Wednesday

PASTINHAS COM TORRADINHAS

03 Fev 2010

Primeiro, uma nota sobre torradinhas:



Parecem fáceis de serem feitas, e são.... não fosse a famosa  "Lei de Murphy".... Você fica tomando conta delas enquanto estão no forno, de repente você pisca e elas queimam. Para minimizar este problema, deixe o forno bem brando por tempo mais longo. Desta forma, elas vão desidratando e ficam crocantes por igual, sem precisar escurecer muito. E claro, você sempre pode recorrer às torradinhas compradas prontas, mas eu, particularmente, prefiro as caseiras. Se forem feitas com pão também caseiro, ficam melhores ainda e mais autênticas, além de mais saudáveis. Quem sabe na sua próxima investida numa receita de pãozinho de cachorro quente você possa aproveitar as sobras para experimentar fazer torradinhas! As pastinhas a seguir, também podem ser servidas com pães frescos, de preferência com textura mais rústica (os caseiros são perfeitos!) como, por exemplo, os integrais, com grãos, italiano, etc.

Agora sim... as pastinhas:


Essa é uma receita da minha mãe. Sempre foi sucesso em reuniões, aniversários, queijos e vinhos e até para um lanche em casa, porque não? É uma pastinha de ricota onde podemos usar a criatividade para variar sabores. Aqui, as 3 sugestões que sempre acabam primeiro nas reuniões: Alho, Azeitonas e Bacon.

PRIMEIRO PASSO (base da pastinha):

Ricota
Creme de leite e/ou maionese para dar liga

Na tigela da batedeira, amasse a ricota com um garfo e junte umas 2 colheradas de creme de leite e/ou maionese. Misture. Comece a bater com a batedeira e acrescente mais creme de leite e/ou maionese o quanto for necessário para formar um creme espesso, porém bem ligado. Esta quantidade vai depender da umidade da ricota, que é bastante variável.

SUGESTÃO DE SABORES:

Alho amassado a gosto

Azeitonas bem picadinhas (as recheadas dão um toque mais colorido)

Bacon finamente picado e frito, em fogo brando, em uma frigideira antiaderente, para que solte o excesso de gordura e fique torradinho. A gordura excedente pode ser descartada... não precisamos dela em excesso, certo?

Divida a ricota em 3 partes iguais e misture cada uma com um sabor diferente. Agora, é a hora de salgar. Alguns sabores necessitarão de mais sal e outros, como o de azeitona, por exemplo, talvez nem precisem ser salgados. Tudo dependerá dos ingredientes utilizados.


NOTA FINAL:

Se você mora na Coréia, como eu, onde ricota só se compra em mercados de importados a peso de ouro, você pode também fazer a ricota em casa. É simples e fica ótima. Além disso, você pode controlar a sua umidade, para que não necessite de muito creme de leite ou maionese para dar liga. Para isto, basta colocar leite integral em uma panela e acrescentar vinagre (2 colheresde sopa para cada litro de leite).Levar ao fogo médio. Assim que talhar e soltar o soro (não deve ferver!), apague o fogo e coe, deixando na peneira até esfriar.

3 comments:

  1. Perdição!
    Fica saboroso e sem culpa!
    Provado e aprovado por mim também!

    ReplyDelete
  2. Eu tambem testei, provei e aprovei estas torradinhas e essas pastinhas.....Hummmmm. delicia....pode continuar fazendo....comerei todas.....Te Amo.
    Paulo.

    ReplyDelete
  3. Amei as pastinhas são realmente saborosas uma delícia... especialmente a de bacon que foi a minha preferida. Testei e aprovei...

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...