Tuesday

GUACAMOLE E TORTILLAS CASEIRAS

30 Nov 2010

Read in ENGLISH

Desde criança, nunca fui chegada a abacate. No Brasil o abacate é consumido, em geral, doce em forma de sobremesa, amassado com açúcar e limão ou em forma de vitaminas. Curiosamente, sempre adorei a cor e a textura do abacate e lamentava profundamente não gostar daquilo, nem que eu fizesse força!

Há pouco tempo atrás, fui apresentada ao Guacamole, uma iguaria de origem Mexicana cuja base é o abacate. E foi a partir daí que tive a agradável surpresa de descobrir que ADORO abacate.... salgado!! Guacamole é muito fácil de preparar e delicioso. E, se tiver um tempinho extra para preparar as "tortillas" que o acompanham tão bem, valem cada minuto gasto!

GUACAMOLE

1 abacate grande maduro (melhor se não estiver maduro demais)
2 tomates sem sementes, picados miúdo
1 cebola picada miúdo
1 pimentão verde pequeno, picado miúdo
1/4 de xícara de suco de limão (aprox. 2 limões)
1 colh. de chá de sal
Pimenta vermelha a gosto


Corte o abacate ao meio e retire o caroço. Retire a polpa com uma colher e amasse-a em uma tigela grande. Você pode usar um processador de alimentos, mas cuidado para não virar purê. O ideal é que fique com alguns pedacinhos. Junte os outros ingredientes e misture bem. Guarde na geladeira, tampado, até a hora de servir. 

TORTILLAS

1 xíc. de fubá (eu usei milharina instantânea)
1 xíc. de farinha de trigo
1/2 colh. de chá de sal
2 colh. de sopa de manteiga amolecida
1/2 de xíc. de água (aprox)


Em uma tigela, misture as farinhas e o sal. Junte a manteiga e amasse até formar uma farofa. Junte a água aos poucos (talvez você não use toda a água, ou precise acrescentar um pouquinho a mais). Após juntar mais ou mens a metade da água, pare de mexer com o garfo e misture com as pontas dos dedos até formar uma bola de massa, que não deve ser seca nem pegajosa. Divida a massa em bolinhas do tamanho de uma noz. Cubra com plástico.


Abra cada bolinha em um círculo muito fino, quase transparente. 


Se você acertar o ponto da massa, ela vai abrir com facilidade sem grudar na bancada. Eu usei uma tábua de corte plástica que funcionou muito bem.


Pré-aqueça uma frigideira em fogo baixo e cozinhe os círculos até que fiquem douradinhos dos dois lados. Retire para uma tábua e corte, imediatamente, com um cortador de pizza. Se você não cortar imediatamente. ela vai ficar crocante e vai quebrar facilmente.

Se não utilizar em seguida, guarde em pote hermético. Não sei quanto tempo dura, pois nunca passaram de dois dias aqui em casa :o)




8 comments:

  1. Two specialities I adore! A yummy combo.

    Cheers,

    Rosa

    ReplyDelete
  2. Oi, Renata,

    A turma aqui ama guacamole e a sua receita não é muito diferente da nossa. Mas as tortillas eu nunca fiz, portanto, vou levar a receita, rsrs (obrigada por partilhá-la!).

    Um beijo!

    ReplyDelete
  3. Wonderful! Love those tortillas and that is a great guacamole.

    ReplyDelete
  4. Eu coloco um pouco de salsinha e/ou coentro finamente picado no guacamole também. Não muito coentro pra não saturar.
    Já as tortilhas, fazer em casa é novidade!!! Valeu!!

    ReplyDelete
  5. Great tortilla chips you made! They are thin and crisp to perfection! I go to restaurants that serve them, unlike the store bought ones. Thanks for showing how to do it. Guacamole,here they come! --You have inspiring comments that encourage me to do more nice things for you! Happy holidays!

    ReplyDelete
  6. Esto si que esta BUENISIMOOOOO ... me encanta tu blog , saludos desde VIGO -GALICIA -ESPAÑA .MARIMI

    ReplyDelete
  7. Une réalisation parfaite. Les 2 sont très réussis.
    J'aime beaucoup.
    See soon.

    ReplyDelete
  8. Pra vcs verem como ingredientes simples e uma receita mega fácil de fazer podem ficar tão gostosos... Não sei como passei minha vida toda sem fazer isso...

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...