Foto gentilmente cedida por Aisse Gaertner |
Se você costuma fazer Chantilly, deve saber bem que depois de um curto tempo ele começa a perder sua textura. Caso você ainda não conheça esse segredinho, toma nota e experimenta no seu próximo Chantilly. Ele ficará mais fácil de decorar, caso prefira usar bico de confeitar, e a decoração vai durar muito mais tempo. Apesar de tudo, continua não sendo à prova de calor intenso, portanto, deve ser mantido na geladeira. Entretanto, o bolo dessas fotos resistiu mais de três horas fora da geladeira, impecável, com uma temperatura agradável, em torno de 25°C. Super aprovado!
Foto gentilmente cedida por Camila. |
O bolo? Usei aquele de arco-iris da minha experiência com os "corantes naturais", lembra?. Naquela ocasião, fiz um bolo de cada cor mas utilizei somente o centro de cada um, que foram cortados com um cortador de biscoitos redondo. Depois, congelei as camadas (com um círculo recortado no meio), que utilizei para este bolo. Eu poderia ter deixado o centro vazio, como se fosse um bolo assado em fôrma de pudim, mas preferi enchê-lo com Chantilly extra que desse conta desses lindos morangos (chamados, no supermercado, de "morangos fondue") que são maiores, mais vermelhos e mais doces do que os comuns. Me lembraram muito os morangos lá da Coréia... hmmm...
Foto gentilmente cedida por Camila. |
As fotos? Bem, eu não estava com minha máquina, mas fui prontamente assistida pelos queridos nora e genro, que registraram o momento e cederam suas fotos para o TP&A. Obrigada Camila e Aisse!
CHANTILLY ESTABILIZADO
(receita adaptada DAQUI)
500ml de creme de leite fresco bem gelado
4 colheres de sopa de açúcar refinado (usei glaçúcar)
1 colher de chá de gelatina em pó sem sabor
4 colheres de sopa de água fria.
1 colher de chá de extrato de baunilha (usei o meu caseiro, embora ainda não esteja bem maturado)
Coloque a água em uma tigelinha e polvilhe a gelatina por cima. Reserve.
Retire 4 colheres de sopa do creme de leite da receita e esquente numa panelinha, no fogão em fogo baixo, (ou numa tigelinha no microondas) até começar a ferver. Junte à gelatina reservada e misture bem. Esse processo vai dissolver a gelatina hidratada.
Leve a mistura à geladeira até ficar com textura de clara de ovo (uns 15 minutos). Caso você se distraia e a mistura passe deste ponto, leve ao microondas para dissolver (somente alguns segundos) e repita o processo. Bata com um fouet para homogeneizar. Reserve.
Coloque o restante do creme de leite gelado na tigela da batedeira e junte o açúcar. Bata até começar a encorpar, mas antes que chegue ao ponto de Chantilly.
Junte a mistura de gelatina e a baunilha e bata até o ponto de Chantilly, tomando cuidado para não passar do ponto, pois o creme pode virar manteiga! Essa etapa final acontece relativamente rápido, portanto fique de olho!
Oi, Re,
ReplyDeleteO bolo ficou um encanto e a sua idéia de usar os corantes naturais é supimpa! O chantilly estabilizado com o uso de creme de leite na gelatina também achei legal. Geralmente, quando quero me certificar de que o chantilly não faça água, acrescento a gelatina dissolvida só na água mesmo (método do chef Álvaro Rodrigues, rsrs). Na última vez que fiz chantilly, não fiz isso e me arrependi demais, rsrs.
Um beijo e boa noite!
I remember your little cake well, Renata. This one looks just as gorgeous!
ReplyDeleteOver here, we often use agar-agar instead of gelatin, and it is dissolved in hot water.
Renata, o bolo ficou lindo! Gostei da dica da gelatina.
ReplyDeleteBeijos
Maravilha de dicas Renata!!!! a gelatina deixa o chantilly mais firme e com uma textura perfeita!!!!!! Esses boli lindo e deliciosos de arco-iris, hein? Fiquei com água na boca!!!!! Beijinhos doces e um excelente domingo para você!!!!
ReplyDeleteRenata, adoro chantilly! Já tinha ouvido essa dica da gelatina, mas nunca testei. Anotadíssima...na próxima vez farei desse jeitinho!Obrigada e um beijo
ReplyDeleteSuas ideias e dicas são sempre super bem vindas Xará,
ReplyDeleteum chantilly que não desmancha, e um bolo com as cores mais lindas,
seu blog sempre me surpreende,
Amei!
Olá Renata!
ReplyDeleteAdoro suas receitas e dicas, nunca usei gelatina no chantilly, agora
tenho a receita, hehehe, valeu!
Seu bolo ficou lindo e com certeza uma delícia!
Bjs, fica com Deus!
Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
ReplyDeletereparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
decerto que virei aqui mais vezes.
Sou António Batalha.
Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.
Re querida já tinha ouvido falar no chantilly estabilizado, inclusive fiz e comigo não deu certo, mas agora entendo do por que não ter dado certo, precisa de técnicas e dicas tão boas como essas que vc deu no preparo da gelatina. Adorei. Vou fazer como vc ensinou na próxima vez. Seu bolo como sempre encantador. Obrigada por compartilhar. Beijinhos, ótima semana amiga
ReplyDeleteRenata, como sempre, com dicas excelentes de culinária. Não tenho hábito de usar chantilly em minhas receitas mas lembrarei desse segredinho valioso. O bolo está lindo. Sabe, sempre lembro desse seu bolo arco íris com corantes naturais. Desde a primeira vez que vi a postagem, gamei. Não sou adepta de corantes artificiais, por mais bonito que seja o aspecto que eles dão. Beijos, Paula
ReplyDeleteHummm,que rica con esa nata y que original con ese arcoiris...Besos Renata
ReplyDeleteTia, ja tinha ouvido falar dessa dica mas nunca cheguei a usar. Pra mim vai ser perfeita porque sempre que vou decorar bolo com chantilly sofro com minha mão quente que faz ele ficar liquido!
ReplyDeleteObrigada por compartilhar!
bjao
Nunca tinha ouvido falar nisto - de colocar gelatina no chantilly. Vou testar(e aprovar...)
ReplyDeleteforte abraço
w
Re, este chantily estabilizado, depois de aplicado no bolo não derrete? Ele pode ser aplicado no bolo e ficar fora da geladeira tipo pra entregar o bolo no dia seguinte? Beijos, Renata.
ReplyDeleteOi Re!
DeleteComo eu havia mencionado no post desta receita, este Chantilly "segura" melhor fora da geladeira, mas ele continua não sendo à prova de calor, a gelatina tb não resiste ao calor. O Chantilly deste bolo que fotografei se comportou muito bem fora da geladeira por pelo menos duas ou tres horas, não lembro bem, mas era agosto, a temperatura estava por volta de 25°.
Independente da temperatura, eu não deixaria o bolo fora da geladeira de um dia para o outro, ele pode até não derreter, mas poderá facilmente azedar.
Espero ter tirado suas dúvidas.
Bjsss
hola amiga, agradeço a dica vou tentar essa também faço meu chantilly a base de chocolate branco
ReplyDeletefica delicioso e não derrete o mais importante posso trabalhar ele com pasta americana.
bjos o sucessso
Ola tem como passar a receita de chantilly a base de chocolate branco? ele fica firme para decoração como flores e demais? obrigada
DeleteNão tenho esta receita.
Delete