Friday

ALHO EM CUBOS.... em cubos???

05 Mar 2010



Se tem uma coisa que me chateia na cozinha, é ter que espremer alho e ficar até o dia seguinte com aquele cheiro nas mãos. Aí, chega no dia seguinte, tem que espremer alho denovo! Adoro alho, mas só na comida. Sei que temos o recurso de esfregar as mãos numa colher ou "sabonete" de aço inox, que tem sua eficiência, mas nunca é 100%. Mas, verdade seja dita, eu não gosto mesmo do tal espremedor de alho. Já experimentei vários métodos para minimizar este problema como, por exemplo, processar uma quantidade maior de alho e guardar em um pote na geladeira, utilizando óleo ou azeite para conservá-lo, mas o sabor não é o mesmo e acredito que as propriedades também não, pois até a cor vai mudando com o tempo. O mesmo diz respeito à pasta de alho comprada pronta. O sabor é totalmente diferente. Recentemente comprei uma forminha para fazer cubinhos de alho congelados, que achei o máximo. Ainda não encontrei à venda no Brasil, mas acredito que logo, logo estará nas estantes das lojas de 1,99!


 

É só ir fazendo os andares de cubinhos com a forma própria.



Preencha os quadradinhos com o alho processado e aperte bem com a espátula que acompanha o produto.



Desenforme cuidadosamente com o auxílio da forminha com os pinos.





Quando terminar as camadas, as próprias peças usadas para enformar serão usadas para tampar a última camada.


Coloque em um saco plástico bem vedado para não passar cheiro para os outros alimentos e leve ao freezer até o dia seguinte. Depois, é só desenformar utilizando a mesma pazinha. Confesso que na hora de desenformar, os cubinhos estavam bem agarrados e foi um pouco trabalhoso, mas da próxima vez, vou forrar cada andar com um plástico para facilitar.


  Guardar os cubinhos congelados em um saco plástico (aqueles com zíper funcionam muito bem)  e mantenha-os no freezer. Na hora de utilizar, retire quantos cubinhos precisar e pronto! 


Nada de cheiro de alho nas mãos!

Dá um pouco de trabalho no início, mas com a prática, você pode tirar de letra! O trabalho é um só para durar bastante tempo, já que a forma comporta aproximadamente 500g de alho. 

Finalmente, meu espremedor de alho aposentou-se!

5 comments:

  1. Isso sim é uma achado!!!!!
    Aprovei também!

    ReplyDelete
  2. Achei a idéia fantástica!
    Mas fico em dúvida em relação ao cheiro. Lembro-me que algum tempo atrás uma empresa resolveu vender cebolas picadas congeladas e o frezzer ficou todo "perfumado" de cebola, por mais que a gente vedasse. O alho é bem mais forte. Me conta, não fica cheiro?
    Beijinhos

    ReplyDelete
  3. Olá Tania!
    Obrigada pela mensagem... não chego a ter grandes problemas com o cheiro no freezer, pois uso saquinhos tipo ziploc de boa qualidade (possuem um plástico mais espesso do que os saquinhos comuns para congelamento). Mantenho-o sempre muito bem "zipado" e não toco nos cubinhos com as mãos, logo, o manuseio tb não passa resíduios de alho para o exterior da embalagem. Outra solução tb seria utilizar potes rígidos, que tenham boa vedação, exclusivamente para este fim.
    Bjs e até a próxima!

    ReplyDelete
  4. Qual o nome deste produto? Para que eu possa procurar para comprar?
    bjs e obrigada!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vou ter que ficar te devendo essa resposta. Esse "gadget" foi comprado na Coréia quando eu morava lá. Não me lembro se na embalagem havia o nome do produto em inglês.
      Porém, se quiser fazer os cubinhos sem esta fôrma, você pode espalhar o alho processado numa forma quadrada ou retangularforrada com saco plástico, apertando bem, de forma que fique uma camada de uns 2 cm. Leve para o freezer até o dia seguinte e depois desenforme e corte (ainda congelado) em cubinhos. depois coloque os cubinhos no saco plástico ou caixa com boa vedação e volte ao freezer onde ficará armazenado para consumo.
      Espero ter ajudado.
      Bjsss

      Delete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...