no meu blog, nao acho nada demais eles também buscarem inspiracoes em outros blogs, agora tomarem receitas que já existem como se fossem inventadas por eles é que nao dá para aceitar,né? Espero que os seus leitores queridos liguem à central de atendimento e falem sobre isso para que a verdade seja esclarecida!!!!!!!!!!Beijos e bola para frente sempre!!!!

    ReplyDelete
  4. Oi, Re,

    Achei a sua iniciativa de denunciar válida. A Internet tem se tornado
    uma terra de ninguém, lugar onde o trabalho NÃO TEM DONO e qualquer
    pessoa acha que pode se dar bem. De fato, a Internet tem esse lado
    bom de ser democrática e de possibilitar a divulgação de trabalhos de anônimos,
    pessoas que não teriam outro meio de alcançar tanta gente. Mas tem também
    o lado obscuro da usurpação do trabalho dos outros, dos desrespeitos absurdos
    às iniciativas de outros, às propriedades alheias. Não é a primeira vez que idéias
    consagradas são apresentadas na TV e até mesmo na própria Internet como originais.
    Não é impossível que a mesma idéia ocorra a mais de uma pessoa, isso já foi comprovado, PORÉM, o que temos visto muitas vezes é a cópia pura e simples. Às vezes ocorre também o mascaramento e reapresentação de uma boa idéia, já consagrada, que, no caso da culinária é a transmutação de uma receita em outra, mediante pequeninos ajustes. Por tudo isso há anos tramita no congresso leis que visam assegurar o direito à propriedade e o respeito à honra, na Internet. Mas essas leis não são aprovadas porque os usuários da Internet temem que elas venham a cercear a liberdade que temos hoje.
    Pior do que tudo o que relatei, no entanto, é ver os seus posts serem apresentados SEM O SEU CONSENTIMENTO em outros sites, coisa que vem ocorrendo comigo há anos.

    Beijo e bom fim de semana

    ReplyDelete
  5. Renata, é por essas e por outras que não assisto essa tal de Ana Maria BrEga! Ética é uma coisa que a pessoa tem, sempre teve, aprendeu em casa, ou não vai ter nunca, assim como essa senhora. Se aqui as coisas fossem mais sérias, eu te diria para abrir um processo por plágio, mas sabemos que isso daria muito trabalho e despesas, além de tomar muito tempo. Então, siga em frente! Sei que vc mantém o blog por puro prazer. Sei também que vc vai para cozinha por amor e é com carinho que divide com a gente o que vc testa, prova e aprova. Como diria Ibraim Sued, os cães ladram e a caravana passa. Não se deixe abater por conta de uma pessoa tão...NADA.
    Faz tempo que não "conversamos" ( total falta de tempo), mas estou sempre por aqui, conferindo sua maravilhas.
    Grande beijo

    ReplyDelete
  6. Ter ou não ter princípios. Tenho um blog pequeno, minhas receitas são receitas acumuladas ao longo de 40 anos de compartilhamentos com amigos, família, livros e por que não dizer programas em tv. Mas eu nunca disse que são criações minhas a salvo algumas que é de família e outras que eu elaborei à partir da prática diária de dona de casa. Hoje em dia eu vejo que a corrida para a audiência suplanta a ética a honestidade e a generosidade de dar os devidos créditos a quem é devidamente de direito. Pena muita pena tudo isso!
    Estou solidária ao seu desbafo.

    Um abraço

    ReplyDelete
  7. Acabei de deixar uma queixa nesse telefone pedindo retratação

    ReplyDelete
  8. Rê... uma coisa é fato... as suas tortas ficaram muito mais bonitas que as dela... :)
    Acho super anti-ético falar que desenvolveu uma receita, sendo que usou exatamente as mesmas características, quantidades e igredientes. Um dia ainda tento essa receita.. gostei muito!

