Monday

EMPADINHAS EM FORMA DE "MOONCAKE"

04 Out 2010

Read in ENGLISH


Enquanto eu procurava, aqui na Coreia, por cortadores de biscoitos para o Desafio de Setembro dos Daring Bakers, achei MUITAS outras coisas, entre elas, um modelador de "Mooncakes".


Mooncakes são uns bolinhos doces e recheados, muito tradicionais na China e na Ásia em geral, consumidos na metade do outono, na ocasião da lua cheia. No meio do recheio, os mais tradicionais bolinhos contém uma gema de ovo, que simboliza a lua. 
Existem muitas receitas diferentes para esta iguaria, e certamente não se parecem com empadas. Mas quando vi o modelador pensei instantaneamente na empadinha. Imaginei como ficaria bonitinha com aqueles desenhos impressos. Logo em seguida, visitei o blog  "AMBITIOUS BUBBLE" da Charlotte e ela havia feito algo muito parecido. Uma massa doce  com recheio de maçã que me inspirou ainda mais. A pouca dúvida que tive em comprar o modelador deixou de existir naquele exato momento!


Para modelar, basta abrir uma pequena porção de massa na palma da mão, fazendo com que fique côncava.


 Coloque uma colherada de recheio, feche com cuidado formando uma bola. 


 Coloque a bola dentro do modelador, e usando a mesa como base e pressione o êmbolo. 


 Levante o modelador da mesa e pressione novamente, desta vez para retirar o bolinho (empadinha).


Exatamente como a da Charlotte, a minha massa estufou um pouco e perdeu quase todo o relevo embora tenha mantido um pouco do desenho, mas ainda assim, adorei o novo visual da empadinha "de olhinho puxado".


Vou postar aqui a receita somente da massa da empada, pois o recheio foi improvisado com sobras de frango. O que eu queria mesmo era experimentar o novo brinquedinho :o)

MASSA DE EMPADA:

100g de manteiga gelada em cubinhos
1 xícara de farinha de trigo 
1/2 xícara de maizena
1/2 colher de chá de sal
1 ovo 

Bata tudo no processador até virar uma bola, ou amasse com as mãos tomando o cuidado de não trabalhar demais a massa. Leve a geladeira em saco plástico por pelo menos 30 minutos. Modele as empadinhas, recheie a gosto, tampe com massa, pincele com gema de ovo e asse em forno médio por aproximadamente 25 minutos, ou até corar.

8 comments:

  1. Wow that looks awesome and the cutter is too good too...

    ReplyDelete
  2. RE:Hi, I'm Renata from Testado, Provado & Aprovado! blog (http://testadoprovadoeaprovado.blogspot.com/) and I'm writing an article on EDIBLE CONTAINERS for The Daring Kitchen (http://thedaringkitchen.com). In my research on the subject, I found your post (http://podunkianpostgazette.blogspot.com/2008/07/maple-ham-eggs-cups.html ) and I would love to feature it in my article. May I please use your photo (The first photo of your post) and link back to your post? We always give full credit to the author and photo with a by-line & link.

    Absolutely, help yourself.

    Staci

    ReplyDelete
  3. Ei Renata!
    Não tinha visto esta ideia!!! Ficou muito, muito fofa!! Amei!
    Bjkas e parabéns pela criatividade e realização!!!

    ReplyDelete
  4. Boa tarde adorei as empadinhas ficarão lindasssss por favor saberia me dizer se consigo comprar este magnifico aparelho aqui no brasil.obrigado.

    ReplyDelete
  5. @neca - Só vim conhecer estes moldes, assim como os próprios "mooncakes", quando vim para a Coréia. Não sei se podem ser encontardos no Brasil, mas não custa nada consultar em uma loja de produtos asiáticos, quem sabe...
    Boa sorte e obrigada pelo carinho :)
    Renata

    ReplyDelete
  6. Boa noite, gostaria de saber onde comprar esse aparelho para fazer esses mooncakes!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Thiago, Este molde foi comprado na Coréia, nunca vi vendendo no Brasil, infelizmente.

      Delete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...