Adoro sobremesas de maracujá. Aliás, gosto de tudo de maracujá. Menos as sementes.... Embora sejam crocantes, e tudo que é crocante é gostoso, não gosto de encontrá-las na minha sobremesa. No entanto, confesso que gosto muito do visual que elas proporcionam, caracterizando o sabor, não deixando dúvidas do que se trata. Então, tratei de arranjar uma forma de resolver esse dilema.
Quanto ao Curd, esta é a "versão maracujá" do mais tradicional Lemon Curd, que também já apareceu AQUI. Versátil e delicioso, este creme/molho é azedinho-doce e vai bem sobre bolos, sorvetes, pavês e outras delícias como a receita do próximo post, em breve.
CURD DE MARACUJÁ
(Adaptado DAQUI)
85g de manteiga amolecida
1 xíc. de açúcar
2 claras
4 gemas peneiradas
2/3 xíc. de suco puro de maracujá
1 colh. de chá de suco de limão
Comece peneirando as gemas. Apoie um coador em um copo ou vasilha e deite ali a gemas. estoure-as e deixe que escorram, sem mexer, por alguns minutos. Este precedimento vai evitar o cheiro de ovo característico.
Bata a manteiga com o açúcar até ficar bem cremoso. Junte as claras e gemas, aos poucos, batendo sempre. Junte o suco de maracujá e o de limão e misture.
A esta altura, a mistura vai coagular, e você vai achar que deu tudo errado, mas não se preocupe, ao cozinhar vai ficar sedoso novamente. Deve estar aqui a explicação para o nome da receita!
Leve ao fogo brando, em panela de fundo grosso, mexendo sempre até engrossar ligeiramente. Estará no ponto quando o creme cobrir as costas da colher. Não deve ferver!
Retire do fogo, despeje em um refratário e cubra com filme de modo que o filme toque na superfície do creme para evitar que se forme uma película. Deixe esfriar e guarde na geladeira.
Depois de gelado, acrescente as sementinhas de chocolate.
Para fazer as sementinhas, derreta um pouco de chocolate meio amargo e proceda com a temperagem, conforme instruções DAQUI. Coloque o chocolate temperado em um saco de confeitar com bico liso e bem fino, ou use um saquinho tipo "ziplock" e corte a pontinha. Modele gotinhas em cima de papel manteiga e deixe solidificar. Evite fazer em dias muito quentes, salvo em ambiente refrigerado.
Hummm... que delícia! E magnífica sua ideia de fazer as sementinhas de chocolate. Eu também não gosto das sementes do maracujá e com certeza irei aderir à sua ideia!!!
ReplyDeleteBeijinhos...
Genial!
ReplyDeleteAdoro maracujá pena que por aqui estão sempre muito caros.
ReplyDeleteEsse curd deve ser divino
Que delícia esse curd, Renata! As gotinhas de chocolate devem dar um sabor todo especial.
ReplyDeleteBj e ótima semana,
Lylia
obrigada por compartilhar!! bjs
ReplyDelete