    ReplyDelete
  9. Então, meninas, não é para fazer alarde, mas seria legal se quem tiver um tempinho disponível ligasse para a central de atendimento da globo, a ligação vai ser contabilizada apenas como uma ligação local para quem mora fora do Rio, eu moro aqui na Alemanha, e mesmo assim eu liguei para mostrar a minha indignação e para que a queixa chegue a produção da Ana Maria Braga. Penso que mais gente ligando, o nosso descontentamento, diante desse plágio, chegará mais cedo a Produção do programa Mais Você!!!! Vamos mostrar que nós blogueiras, ou não, podemos sim fazer a diferença nesse caso visível de plágio,por tanto vamos reclamar e pedir retratação!!! O telefone é esse aqui: 40022884!!!!

    ReplyDelete
  10. O assunto já está rolando no Facebook.
    Estou indignada com a descarada fraude.
    https://www.facebook.com/andrea.franca1/posts/438039566258046?notif_t=story_reshare

    ReplyDelete
  11. Vagabunda!!!

    Sorry, mas em situações como essa minha boca não fica fechada!!!

    Testes e mais testes? como assim? Tenha dó Dona Ana Maria Braga!!!!

    ReplyDelete
  12. Renata, raramente assisto a esse programa e das poucas receitas que me propus a fazer de lá nada saiu exatamente como esperava, isso quando ainda se salvava para ser comido. Vi o vídeo e é realmente deplorável a forma como ela enche a boca para dizer que foram eles que desenvolveram a receita! Lamentável e infelizmente não é a primeira vez que vejo receitas criadas por blogueiros aparecerem na tv como se fossem criações dos "grandes culinaristas".
    Como disseram as meninas, seu talento é muito maior e nós sabemos a VERDADE! E o melhor é que nós podemos dormir com a consciência tranquila, não passamos por cima dos outros para mostrar que somos melhores, somos pequenos mas fazemos tudo com honestidade, ética e responsabilidade! Bola pra frente amiga!!! Bjss

    ReplyDelete
  13. Rê, comportamento anti ético dessa pessoa, acho um absurdo esse tipo de situação, mas infelizmente estamos sujeitos a isso já que o mundo da internet é ainda sem leigislações suficientes para condenar os maus elementos, as pessoas que plageiam coisas que somos nós que criamos. Fez muito bem em desabafar e denunciar esse tipo de atitude.
    Beijinhos
    Aninha

    ReplyDelete
  14. Renata minha amiga muito amada, não consigo nem imaginar o tamanho do seu sentimento, pois só passando por isso para entender.Já me tiraram o mérito e muitas vezes o lucro em muitas coisas na minha vida, por isso hoje em dia prefiro não fazer nada do que ajudar as pessoas à crescerem subindo nas minhas costas e eu ficando para trás.Imagino que o sentimento seja o mesmo.Não costumo assistir o programa dela, prefiro somente ver as receitas prontas pela internet, sem ver o video, ainda não vi essa receita, mas farei questão de ve-la.Fique calma, se é que é possivel neste momento, mas o importante é que a torta é sua, os acessos são seus, e o mérito é todo seu e nós que te amamos e admiramos teremos mais certeza ainda do quanto você é talentosa e muito maior que essa tal pessoa que se acha por estar na tv, e sendo paga para isso.
    Fique certa de que isso só demonstra o quão grande é seu talento, pois ela quis para si o mérito da receita.Beijos amiga, um grande e carinhoso beijo no seu amoroso coração.

    ReplyDelete
  15. Rê querida, eu cheguei aqui feliz da vida e quando me deparo com seu desabafo. Estou inconformada com o que aconteceu, e vc tem todos os motivos do mundo para estar chateada, justo voce amiga, que é uma profissional que todas nós conhecemos, uma pessoa com talento inigualável e que nunca abriu mão de compartilhar conosco as receitas criadas por vc com tanta dedicação e empenho. Sinto muito por tudo Rê, principalmente diante de um plágio descarado e tão antiético como foi dessa senhora, que está ali apresentando seu programa, e tirando méritos que não são seus. Lamentável. Bjos querida, fique bem

