Tuesday

PÃO NOSSO DE CADA DIA e um agradecimento

23 Out 2012



Hoje deixo registrada aqui a minha receita de pão integral, aquela que faço no nosso dia a dia, sempre cheia de sementes e afins. Nem sempre faço ela enfeitada assim, mas as sementes estão sempre lá, seja por fora ou por dentro! É sem dúvida nosso pão predileto aqui em casa. Ele fica delicioso!


Primeiro, faço uma mistura com os seguintes ingredientes (totalmente substituíveis e as quantidades podem ser aumentadas ou diminuídas a gosto):

2 colh. de sopa de sementes de abóbora
2 colh. de sopa de sementes de girassol
1 colh. de sopa de sementes de gergelim claras, levemente torradas
1 colh. de sopa de sementes de gergelim preto
1 colh. de sopa de sementes de linhaça (preferencialmente a dourada)
3 colh. de sopa de amêndoas levemente torradas e picadas grosseiramente (ou nozes, ou pecãs, ou castanha do Brasil)


Reservo mais ou menos 1/4 desta mistura em um potinho. O restante entra na seguinte massa:

Ingredientes:

1 xíc. (240ml) de água morna
1 colh. de chá de sal
2 colh. de sopa de açúcar mascavo
2 colh. de sopa de azeite (ou manteiga amolecida)
120g de farinha de trigo integral
a mistura de sementes (acima)
1 colh. de sopa de fermento biológico seco
250g de farinha de trigo (aproximadamente)

Numa tigela misture a água, sal, açúcar e o azeite. Junte a farinha integral e as sementes misturando com uma colher de pau. Junte metade da farinha e o fermento, e continue a misturar com a colher, acrescentando mais farinha, aos poucos, até que fique difícil de mexer com a colher. Nesse ponto, transfira a massa para uma bancada enfarinhada e comece a sovar a massa, juntando farinha aos poucos até que pare de grudar nas mãos e o produto final seja uma massa macia e elástica.

Faça uma bola com a massa e coloque dentro da mesma tigela que usou para fazer a massa, untada com um pouco de óleo ou azeite. Gire a massa para untá-la por igual. Cubra com um plástico ou um pano úmido e deixe crescer até dobrar de volume (cerca de 1 hora).

Vire a massa na bancada levemente enfarinhada e achate com as mãos, formando um retângulo. A massa não deve ficar fina. Enrole a massa como se fosse um rocambole. Pincele com água fria.


Espalhe as sementes reservadas na bancada e role o pão por cima para que colem em toda superfície, preenchendo as falhas com as sementes que ficarem na bancada.


Coloque em uma fôrma própria para pão de fôrma.


Cubra com o plástico (ou pano úmido) e deixe descansar novamente até dobrar de volume.


Um pouco antes disso, pré-aqueça o forno a 190°C. Asse por uns 40 minutos ou até corar.

As vezes, uso um refratário retangular e divido a massa em dois, fazendo dois rolos e arrumando lado a lado na fôrma, resultando em dois pães menores.


Desenforme ainda quente e deixe que esfrie em cima de uma grade. Corte em fatias somente depois de frio.




E agora, eu gostaria de agradecer a homenagem que a Léia do Receitas Culinárias prestou ao meu blog oferecendo este selinho super bacana, que agora ofereço e dedico aos meus queridos leitores. Obrigada pelo carinho, Léia :o)



25 comments:

  1. Que pão maravilhoso!!! parabéns!!!
    Merece compartilhamento!

    ReplyDelete
  2. Fiquei com uma vontade de comer uma fatia!
    As sementes dão um charme a esse pão!

    ReplyDelete
  3. Renata
    Muito lindo esse pão e uma textura fabulosa.Delícia!beijkas
    Parabéns pelo selinho!

