Wednesday

TIGELA DE SOPA COMESTÍVEL

13 Out 2010

Read in ENGLISH


 Você já havia pensado em comer seu próprio prato depois da refeição? Bem, agora você já pode! Tudo que tem a fazer é elaborar tigelinhas com massa de pão, utilizando uma forma dessas de fazer muffins para moldá-los. Quer aprender? Aí vai a receita:

MASSA DE PÃO

160g de água
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar
80g farinha de trigo integral
170g farinha de trigo especial
1 colher de chá de fermento biológico seco
Ervas secas a gosto (opcional)

Se você tiver uma máquina de fazer pães, poderá utilizá-la no ciclo "massa", de acordo com as instruções do fabricante. A água deverá estar em temperatura ambiente. Caso não tenha a máquina, siga os passos abaixo:

Numa tigela, misture a farinha integral, metade da farinha branca e o fermento (junte também as ervas caso vá utilizá-las). Reserve.

Em outra tigela, coloque a água morna, sal, açúcar e azeite. Adicione a mistura de farinha e mexa bem com uma colher. Vai ficar pastoso. Acrescente o restante da farinha aos poucos até obter uma bola de massa macia. Sove por mais alguns minutos e deixe descansar em uma tigela untada com óleo, e coberta com um pano úmido, até dobrar de volume. 

Passe a massa para uma bancada levemente enfarinhada e retire o ar da massa, formando uma bola.


Divida a bola em 12 partes iguais.


Forme bolinhas com cada pedaço e deixe descansar por mais alguns minutos, na bancada enfarinhada, coberto, somente o suficiente para relaxar o glúten.


Abra cada bolinha em um círculo de aproximadamente 10 cm.


Deite cada círculo em uma forminha de muffin de cabeça para baixo, bem untada com manteiga. Pressione levemente para dar forma. Repita com o restante dos círculos.


Cubra e deixe descansar até dobrar de volume. Leva cerca de 30 a 40 minutos. Vai ficar assim:


Asse em forno pré-aquecido a 180°C até corar levemente, cerca de 20 minutos. Cuidado, pois o pão pode escurecer bem mais  por baixo, dependendo de como é distribuído o calor no seu forno. Os meus ficaram assim:



Desenforme sobre uma grade e deixe esfriar.


Voilá! Estão prontos para servir sopas, pastinhas, ou qualquer coisa que sua imaginação criar! 



BOM APETITE!!!

No comments:

Post a Comment

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...