    ReplyDelete
  16. Oi. Entendo completamente sua frustração, Re. Como assisto muitas vezes o programa da Ana Maria, já vi isso acontecer várias e várias vezes. Acontece que eles "chupam" da Internet muitas coisas, não só receitas, e dizem que foi a equipe deles que criou, isso é extremamente antiético, mas ela sempre faz e fala isso. Como gosto demais de seu blog e acho que você é uma pessoa do bem, vou escrever um e-mail prá lá falando sobre o assunto, porque nunca me manifestei a esse respeito, embora esteja "careca" de saber que é sempre essa falta de respeito com as pessoas por parte deles. Procure não ficar muito chateada, porque infelizmente essas pessoas são assim, e sei que meu e-mail não vai adiantar nada se não for acompanhado por 1 milhão de outros e-mails falando sobre o assunto e reclamando... Beijos e um lindo fim de semana!!

    ReplyDelete
  17. Muitos Parabéns Renata! Você merece por todo o trabalho e pela beleza e dedicação que os seus pratos refletem! Sou sua fã incondicional!
    Bj. Mafalda

    ReplyDelete
  18. Olá Renata, primeiramente, parabéns pelo 1 milhão de acessos!!Seu blog é um dos que tenho como referência,e foi justíssimo seu desabafo!!
    bjinhos!!!

    ReplyDelete
  19. Olá Renata, é a primeira vez que acesso seu site, fiquei encantada com a beleza, clareza e riqueza das informações de seu blog. Não fique triste pela pobreza de inspiração de outros, fique feliz pela sua criatividade, acho justo e merecido uma retratação!! abraços de sua nova admiradora
    Katia Monticelli

    ReplyDelete
  20. Something similar happened to a fellow blogger friend of mine in Sydney. So sorry to hear about this. I get quite angry at this, give credit where credit is due.

    ReplyDelete
  21. PARABÉNS PELO BLOG!!!
    E MUITO JUSTO O SEU DESABOFO!!!
    AGORA QUE A COINHA DELA É UM LABORATÓRIO É MENTIRA, TEM MUITAS RECEITAS DELA QUE EU MESMA FIZ E NÃO DÃO CERTO, JOGUEI LITERALMENTE NO LIXO!!!! E ELA JÁ FEZ ISSO VÁRIAS VEZES(NÃO LEMBRO AGORA QUAL FOI), MAS JÁ TINHA VISTO DETERMINADAS RECEITAS EM OUTRO LUGAR E ELA DIZENDO QUE FOI CRIADA PELA COZINHA DELA!!!
    DEIXA P/ LÁ!!!!SEU BLOG É BOM D+++++!!!!

    BJS...UM EXCELENTE FINAL DE SEMANA!!!!

    ReplyDelete
  22. Renata, nem sei o que dizer diante desse absurdo, apenas reintero minha admiração pelo seu trabalho maravilhoso feito com dedicação, profissionalismo e carinho...tudo aqui é absurdamente bem feito e verdadeiro...um blog honesto e divino!Ana Maria Braga não sabe nem onde estão suas panelas...bem se vê!
    Tenha um lindo e tranquilo final de semana!

    ReplyDelete
  23. Sinceramente, já perdi o respeito por ela há muito tempo. No meu caso, por ser vegetariana e ela sugerir um prato vegetariano que leva lombo, ou fazer um prato com carne em homenagem ao Paul McCartney, dentre outras coisas... Não me surpreende isso, viu... Mas acho é muito triste! Acho bem mais legal dar os créditos e mostrar que culinária é trocar idéias e receitas e que raramente inventamos algo!

