14 Set 2013
Desafio tem que ter cara de desafio, não é mesmo? Gnocchi, já íntimo da minha cozinha, costuma ser feito a toque de caixa com a minha super poderosa "inhoqueira". Se não fosse ela, eu certamente não faria gnocchi com a frequência que faço, já que é um dos meus italianos favoritos. Como o desafio deste mês, proposto pelo nosso amigo Todd, autor de A Cooking Dad, foi de fazer o tradicional gnocchi de batatas, eu tinha que fazer com que esta tarefa fosse um desafio para mim. Deixei, então, a "inhoqueira" de lado e coloquei, literalmente, a mão na massa.
Falando em tradicional, aprendi neste desafio, que o tradicional gnocchi italiano era feito com semolina e o uso da batata é relativamente recente... quem diria!
Para ficar ainda mais diferente, resolvi inovar no molho também, que ao invés de tradicional "al sugo" que gosto tanto, fiz um pesto... de manjericão roxo.... da minha hortinha! O pesto foi "abrasileirado" com castanhas do Brasil, que não deixaram nada a desejar aos pignolis da receita original italiana. Inclusive, não ficou devendo nadinha ao pesto de que tanto falei nas receitas de Espaguete ao Pesto e Salada Caprese, apresentadas aqui no blog anteriormente.
Não importa o quanto uma receita, proposta nestes desafios, é nossa conhecida. Sempre aprendemos alguma coisa nova. Sempre que faço gnocchi "inhoque" aqui em casa, uso a batata que tiver disponível, e coloco quanta farinha seja necessária para dar consistência à massa. Fica muito bom, mas adorei aprender algumas dicas preciosas para fazer o autêntico gnocchi italiano. O segredo é usar o mínimo possível de farinha cuidando, no entanto, para não deixar a massa mole demais a ponto de se desmanchar ao cozinhar. Dessa forma, os gnocchis ficam leves, macios, e deliciosos.
GNOCCHI TRADICIONAL ITALIANO
(rende 2 a 3 porções)
500g de batatas Asterix
1 ovo
1/2 colher de chá de sal (ou a gosto)
farinha de trigo o quanto baste (eu precisei de pouco mais de 1/2 xícara para a massa e mais um pouco para polvilhar a bancada)
Para acertar no ponto, aprenda algumas dicas:
Use batatas farinhentas (Asterix, por exemplo)
Cozinhe-as com a pele e descasque-as ainda quentes, espetadas em um garfo para não queimar as mãozinhas!
Logo após descascadas, corte-as ao meio no sentido mais longo da batata, para que a maior área possível seja exposta. Dessa forma, o vapor sai e ela perde ainda mais umidade.
Use um espremedor de batatas e esprema-as ainda quentes, dessa forma mais vapor vai saindo e quanto mais vapor for liberado, menos farinha será necessária para dar ponto à massa.
Espere amornar e junte o ovo (algumas receitas nem ovo levam, mas eu usei e não pesou em nada a massa)
Misture sem bater e junte farinha peneirada, aos poucos, até a massa agregar.
Numa bancada bem enfarinhada, faça cordões com a massa e corte em pedacinhos.
Para que o molho "segure" na massa depois de cozida, faça as tradicionais marquinhas, com o auxílio de um garfo.
Depois de modelados, mantenha-os em cima de um pano polvilhado com farinha de trigo.
Cozinhe os gnocchis em água fervente com um pouco de sal, até que subam à superfície.
Retire com uma escumadeira e junte o molho.
Sirva imediatamente.
Para entender melhor esse processo, assista ao vídeo (amadoríssimo rsrs)
PESTO COM MANJERICÃO ROXO
1 xícara de folhas de manjericão roxas e verdes
3 castanhas do Brasil
1/2 noz
1 dente de alho pequeno
sal a gosto
5 colheres de sopa de azeite extra virgem
2 colheres de sopa de queijo Parmigiano Reggiano
Lave as folhas de manjericão e seque-as num pano limpo.
Bata as castanhas, a noz e o alho no processador até triturar.
Junte o sal e as folhas de manjericão e bata mais um pouco.
Por último, acrescente o azeite e o queijo e bata para agregar.
Despeje o pesto sobre a massa super quente e envolva-o cuidadosamente. Sirva a seguir.
O manjericão roxo acabou dando uma coloração marrom ao pesto, diferente do tom roxo esperado. No entanto, o sabor ficou divino.
O manjericão roxo tem sabor muito semelhante ao verde, porém mais suave. Esta receita também pode ser feita na tradicional versão verde, dispensando as folhas roxas.
O resultado dos demais participantes você encontrta em THE DARING KITCHEN onde poderá encontrar, também, as receitas e diretrizes originais para este desafio.
Looks so good! And that purple basil really adds a nice touch.
ReplyDeleteso many gnocchi in the first pictures ! heaven :))
ReplyDeleteI bet the result was amazing? It seems delicious!