    ReplyDelete
  4. Renata, que pães lindos e coloridos e ainda por cima super nutritivos e saudáveis! Uma pena não termos estas sementes de abóbora verdinhas por aqui, mas quero fazer este pão na primeira oportunidade!
    Receber este carinho e reconhecimento por parte de outros blogueiros é muito bom e vc mais do que merece!!! Parabéns!
    Bjss

    ReplyDelete
  5. Oi, querida,

    Que pães mais ricos e deliciosos! E esta casca "crocante" os deixa muito lindos.

    Beijo

    ReplyDelete
  6. Renata, que pães mais lindos! Fiquei admirada com a beleza, e imagino o sabor! Minha mãe vai AMAR esse pão, com certeza! hehehe
    Bjsss

    www.brisandonacozinha.com

    ReplyDelete
  7. espetacular!!!!

    as minhas sementes nunca grudam...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nem pincelando com água? É certo que na hora de cortar algumas sementes se soltam, mas em geral consigo bons resultados com a água pincelada.

      Delete
  8. Parabéns pelo maravilhoso e saudável pão. E parabéns pelo selinho!!!!Bjs Rejane

    ReplyDelete
  9. Que maravilha de pào adorei a receita quero fazer
    beijos

    ReplyDelete
  10. Oh Renata you bread looks amazing. I adore seeds on or in a bread too, this one looks irresistible. It has been too long since I have made bread.

    ReplyDelete
  11. Delicious and healthy bread to start a day.

    ReplyDelete
  12. Meu Deus, amo pão assim, cheio de sementes, meu maridão diz q é comida de passarinho. rs
    O seu está maravilhoso.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  13. Renata um pão lindo desses não dá para resistir, e com sementes que eu adoro.
    Esta mesmo o máximo.
    Parabéns pelo selo.
    bjs

    ReplyDelete
  14. Rê que lindos seus pães. Sabe que preciso fazer uns pães assim em casa, pois no meu café da manhã, todos os dias eu como aquele pão 12 grãos da Wickbold, estou tão acostumada com ele, que não sei comer de outro. Adorei sua receita, a massa é excelente e vou experimentar. Beijinhos

    ReplyDelete
  15. Minha Xará, nem sei o que dizer: estão simplesmente fantásticos!

    Divinos!

    Posso copiar?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ora, Xará, claro que pode.... deve... be my guest!!! Depois me conta!

      Delete
  16. Renata minha amada, você merece muito mais.Mas é o que posso lhe ofertar além da minha amizade e carinho.Adorei a receita desse pão.Amo pão cheio de grãos e sementes.Infelismente aqui em casa sou a única, por isso como mal como pão quase não faço.Mas anotarei sua receita certamente, e quando fizer te conto como ficou.Beijos minha amiga muito querida.

    ReplyDelete
  17. Que maravilha ficou este pão! De dá água na boca...beijinhos

    ReplyDelete
  18. Oi Renata!!!

    Ontem mesmo eu fiz essa receita mas troquei a água por Malzibier!

    Ficou uma delícia e fez o maior sucesso!
    O pão ficou lindo com esses grão em volta!

    Olha a cara dele aqui: http://goo.gl/XCz9T

    Obrigada pelas dicas! Adoro fazer pães e o seu blog é a maior inspiração!!!
    Beijos!!!
    Sua prima Bia

    ReplyDelete
  19. É um dos meus favoritos, cheios de sementes!!
    Bjs.

    ReplyDelete
  20. This is a gorgeous looking bread, Renata. I love it! I like all the seeds and nuts but I've never tried them together. A good idea for my next loaf, thanks!

    ReplyDelete
  21. Renata, seu pão é receita semanal, enrou na rotina da família, estou buscando uma alimentação mais natural e esse pão veio bem a calhar. Grata por essa receita e por dividir seu conhecimento e dom da alquimia culinária conosco.
    Citei você no meu blog e repassei a receitinha também. http://paasnavida.blogspot.com.br/2013/10/pao-caseiro-delicia.html
    Abraço

    ReplyDelete
  22. Delicia de receita, fácil de fazer, parabéns.

    http://confiaremdeus.com.br/

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...