    Adoro seu blog :)

    Beijão

    ReplyDelete
  24. Renata
    first of all congratulations on this wonderful milestone!
    it is very well deserved because you are a talented and wonderful person and you deserve all the best!
    I am so sorry to hear about the TV show, that is indeed very rude! some people really lack the ethics it takes to be human. Please don't let it get to you.
    I wish I had better advice to give you about what to do but all I can do is say that you know the idea is yours and your readers and everyone who tried it does too so please don't allow a person who is indeed worthless and ethicless to ruin your joy with your blog's success

    ReplyDelete
  25. Olá Renata, estou indignada tb com essa posição do programa, já ouvi diversas vezes a Ana Maria falar o contrário, que as pessoas pegam receitas do programa e dizem ser suas.
    Realmente tenho a mesma opinião da Manu, já perdi muitos ingredientes fazendo receitas do programa , então acho que se são testadas, deveriam dar certo.
    Liga não amiga, o que importa é que todos que te acompanham sabem da verdade.
    Adorei o teu blog e o teu justo desabafo.

    Bjsssssssssss e sucesso.

    Ah! Renata, sabe do que mais?
    Foi uma maravilha de propaganda p/ a tua torta , eu passei por aqui, vi o teu desabafo e estou pegando a receita p/ fazer kkkkkkkk.

    ReplyDelete
  26. Querida Renata,
    primeiramente parabéns, seu blog é maravilhoso, suas receitas são bem
    explicadas, amo vir aqui e aprendo muito com vc!
    Eu detesto o programa da Ana Maria, ela tem uma voz insuportável.
    O melhor de tudo isso é que seu blog está crescendo e suas receitas
    estão sendo testadas e aprovadas sem erros e sem medo!

    Que as bençãos de Deus esteja sobre vc!
    bjs e sucessos sempre!

    ReplyDelete
  27. Querida Renata,
    É muito triste ver episódios como esses. Infelzmente no mundo em que vivemos estamos sujeitas a este tipo de situação.
    Bola pra frente. O importante é que o seu blog tem o reconhecimento de seus leitores e que vem se firmando cada vez mais um excelente blog.
    Conte conosco.
    Bj,
    Lylia

    ReplyDelete
  28. Renata
    Desculpe só chegar agora e ver o seu justíssimo desabafo! Já tive também meus picos de raiva contra os vermes e parasitas da internet. Mas jamais poderia imaginar tamanha falta de ética e cara de pau da produção deste programa (que felizmente não dou ibope).
    Vou mandar para o programa da Fátima Bernardes uma sugestão de pauta, sobre a falta de capacidade das pessoas criarem algo e só copiarem. A vida dos parasitas das produções dos programas de TV.
    Lamentável.

    ReplyDelete
  29. Renata, só agora vi este post, desculpe-me mas andei fora da internet. To com você e não abro, antigamente eu gostava da Ana Maria, mas ha muito tempo, acho que desde que ela foi para globo que passei a perder o interesse.

    É lamentável o que foi feito, ela bem que poderia lhe dar os créditos, você gentilmente compartilha as receitas, sem cobrar nada, é muita sacanagem, estou enojada.

    Bjs, Frida Lucia

    ReplyDelete
  30. Renata mais um lugar onde partilharam sua receita
    http://www.youtube.com/watch?v=o0TCceVsjEU&list=UUQMDYlEFnk8jwwCADkHHsnQ&index=7&feature=plcp

    ReplyDelete
  31. Topei com esse blog lindo (porque tudo que me alimenta, que me faz viva, sempre é lindo) por um enorme acaso e nada a ver com essa receita, mas gostei do local e fui sapear, retirar uma coisinha linda feita com tomatinho cereja e deixar no meu "coisas que eu sei" lá no facebook (com créditos daqui viu?) e fiquei abismada com a cara de pau de uns e outros que se apossam das coisas alheias sem a menor licença e se dão ares de proprietários, de criadores. Sempre gostei de dividir o que vejo, o que sei, o que sinto... o que é meu sempre tem um "by San..." (que é bem pouquinho), mas o que não é, se não sei de onde vem só partilho e, quando sei eu credito, porque é justo e decente. Porque você não move uma ação contra a rede globo por plágio? Peça uma indenização, exerça sua cidadania. E parabéns pelo blog, que é o máximo, um show mesmo...

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...