Wednesday

BISCOITO MARIA

05 Ago 2015



Já faz bastante tempo que venho reduzindo gradativamente o consumo de produtos industrializados. Um dia me dei conta de que determinados corredores dos supermercados já não são mais nem visitados por mim, e outros só rendem um ou dois produtos. O motivo disso, em primeiro lugar, é a qualidade da nossa saúde. Mas, o fator que mais me ajuda a diminuir a quantidade de químicas e ingredientes "impronunciáveis" contidos nestes produtos altamente industrializados é, sem dúvida, o prazer que tenho em reproduzir em casa coisas que normalmente compraríamos no supermercado. 


A seção de biscoitos doces do supermercado é o maior exemplo desta minha redução. Dela, só ainda pego biscoito Maria ou Maizena.... digo.... pegava.... pois descobri essa receitinha de biscoito Maria que não deve nada ao comprado pronto, pelo contrário, fica ainda mais delicioso. Delicioso também, é conhecer cada ingrediente ali contido, ainda que não seja nenhum exemplo de biscoito integral super nutritivo!


Acabei me empolgando e fazendo um formato engraçadinho mas que nada tem a ver com o autêntico e clássico biscoito Maria, que é redondo. Pra falar a verdade, o que eu queria mesmo era usar o cortador de biscoitos e o carimbo de alfabeto para massas que já habitavam a gaveta da cozinha há tempos ;o) Foi divertido, mas um pouco trabalhoso e é claro que você pode simplificar o processo. Vai ficar delicioso mesmo assim!



BISCOITO tipo MARIA
(receita adaptada DAQUI)


110g de leite

150g de açúcar

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

450g de farinha de trigo

1 pitada de sal

110g de manteiga gelada, sem sal

1 colher de chá de extrato de baunilha


Preparo:

Pré-aqueça o forno a 170°C (moderado)

Aqueça o leite numa panelinha, em fogo brando, junto com o açúcar e o bicarbonato, mexendo sempre. Quando o açúcar estiver dissolvido e a mistura espumar, retire do fogo, junte a baunilha e deixe esfriar.


Numa tigela, junte a farinha, o sal e a manteiga e misture até virar uma farofa (usei a batedeira, mas se desejar pode usar as pontas dos dedos e esfregar a mistura)


Junte a mistura de leite (fria) e misture até virar uma massa com consistência de abrir com rolo.


Embrulhe a massa em plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.


Abra a massa entre dois plásticos (ou papel manteiga), bem fina (2mm). 

Corte no formato desejado e, ainda no plastico ou papel manteiga, leve à geladeira num tabuleiro, até endurecer, o que vai facilitar retirar os biscoitos do plástico e passar para o tabuleiro onde vai assar.

Na falta de um cortador específico, ou para facilitar o processo, corte a massa com uma carretilha ou cortador de pizza. Se fizer assim, nem precisa separar para assar, basta ir direto ao forno depois de ficar um pouco na geladeira (esta ultima etapa na geladeira ajuda o biscoito a manter sua forma)

Passe os biscoitos para um tabuleiro forrado com papel manteiga antiaderente ou silicone.

Asse os biscoitos a 170°C (moderado) por uns 10 minutos ou até corar.

Retire do tabuleiro e deixe esfriar em uma grade.


Guarde em recipiente bem fechado.


OBS:

Achei que os mais fininhos e douradinhos foram os que ficaram melhores.

Estes biscoitos podem ser usados como ingrediente em receitas, como por exemplo, de pavês e bases de tortas doces.


Gostinho de infância! 

19 comments:

  1. Oi, Re,

    Que coincidência, recentemente eu andei pesquisando e testando receitas de "digestives biscuits", a fim de oferecê-los à minha mãe e sogros, que têm mais de 80 anos e preferem alimentos mais simples e... digestivos, rsrs. Até os menciono num post que rascunhei ontem, porque enviei alguns desses biscoitos a eles nesses últimos dias. Mas, não foi lá tão fácil chegar à receita que eu desejava, pois (como constatei) há digestives biscuits com muita manteiga e outros ingredientes, que tenho evitado.
    A sua receita é mais equilibrada e os seus biscoitinhos ficaram uns mimos!

    Um beijo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Marly,
      Esses biscoitinhos não são lá muito "digestivos" ja que levam farinha branca e tal. A proposta foi mesmo a de evitar os aditivos que encontramos nos industrializados. Vou aguardar pela sua receita dos digestivos, certamente serão ótimos!
      Bjsss

      Delete
  2. Também tenho esse marcador :)
    Mais uma receitinha de bolachas para eu experimentar. Só me falta é o tempo!

    ReplyDelete
  3. Adoro esse marcador de bolachas que máximo e as bolachas estão lindas e perfeitas.

    beijinhos

    ReplyDelete
  4. Olá Renata, tudo bem?
    Eu tbm não gosto de biscoitos industrializados, eles colocam muita gordura hidrogenada e além
    do sal, açúcar e td mais, rsrs.
    Os biscoitos caseiros são mais saudáveis e além de ser prazeroso fazê-los, eu amo!
    Os seus biscoitos ficaram lindos, amei o cortador!

