Tuesday

SOUFFLÉ

16 Nov 2010

Read in ENGLISH


Adoro Soufflé! Não faço com muita frequência, mas fiz um há alguns dias atrás para aproveitar sobras de legumes. Ficou bonito e crescido.

Há alguns dias atrás, também decidi que faria parte do grupo "The Daring Cooks" (Os Cozinheiros Ousados) no site THE DARING KITCHEN, já que tenho visto ótimos trabalhos por lá. Para minha surpresa, no dia em que foi revelado o desafio de novembro (14), descobri que o desafio tinha sido de fazer Soufflé!!! O meu primeiro desafio como uma "Daring Cook" será em Dezembro mas já me sinto parte do grupo desde novembro :o)

MINHA RECEITA BÁSICA DE SOUFFLÉ:

250ml de leite
2 colheres de sopa de amido de milho
uma pitada de sal
1/4 de xícara de parmesão ralado
3 ovos (claras e gemas separadas)
1 xícara de legumes cozidos no vapor (ou outro recheio do seu gosto)

Em uma panela pequena, dissolva o amido no leite. Junte o sal e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até ferver e engrossar. Retire do fogo, junte o parmesão, misture bem e reserve. 

Numa tigelinha, bata levemente as gemas e junte um pouco do creme reservado. Misture bem e devolva para a panela com o restante do creme. Reserve.

Bata as claras em neve firme, porém não deixe que fiquem ressecadas. Misture delicadamente ao creme reservado. 

Despeje em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de rosca. Polvilhe com queijo ralado e mais um pouco de farinha de rosca.

Leve ao forno pré-aquecido (200°C) por aproximadamente 25 minutos ou até corar e ficar bem estufado.
Sirva imediatamente.
  

1 comment:

  1. Oi, Renata,

    Que imagem maravilhosa, a deste soufflé; você não é só uma cozinheira 'ousada', mas também muito competente, rsrs.
    Vou levar esta receita, pois fiquei encantada com este soufflé!

    Um beijo!

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...