Sunday

BISCOITINHOS DE AMÊNDOAS

15 Jul 2012


Eu tinha todas as intenções de fazer biscoitinhos amanteigados tipo "Spritz Cookies". Para quem não conhece, são feitos com a ajuda de uma pistola que possui vários discos para fazer biscoitinhos dos mais variados formatos.  

Um dia desses, recebi um comentário muito simpático da Ana Paula (Cozinha com Paixão) e fui conhecer seu blog. Ela havia postado uns biscoitinhos desse tipo e fiquei com muita vontade de fazer também já que tenho a pistola há muito tempo guardada sem uso. Tirei a minha pistola de biscoitos do fundo do baú :o)

Acabei adaptando uma receitinha da Marly (Saboreando a Vida) que já estava na minha lista de espera há tempos! À receita dela somente acrescentei amêndoas levemente torradas e moídas.


Fiz a massa, que me pareceu maleável o suficiente para a pistola, e formei um bastão do tamanho do cilindro para facilitar a alimentação do aparelho.


Escolhi uma das plaquinhas e montei a pistola.



Fiz alguns testes...


E comecei, então, a fazer os biscoitinhos no tabuleiro. Antes mesmo de encher completamente o primeiro tabuleiro, a pistola quebrou :o( Acho que já estava guardada há muito tempo, o plástico devia estar ressecado, não sei. Fiquei muito frustrada. Nem sequer consegui testar com os outros discos. Assei aquele tabuleiro e guardei a massa na geladeira para outro fim.

Depois de assados, ficaram assim... tão bonitinhos e rápidos de fazer!


Somente dois dias depois, resolvi fazer biscoitinhos com a massa restante. A massa estava um pouco pegajosa, mas com ela ainda um pouco gelada consegui abrir e cortar com cortador de estrelinha. Com as aparas de massa enrolei bolinhas e achatei com um garfo. Depois de assados e frios, polvilhei com açúcar. 

Na verdade, as amêndoas não deram um sabor muito marcante. Mas ficaram bem gostosos.

BISCOITINHOS DE AMÊNDOAS

1 xíc. de manteiga em temperatura ambiente
1 xíc. de açúcar 
1 ovo
1 colher de chá de baunilha
1 pitada de sal
2 2/3 xíc. de farinha de trigo
1 xíc. de amêndoas levemente torradas e passadas no processador.

Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até ficar claro e fofo. Junte  ovo, a baunilha e o sal e bata mais um pouco. Por último, acrescente a farinha de trigo e de amêndoas, batendo em velocidade baixa somente até agregar. Não deve ser batida demais.

Encha a pistola (se for utilizá-la) e forme os biscoitinhos em tabuleiro SEM UNTAR. 

Se preferir abrir a massa, deixe que descanse na geladeira por 1 hora ou mais e depois abra entre duas folhas de papel manteiga ou saco plástico aberto, próprio para alimentos.

Corte os biscoitinhos no formato desejado ou faça bolinhas e achate com um garfo.

Asse em forno moderado (180°C) por aproximadamente 12 minutos ou até que comece a corar nas beiradas.

Retire e deixe esfriar em uma grade.

Depois de frios, polvilhe açúcar refinado (opcional)


23 comments:

  1. Que saudades da senhorita e das suas deliciosas receitinhas!! Amei esses biscoitinhos!
    A pistola dá um formato bem legal mesmo, além da praticidade, porque te confesso q não tenho muita paciência pra biscoitos... rendem muuuuito rsrsr Mas os q vc fez sem a pistola ficaram também muito lindinhos e deliciosos com certeza... beijão Renata... q bom ter vc por aqui!

    ReplyDelete
  2. Oi Renata,
    Você me lembrou que tenho essa pistola e nunca, nunca mais usei.Qualquer hora dessas tiro do armário para fazer esses seus deliciosos biscoitos.
    Bj e boa semana,
    Lyla

    ReplyDelete
  3. Minha querida Xará,

    sabe que eu tenho uma engenhoca dessas mas não me acerto com ela? Uma chatura, acho que não tenho paciência suficiente...mas bem que eu queria, viu? ficam tão lidinhos os biscoitos né?

    Com ela ou sem, os biscoitinhos de amendoa devem ficar bons demais, qualquer hora eu faço, claro!

    ReplyDelete
  4. Renata, biscoitinhos com cha nesse tempinho caem muito bem! Não tenho essa pistola, tenho a impressão que devem dar um trabalhão pra lavar (rss) mas parecem ser bem práticos e rápidos! As receitas da Marly são ótimas mesmo e imagino a gostosura desses biscoitos! Bjss e uma boa semana!

    ReplyDelete
  5. Que belezinha, seus biscoitinhos ficaram lindos! Sou apaixonada por biscoitos e vou testar essa sua receitinha. Só fiquei triste de saber que sua maquininha quebrou no "meio do caminho". Que pena... Eu tenho aquela de metal, a Marcato, e só usei uma vez, mas não deu certo por causa da consistência da massa. Acho que me animei com sua linda foto!! Beijos e obrigada pelo post!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que legal você ter ido me visitar e ter gostado das peças de vidro! Obrigada por ter passado por lá e também pelos elogios, você é muito delicada!
      Beijos!

