Thursday

TORTINHAS DE LIMÃO

04 Mar 2010

Esta tortinha, além de ser deliciosa, é uma opção que não contém leite. Podem ser feitas em forminhas individuais de louça (como na foto) ou em forminhas de empadas ou, ainda, em uma forma única para ser fatiada.

 

Massa:

1 xíc. farinha de trigo
1/2 xíc. amido de milho
1/2 colh. (chá) sal
1/2 colh. (chá) fermento em pó
2 colh. (chá) açúcar
100 g manteiga gelada em cubinhos
1 ovo

Numa vasilha, misture os ingredientes secos. Junte a manteiga e esfarele com os dedos até virar uma farofa grossa. Junte o ovo e misture até virar uma bola. Pode ser feita em processador com o batedor plástico próprio para massas. Forre forminhas com a massa, por cima da massa coloque papel manteiga (próprio para culinária) e encha as forminhas com pesinhos, que podem ser feijões, arroz ou outro do gênero. A função dos pesinhos é de evitar que o fundo estufe e as laterais escorram. Arrume as forminhas em um tabuleiro e asse em forno preaquecido médio (200ºC) durante aproximadamente 20 minutos. Não deve corar!



Recheio:

1 xíc. açúcar
2 colh. (sopa) farinha de trigo
3 colh. (sopa) amido de milho
1 pitada de sal
1 1/2 xíc. água
2 limões (suco e raspas da casca)
2 colh. (sopa) manteiga
4 gemas

Enquanto a massa assa, faça o recheio. Em uma panela, misture o açúcar, a farinha, o amido e o sal. Junte a água, o suco de limão e as raspas do limão. Leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Apague o fogo. Junte a manteiga e mexa até que ela derreta e se incorpore ao creme. Numa tigelinha, bata ligeiramente as gemas e junte algumas colheradas do creme de limão quente, misture bem e devolva esta mistura para a panela. Volte ao fogo mais um pouco até ferver novamente. Apague o fogo e reserve.

Quando a massa estiver assada (sem corar), retire os pesinhos e o papel e encha as forminhas com o recheio de limão que pode ainda estar quente. 

Merengue:

4 claras
6 colh. (sopa) açúcar

Bata as claras em neve, junte o açúcar aos poucos batendo sempre até formar picos brilhantes. Ponha o merengue por cima do creme de limão com o auxílio de um saco de confeitar ou com uma colher. Leve novamente ao forno médio (200ºC) até dourar o merengue.  Retire do forno, deixe esfriar e leve  para gelar.


No comments:

Post a Comment

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...