09 Jun 2010
CREME DE MILHO VERDE
5 espigas de milho bem novas (apresentam cor amarelo claro e grãos suculentos)
leite
2 colheres de sopa de azeite
2 a 3 dentes de alho amassados
1 cebola média picada
sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
Com uma faca afiada, corte os grãos rente ao sabugo. Depois, passe a parte não afiada da faca pelo sabugo para retirar a polpa que resta. Coloque os grãos no liquidificador e junte leite somente o suficiente para bater o milho e transformá-lo em um creme mais ou menos espesso. Comece com meia xícara e vá acrescentando mais leite aos poucos se necessário. Reserve.
Numa panela, aqueça o azeite e refogue o alho ligeiramente. Não deve corar. Junte a cebola e refogue até murchar. Também não deve corar. Junte a mistura do liquidificador e cozinhe, mexendo sempre até engrossar um pouco e mudar a tonalidade do amarelo. Se for necessário, junte mais leite. A quantidade do leite vai variar de acordo com o grau de amadurecimento do milho, ou seja, quanto mais maduro, mais vai engrossar e mais leite será necessário.
Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e sirva imediatamente.
Este creme fica com textura rústica mas se desejar uma textura mais lisa, passe a mistura do liquidificador por peneira.
Thank you for adding the translator button. I don't understand hardly a word of Portuguese! This looks interesting. Our corn season isn't for at least a month but I would love to try it.
ReplyDeleteOlá, Renata
ReplyDeleteDemorei, mas respondi sua msg na no The Daring Kitchen. Tenho andado tão ocupada que tem dias que não cosigo nem olhar o que está acontecendo por lá.
Seu blog, sempre muito bom!
Abraços