Renata como boa neta de italiano que sou, pra mim gnocchi sempre esteve ligado a um bom e suculento molho vermelho, até o dia em que fiz esse prato com molho de ervas finas. E hoje, dispenso o tradicional molho, pq essa massinha fica um espetáculo, principalmente com esse pesto maravilhoso...Show!!E o vídeo ficou ótimo...beijão
ReplyDeleteI really want to try my gnocchi with pesto next time
ReplyDeleteYou have inspired me Renata!
Beautiful pictures and a wonderful job as always
Oi Renata, ficou lindo.Com seu passo a passo qualquer pessoa conseguirá fazer.Este molho deve ter ficado divino.Beijos e boa semana.
ReplyDeleteTia, adoro inhoque mas quase nunca faço por preguiça mesmo rsrs. Preciso comprar uma inhoqueira!!
ReplyDeleteSeus gnocchis estão lindos e com o molho pesto...hum irresistíveis! Que combinação perfeita!
bjao
Xará, gnocchis são meus preferidos em qualquer situação, sempre os peço quando vou a um restaurante italiano,
ReplyDeleteem casa confesso que tenho preguiça de fazer as marquinhas, mas elas dão mesmo muito charme né?
Sua massinha ficou uma delícia, e o pesto de manjericão roxo com castanhas do Brasil me surpreendeu,
Bárbaro!
Such perfect looking gnocchi. Love pesto, have used Aussie macadamias before, now I must give Brazil nuts a go.
ReplyDeleteLove these little guys too and should make them more often. Your are so light and adorable. Nice pesto too!
ReplyDeleteOi Renata,
ReplyDeleteSabe que nunca fiz gnocchi em casa? Minha sogra faz tão bem que nem me arrisco, pois o dela é maravilhoso.
O seu ficou lindo.Adorei.
Bj e ótima semana,
Llylia
I love gnocchi, but only made it once...and it was kind of disaster...I must try your recipe...looks delicious Renata and they are so cute.
ReplyDeleteHope you are having wonderful week :D
Gnocchi sempre me lembra à minha avó, uma cozinha imensa de piso avermelhado e eu passando os gnocchi pelo garfo, ainda criança.
ReplyDeleteForte abraço, "seu" pesto parece incrível - vou copiar.
E tenha uma ótima semana.
Adoro gnocchi, confesso que sou covarde, sempre que quero come-los peço para minha mãe preparar....rrsss. Quem sabe com esta receita facílima e o video divino que voce disponibilizou eu tomo vergonha...kkkk
ReplyDeleteBjokas!
Oi, Re,
ReplyDeleteEu também tenho tido dias muito atribulados, razão de eu estar meio ausente até no meu próprio blog. Contudo, eu já tinha vindo aqui uns três dias atrás e a página - não sei porque - estava rolando de forma muito lenta. Ainda há pouco vim de novo, e simplesmente a "máquina! empacou, tive de desligar e religar o PC, rsrs. O seu gnocchi deve ter ficado supimpa, o pesto com castanha do Brasil deve ser até melhor que o com pinholes, em minha opinião, rsrs. Anos atrás eu expliquei, nos comentários de um certo blog, como é que se fazia os risquinhos no gnocchi, e a blogueira não entendeu! nada como uma imagem desta pra deixar tudo claro, rsrs.
Um beijo e boa semana!
Renata, seu post tem tudo que gosto nhoque... adoro preparar em casa e o pesto acompanha perfeitamente.
ReplyDeleteAdorei!
Bjuss!!!
Oi Renata! Notei que já faz um tempinho que você não publica postagem. Espero que esteja tudo bem. Passei para deixar um beijinho, Paula
ReplyDeleteOi Paula,
DeleteÉ.... estou em falta com meus leitores :o( mas a vida me chamou e eu tive que comparecer. Espero poder voltar em breve.
Está tudo bem por aqui sim, apenas resolvendo "coisas" que não estão me permitindo tempo nem inspiração para o blog no momento. Obrigada pelo carinho e pela preocupação :o)
Bjsss
Oi Renata,
ReplyDeleteEstava preocupada com voce, assim como a Paula, vi seu comentário ao responder à ela, fiquei mais tranquila. Espero que tudo corra bem, quando voce puder retornar estaremos aqui para te receber.
Um grande beijo!
Frida Lucia
É castanha do Pará
ReplyDeleteOlá Renata. cada dia que entro fico mais encantada com tuas receitas e como as apresentas.Pena que moras tão longe se não ia me candidatar a ajudante da tua cozinha kkkkk.
ReplyDeletePosso te dar uma dica muito legal? como aqui em casa tem muita gente qdo faço almoços e faço inhoque... vou tirando da água quente e passando em uma vasilha com agua e gelo assim para o cozimento e não desmancham, ficam com o formatinho que fizestes. Passo e vou tirando. No final coloco-os na panela com o molho bem quente. comecei ontem a fazer o fermento que ensinas no blog. vamos ver no que dá depois conto. E esse teu chuveiro com flores que maravilha !!! beijo
Que dica boa! Muito obrigada por compartilhar!
DeleteObrigada, também, pelo carinho! Vou adorar receber seus resultados com a fermentação natural!
Bjsss