Tuesday

OVOS BENEDICT - Desafio Daring Cooks - Dez/2010

14 Dez 2010

Read in ENGLISH



Esta é a minha primeira participação oficial no Desafio Daring Cooks. Eu sou muito mais uma "confeiteira" do que uma "cozinheira", portanto, fazer parte deste grupo será um desafio duplo para mim. Eu quero muito aperfeiçoar meus conhecimentos na cozinha e não há melhor lugar do este para isso. Parece que o meu começo foi bom, já que no desafio deste mês, Jenn e Jill nos desafiaram a usar a técnica do OVO POCHÉ (ou qualquer outra coisa Poché). Havia receitas deliciosas para escolher e eu escolhi "Ovos Benedict". Pode ser que não seja novidade para vocês, mas para mim, foi totalmente novo! Aprendi, também, sobre "Muffins Ingleses", fiz os meus em casa e ficaram deliciosos!

Bem, caso você seja igual a mim e ainda não conhecia "Ovos Benedict", trata-se de um prato para café da manhã ou lanche, composto por Muffins Ingleses tostados, cobertos com fatias de lombinho Canadense, (ou presunto, ou bacon), um ovo poché por cima, tudo regado com Molho Holandês. Eu não poderia imaginar como isso fica gostoso! Cada parte separadamente não revela o quanto é gostoso o conjunto! Fiquei surpresa na primeira garfada!

Você pode escolher como gosta da gema do ovo poché. Eu prefiro a minha cremosa, mas não escorrendo (levou 4 minutos cozinhando para ficar assim)

OVOS BENEDICT
(Adaptado da receita fornecida para este desafio. Minhas alterações em vermelho. Rende 4 porções)

Ingredientes:
4 ovos 
2 Muffins Ingleses (Fiz em casa)
4 fatias de lombinho Canadense (ou presunto, ou bacon)
Cebolinhas para enfeitar (Eu usei páprica picante)
2 colheres de sopa de vinagre (para fazer o poché)

Para o molho Holandês (rende 1 1/2 xícaras) (fiz 1/3 da receita)
3 gemas
1 colher de chá de água
¼ de colher de chá de açúcar
170 g de manteiga sem sal gelada e cortada em cubinhos 
½ colher de chá de sal
2 colheres de chá de suco de limão
Uma pitada de pimenta cayenna (opcional) (eu usei páprica picante)


Modo de preparo:

1. Encha uma panela média até a metade com água e leve para esquentar até quase ferver. Abaixe e fogo e mantenha nesse estado.

2. Corte a manteiga gelada em cubinhos pequenos e reserve.

3. Com um batedor de ovos (fouet), bata as gemas e a água em uma vasilha que caiba na boca da panela sem tocar na água quente.Bata até ficarem claras. Junte o açúcar a bata mais uns 30 segundos.

4. Coloque a vasilha sobre a panela com água quente e bata constantemente por 3 a 5 minutos até engrossar ligeiramente.

5. Retire a vasilha de cima da panela (mas deixe a panela no fogo brando) e junte a manteiga, pedacinho por pedacinho, devolvendo a vasilha para a panela com água, sempre que necessário, para derreter a manteiga , sempre batendo.

6. Uma vez incorporada toda a manteiga, retire do fogo e junte o sal, limão e pimenta.

7. Mantenha quente enquanto prepara os ovos. Para isso, utilize um recipiente previamente aquecido em água quente.

8. Se o nível da água da panela tiver baixado muito, adicione mais e deixe chegar ao ponto de pré-fervura novamente.

9. Junte o sal e o vinagre à água

10. Quebre os ovos numa tigelinha e depois transfira para a água quente. Para ajudar a manter o ovo inteiro, mexa a água e deite o ovo sobre o centro do roda-moinho que se formou. Cozinhe por 3 a 5 minutos (dependendo de como gosta da gema, mais mole ou mais firme)

11. Enquanto aguarda o cozimento dos ovos, frite ligeiramente o lombinho e toste o muffin.

12. Abra um muffin ao meio, coloque uma fatia de lombinho, depois o ovo poché bem escorrido e regue com o molho Holandês. Decore com cebolinhas picadas ou a gosto (eu usei páprica picante)

 Muffins Ingleses caseiros.
Aprendi que os Muffins Ingleses não devem ser cortados com faca e sim perfurados com um garfo em toda volta e depois abertos com as mãos.... interessante....
MUFFINS INGLESES

1 e 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco
1 xícara de água morna
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga sem sal amolecida
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de sal
1/4 de xícara de farinha de milho (fubá)
óleo suficiente

 Na tigela da batedeira, dissolva o fermento na água. Deixe descansar 5 minutos até começar a espumar. Junte a farinha, a manteiga, açúcar e sal. Bata na velocidade baixa até misturar bem e depois aumente um pouco a velocidade para sovar a massa por mais uns 5 minutos.
Coloque a massa em uma vasilha untada com óleo, cubra com plástico e deixe crescer até dobrar de volume, de 1 a 2 horas.
Despeje a massa em mesa enfarinhada e divida em 12 porções. Dê uma forma arredondada e acomode os muffins em um prato ou forma forrada com farinha de milho. Deixe descansar mais um pouco, uns 30 minutos antes de cozinhá-los.
Unte uma frigideira levemente com óleo. Disponha os muffins e cozinhe uns 5 minutos de cada lado em fogo brando. Poderá tampar a panela para ajudar no cozimento, principalmente na primeira metade. Após dourados dos dois lados, retire e sirva a seguir.

Para os  MUFFINS INGLESES, e para a técnica de fazer OVOS POCHÉ, eu segui as instruções dos vídeos do site The Culinary Institute of America (em inglês)

Se você quiser ver as delícias criadas pelos demais Cozinheiros Ousados, visite THE DARING KITCHEN onde encontrará, também, as receitas originais do desafio.

Meus sinceros agradecimentos a Jenn e Jill pelo maravilhoso desafio!

5 comments:

  1. Oi, Renata! Seus ovos Benedict ficaram com um aspecto delicioso! Sempre tive muita vontade de fazer esse lanche, principalmente o creme holandês, mas sempre tive medo de não acertar. Quem sabe me animo... =)

    Beijos

    ReplyDelete
  2. Olá, Renata,

    Primeiramente, parabéns pelo novo look do blog ficou tudo mais elegante e as fotos estão maravilhosas (quero que o meu blog fique assim também!! rsrs). Acho louvável o seu empenho em se aperfeiçoar na cozinha, eu também penso assim: se temos de fazer algo, por que não fazermos de forma excelente? E acho também que você está indo muito bem! Quanto aos 'Ovos Benedict', eu os conheço dos meus livros de receitas e de filmes e etc, rsrs. Mas ainda não os fiz, agora fiquei animada para fazê-los,rsrs.

    Um beijo!

    ReplyDelete
  3. These are beautiful. I miss the DB group. I hope I will be back soon.

    ReplyDelete
  4. Is this really your first Daring Cooks challenge? Everything looks fabulous and delicious.

    Where in Portugal is home?

    ReplyDelete
  5. Que delícia!!! Tô aguando aqui!!!
    Parabéns pelo seu primeiro desafio! Realmente é uma boa forma de aprender novas técnicas e receitas!
    A receita já está guardada!

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...