Saturday

APRENDENDO A FAZER KIMCHI

12 Dez 2009



Hoje resolvi sair um pouco da rotina. Vou compartilhar a experiência que tive aqui na Coréia. Aprendi a fazer o famoso Kimchi. Na verdade, foi um evento beneficente, onde foram produzidas algumas toneladas desta iguaria que faz parte do dia-a-dia dos coreanos, para doação. Para quem ainda não conhece o Kimchi, trata-se de um fermentado de legumes, onde o mais popular é o de acelga . Primeiro é feita uma mistura que leva nabo, cebolinha (aqui utilizam um tipo bem maior do que a cebolinha do nosso cheiro verde), bastante alho, gengibre, molho de anchovas, um caldo grosso feito com um arroz especial que contém uma quantidade "extra" de goma e por fim.... muuuuuuuuuita pimenta vermelha em pó. Essa mistura é, então, esfregada por entre as folhas das acelgas que já haviam sido cortadas ao meio, salgadas de véspera e enxaguadas na manhã seguinte. A acelga murcha um pouco depois de recheada e usa-se a última folha de fora para fechá-la, fazendo uma trouxinha, nem tão "inha" assim. Depois disso, a acelga fica em recipiente fechado, fermentando por uma semana. Em geral, as famílias preparam uma grande quantidade de Kimchi que dura até um ano. São armazenados em refrigeradores que parecem com um freezer horizontal, e que é usado exclusivamente para o Kimchi, já que ele produz odores desagradáveis ao abrir a embalagem onde fica armazenado. Mas o odor é passageiro, por ser um alimento fermentado, e depois que passa, já está sendo apreciado por muitos ocidentais por aqui. Eu mesma aprendi a pegar uma folhinha pequena de alga crocante, colocar uma colherada de arroz, por cima um pedacinho de Kimchi, enrolar e comer imediatamente. Até que é bom, sabia? O povo aqui considera o Kimchi muito nutritivo, acreditam que seja o responsável pela boa saúde e longevidade. E para que tenham noção da popularidade deste alimento aqui, quando vão tirar uma foto, para que o sorriso saia bem bonito, dizem: K-I-M-C-H-I-I-I-I-I ! A receita? Bom, esta, por enquanto vou ficar devendo, pois neste evento, nada foi medido. As voluntárias coreanas responsáveis pelo preparo só usaram mesmo o "olhômetro".

3 comments:

  1. Oi, pode botar o KIMCHIIIIII, na mesa todo dia que eu como......Muito Gostoso e recomendo a todos que gostam de uma pimentinha na comida.
    Bjs,
    Paul

    ReplyDelete
  2. ... aprovado... tudo de bom... Rita/korea

    ReplyDelete
  3. ... super suave... e com um toque especial... eu diria que um toque bem brasileirinho... rsrsrs... prato coreano, mas com ginga de Brasil.... rsrsrsrs.... gostei... aprovadíssimo.

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...