      Delete
  6. Renata querida que delicia, adoro biscotinhos para acompanhar com um chá ou cafézinho, as minhas latas de biscoitos aqui em casa sempre tem que estar cheias hehe. Os seus com pistola ou não, ficaram lindos demais. Mas tenho muita vontade de adquirir uma, pois os moldes são bem graciosos. Lindos, adorei. Beijinhos ótima semana

    ReplyDelete
  7. Que delicados! Combinam perfeitamente com minha xícara de chá quentinho e a neve que está quase caindo lá fora (tá bom, foi exagerado - mas que tá um frio danado, tá).Eu tinha uma pistola destas, e também "esfarelou" por falta de uso. Outro dia comprei uma bem simples na lojinha de 1,99 e preciso inaugurar. Quem sabe serão estes deliciosos biscoitinhos?
    Beijinhos

    ReplyDelete
  8. Oi Renata! Que prazer encontrar seu blog! Estou encantada com suas receitas! Já estou seguindo, quero acompanhar suas delicias!
    Bjss
    Mel

    ReplyDelete
  9. Oi, Querida,

    Desculpe o atraso, é que, como disse, eu andei "borocoxô' e adoentada.
    Que lindo que ficaram os seus biscoitinhos, tanto os "spritz", quanto
    os cortados! a produção da foto dos cortados, aliás, ficou linda, com esta toalha bordada (adoro toalhas bordadas, rsrs). Além de lindos e 'trés chic', seus biscoitos devem ter ficado também deliciosos.
    Muita gente já reclamou das pistolas, nos foruns de culinária do mundo, reclamavam
    da dificuldade de manuseá-la e também da fragilidade delas. Na prática eu descobri que a massa não pode ser firme demais nem mole demais. Firme força os discos e pode quebrá-los, mole gruda no disco e o biscoito não mantém a forma.

    Beijo e muito obrigada pela menção ao bloguito.

    ReplyDelete
  10. Renata, os biscoitinhos ficaram lindos e com certeza as amêndoas os deixaram especiais!!
    Bj,

    ReplyDelete
  11. Hi Renata, these cookies look so yummy and beautiful!
    Have a nice day

    ReplyDelete
  12. Oi Renata.. conheci você lá no blog da minha amiga Mel..
    E estou aqui encantada com tanta coisa linda.. e gostosa..
    Um beijo carinhoso e uma tarde mais que linda viu?
    Sheila

    ReplyDelete
  13. Eu tinha uma máquininha dessas aqui guardada comigo. Era da minha irmã, nunca tentei fazer biscoitos com ela pois tinha tanta peça que eu me perdi sempre na hora de montar...devolvi para ela...rs!
    Os biscoitos parecem bem gostosos e macios.
    Ontem fiz uma receita sua de waffle de pão de queijo, ficou muito gostoso, fez sucesso no café que fiz para minhas irmãs, vai demorar um pouquinho, mas logo entra no blog.
    Um abraço e Bjs!!!

    ReplyDelete
  14. Ótima receita, mas dispenso a maquininha. Descobri um descascador de vagens que tinha guardado há anos, bem como outras geringonças que tinha na cozinha ocupando espaço. Abraços

    ReplyDelete
  15. Desde que vi esses biscoitinhos na Newsletter não consigo esquecê-los! Achei tão lindinhos!! Confesso que gostei mais dos sem maquininha! Imagino mesmo que o sabor das amêndoas tenha ficado suave, amêndoa é suave, né?!

    Beijos, obrigada pelo comentário no Chocorango!

    Talita

    ReplyDelete
  16. Oi Rê!
    Muito obrigada pelo elogio às minhas fotos, de vez em quando elas saem bem bacanas. A porta da cozinha tem sido o lugar ideal, bate sol e as fotos ficam boas apesar da máquina não ser profissional. O ruim é quando faço algo à noite e não dá para esperar o dia seguinte, aí fica aquela foto bem feia, sem muito jeito de arrumar!
    Os biscoitinhos ficaram lindos, espero que você encontre então um outro aparelhinho, gostei dele!
    Beijos mil
    Fabiola

    ReplyDelete
  17. Renata que bacana saber q vc está mais perto de nós, seja muito bem VINDA!!!!
    Ficaram lindos e tenho certeza que muito saborosos também.
    Mesmo com contratempo em nada deixou a desejar, muito pelo contrário. Alias, como tudo que vc faz fica maravilhoso!
    Bjinhos minha querida. Re

    ReplyDelete
  18. Recomendado pela Talita, vim conhecer seu blog e devo lhe dizer que adorei.Voltarei mais vezes e depois com mais tempo darei uma fuçada nas suas receitas mais antigas.
    Beijos e bom final de semana.

    ReplyDelete
  19. Olá,

    Fizéste bem em ir buscar a pistola porque os biscoitos ficaram muito bonitos, parecem-me bastante deliciosos. Vou levar a tua receita para experimentar.

    Não sei o que aconteceu que os teus posts não me estavam a aparecer, mas acho que ficou resolvido.

    beijinhos
    http://cozinhacompaixao.blogspot.pt

    ReplyDelete
  20. Oi Renata, acabei de conhecer seu blog e gostei muito de tudo que vi. Por acaso ou não, ontem mesmo fiz essa receita de biscoitos só que sem as amêndoas. Mas ainda não é "aquela receita de biscoito".... procuro um que fique amanteigado, daqueles que dissove na boca. Se tiver algum, compartilha....
    Já estou te seguindo, p/ não te perder de vista!!!!
    bjs,

    Verônica

    ReplyDelete
  21. Olá Ana,
    Creio que sim, a massa precisa inclusive ser mais mole do que as tradicionais para que saia bem pela pistola. Não conheço outro tipo de massa que funcione, mas seria o caso de testar! Quem sabe?

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...