    Bjs, fique com Deus! ♥

    ReplyDelete
  5. Hola Renata¡¡¡ enhorabuena por tu blog, acabo de encontrarte y me encanta todo lo que veo, me quedo como seguidora y te invito a visitar el mio, un besito

    ReplyDelete
  6. Oi Renata, estou confusa. É biscoito maizena que não leva maizena? :-) Carol

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Beiba,
      Na verdade é o buscoito Maria rsrs
      Não sei dizer se o industrializado leva mesmo Maizena.

      Delete
  7. Oi Renata,

    Esses biscoitos ficaram na minha lista até ontem, quando os fiz finalmente e adorei o resultado! Ficaram super crocantes - deixei ficar mais moreninhos - e o sabor hoje está mais acentuado e próximo ao original - ainda no forno senti um cheiro meio forte de farinha. Apesar de a receita ter dado super certo, eu achei que o resultado do aquecimento do leite com o açúcar e o bicarbonato havia desandado, pois tornou-se uma calda amarronzada (caramelizada suponho) com um creme branco por cima. Aqueci por mais tempo que devia ou era para ficar assim mesmo? A massa crua ficou até um pouco mais escura do que a sua. Você já tentou substituir parte da farinha por maisena? Gostaria de chegar ao sabor do biscoito Maizena Piraquê, que contém maisena. Vou arriscar da próxima vez.
    Obrigada! Beijos!

    Beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Alessandra,
      O meu leite não caramelizou não. A fervura, na verdade, é somente para dissolver o açúcar, o que não daria tempo de caramelizar. Enfim, tudo que é caramelizado fica uma delícia, então o seu biscoito deve ter ficado melhor ainda !
      Ainda nao tentei com Maizena, tenho evitado usar o amido de milho já que todas as marcas do mercado são transgenicas :o/
      Fico feliz que tenha experimentado uma das receitas do blog e obrigada pelo retorno com os resultados!

      Bjsss

      Delete
  8. Olá, que alegria encontrar essa receita. Na verdade estou a procura de receita de bolachas de maisena, mas a Maria já me alegrou bastante. Testarei nos próximos dias.
    Eu também tenho eliminado os industrializados. Faço meu leite de coco, ralo o coco, faço pão com fermento caseiro, geléias, sardinhas, até queijo tenho feito em casa. Isso tudo por causa de uma alergia bem chata a sulfitos, Ainda bem que adoro fazer minhas próprias receitas. Meus corredores de supermercado quase sempre se limitam ao de grãos e farinhas, azeite, manteiga e leite em saquinhos, além de hortifruti. Se você souber onde encontro a receita de Bolacha de maisena e puder me avisar serei muito grata (adorocrochet@hotmail.com) Já revirei a internet e nada. Também estou para testar uma receita de biscoito champagne que acabei de encontrar.
    Um abraço.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Maria Amélia,
      Fico feliz que tenha gostado da receita. Não conheço nenhuma receita de biscoito maizena. Suponho que seja feito com amido de milho, que hj só se encontra com o T de transgênico, infelizmente.

      Delete
  9. Oi, gostaria de fazer a receita mas tenho umas dúvidas por não ter balança. Saberia dizer quanto de leite em ml e quanto de farinha em xícara? Agradeço desde já!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Pri,
      As medidas são dadas em peso exatamente porque medir farinha em xícaras e colheres (por volume) pode dar uma tremenda diferença. Mas, se vc quiser arriscar... A farinha seria aproximadamente 1 e 2/3 de xic (sem apertar), o leite 110ml, e o açúcar 3/4 de xic.
      Espero que de certo!

      Delete
  10. Menina, você salvou minha vida !!

    Essa receita é o máximo. Tive que fazer algumas adaptações, pois descobri recentemente que meu bebe é alérgico a leite.
    Vou confessar, a primeira vez que fiz os biscoitos deram certo, porem ficaram amargos por causa do bicarbonato tive que jogar tudo fora.
    Mas não desisti, fui novamente para a cozinha tirei fora o bicarbonato, alterei o leite por leite de soja e a margarina por creme vegetal (gordura vegetal deu certo também).

    DERAM SUPER CERTO, MEU BEBE AMOOU. É UM ÓTIMO CORINGA, QUANDO ESTOU NA RUA E ELE VÊ ALGUÉM COMENDO ALGO E APONTA, CORRO LOGO PARA BOLSA E DOU UM DESSES BISCOITINHOS E PRONTO :).

    Já estou cogitando a ideia de fazer com raspas de limão, laranja, cacau, e aveia, pra dar uma variada.

    Muito obrigada por compartilhar a receita <3

    ReplyDelete
  11. Coitadinho do seu bebê, comendo biscoitos feitos com gordura vegetal, uma das mais condenadas atualmente, também chamada por gordura trans. Use manteiga mesmo, é uma gordura saudável de cadeia longa que não é absorvida pelo fígado. Certamente o amargor do biscoito não foi causado pelo bicarbonato de sódio pois é insípido.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Quem é alegico ao leite, tambem é alergico a manteiga. Faça a sua manteiga vegan com oleos vegetais tendo como base óleo de côco refinado. ( sem sabor)

      Delete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...