Sunday

HIYASHI SOBA & TEMPURA - Desafio Daring Cooks - Fev/2011

14 Fev 2011

Read in ENGLISH



O desafio de fevereiro de 2011 dos Daring Cooks teve como anfitriã, a  Lisa do blog Blueberry Girl. Ela nos desafiou a fazer Hiyashi Soba e Tempura. Ela utilizou como fontes para seu desafio japanesefood.about.com, pinkbites.com, e itsybitsyfoodies.com
O desafio deste mês dos Daring Cooks  foi uma grande surpresa para mim. Comida japonesa! Sempre admirei a arte da cozinha japonesa com seus pratos leves e saudáveis. Mas nunca fui muito fã por um único motivo. Para mim, comida japonesa  é  era sinônimo de peixe crú, ao qual não sou muito chegada. Este mês tive minhas atenções voltadas para uma outra face desta culinária, que muito me agradou, e que será um novo mundo a ser explorado por mim.

Acho que o único prato japonês que  faz  fazia parte do meu repertório de receitas e que eu gosto muito,  é  era Yakisoba. De agora em diante, virão muitos outros!

Hiyashi Soba é um prato composto de macarrão de trigo sarraceno, servido gelado, acompanhado de vegetais, ovos e presunto (opcionais), servido com molho à parte. Tempura são pedaços de legumes, verduras e frutos do mar empanados com uma massinha leve e deliciosamente crocante.


MACARRÃO SOBA        

Ingredientes

2 litros de água + 1 xíc. de água gelada, em separado
340 g de macarrão de trigo sarraceno (soba)

Modo de fazer:

Para cozinhar o macarrão:

Ferva a água em uma panela grande. Junte o macarrão, mexendo para separar os fios. Quando a água voltar a ferver forte, junte o copo de água gelada. Repita isso duas vezes. A partir daí, teste  até que esteja "al dente".  Não cozinhe demais!

Escorra o macarrão e enxague com bastante água corrente fria. Isto irá estancar o cozimento e remover o amido da massa. Quando totalmente frio, deixe escorrer e mantenha coberto com pano úmido.

Esta foto mostra um pacote do macarrão de trigo sarraceno e uma garrafa de molho próprio para Soba, que usei para substituir a soja, o vinagre, o sal e o açúcar do molho temperado.
MOLHO TEMPERADO

Ingredientes:

¾ de xíc. de cebolinha picada
3 colh. de sopa de molho de soja
2 colh. de sopa de vinagre de arroz
½ colher de chá de açúcar
¼  colh. de chá de mostarda em pó
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 colh. de sopa de óleo de gergelim
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:

Coloque os ingredientes num pote de tampa hermética e sacuda bem até que o sal tenha se dissolvido. Junte 2 colheres de sopa de água e acerte os temperos se necessário.


Guarnições que utilizei:
(para a fritada em tirinhas, segui esta RECEITA)


TEMPURA
(Receita adaptada deste VIDEO fornecido para o desafio)

Ingredientes para a massa:

1 xíc. de farinha de trigo
1 colh. de sopa de amido de milho
1 ovo
1 xíc. de água muito gelada (+ cubos de gelo para manter a massa gelada)

Em uma tigela, junte todos os ingredientes, misturando somente um pouco, de preferência com palitinhos japoneses (hashi). Faça isso somente momentos antes de fritar. Esta massa não deve descansar.

Aqueça o óleo (160°C para vegetais ~ 170°C para frutos do mar).
Comece a fritar pelos vegetais. Polvilhe-os com farinha de trigo, mergulhe na massa e deite no óleo quente, virando na metade do cozimento, até dourar ligeiramente. Escorra em papel toalha, em cima de uma grade.
Os vegetais e frutos do mar devem estar bem gelados. 
Eu utilizei:


BOM APETITE!!


Meus agradecimentos a Lisa, do blog Blueberry Girl, por ter me mostrado que nem só de peixe crú se faz uma boa comida japonesa!

Para ver as criações dos outros participantes deste desafio, visite THE DARING KITCHEN, onde você também encontrará as receitas originais e orientações para este desafio.


8 comments:

  1. You made awesome Japanese treat. I love Soba noodles and tempura.

    ReplyDelete
  2. Love your photos and the finished dishes look sooooo delicious! Can I pop in for a dinner one day? ;) You did a GREAT job! Kudos!
    Pozdrawiam! Anula.

    ReplyDelete
  3. The English translation says Hiyashi Soba contains ice cream ;-)

    Stunning photography and what a beautiful assortment of ingredients! Wonderful preparation of this challenge.

    ReplyDelete
  4. Bacanérrimo!

    Tudo no capricho e no maior bom gosto!

    Parabéns pra você e suas criações!

    Yes, you did a wonderful job!

    ReplyDelete
  5. Oi, Renata,

    Nós aqui somos fãs de comida japonesa (exceto peixe cru, rsrs). Então eu gosto de tudo isso que você fez e costumo comer estas delícias pelo menos uma vez por mês.
    Agora, cá pra nós, você está se tornando uma chef, viu? rsrs.

    Um beijo e bom fim de semana.

    ReplyDelete
  6. Wow what a awesome execution of the challenge..wonderful spread and everything makes me to drool and tempura is my fav and that perilla leaves I love it.. Presentation is fabulous.

    ReplyDelete
  7. Hummm, Renata, essa receita dá aguá na boca.

    Não tenho descendência oriental, não gosto de sushi, mas adoro Hiyashi Soba e Tempura, nunca comi os 2 juntos, mas tenho certeza que deve ficar muito saboroso.

    Obrigada por partilhar essa delícia.
    Bjs, Frida Lucia
    http://www.agulhascolhereseafins.com/

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...