Thursday

DICAS DE CONGELAMENTO - Desafio Daring Cooks - Agosto / 2014

14 Ago 2014



Muito mais uma super utilidade do que propriamente um desafio, a proposta deste mês dos Daring Cooks foi de fazer alimentos congelados. Nosso anfitrião, Audax, sugeriu refeições congeladas para facilitar o nosso dia a dia. Sou a maior adepta do congelamento como a melhor forma de conservação e de fazer a nossa vida mais prática. Praticidade esta que nos poupa de comprar alimentos prontos, cheios de aditivos, nas horas mais corridas. Sem falar que podemos aproveitar melhor as frutas e legumes da estação.


This month, the Daring Cooks challenged us to think inside the box - the icebox, that is! Audax taught us some really cool tips and tricks for stocking our freezers with prepare-ahead meals that can keep our taste buds satisfied even during the busiest of times.

Vou compartilhar, então, algumas das coisas que adoro ter congeladas aqui em casa e que já foram pra lá de aprovadas!


MASSA DE PIZZA CASEIRA PRÉ-ASSADA


Mesmo não tendo gostado muito do resultado desta receita em particular (estava usando fermentação natural pela primeira vez para fazer pizza), empilhei os discos pré-assados e frios e embalei em pote hermético. Você poderá fazer com sua receita de pizza favorita. Na hora de usar é só retirar quantos discos quiser (eles geralmente não grudam uns nos outros mas, por precaução, você pode separá-los com papel manteiga ou plástico), colocar o molho, queijo e outros ingredientes e levar direto ao forno. Mais rápido do que ir à pizzaria ou pedir pelo telefone ;o)




Estes não faltam no meu freezer! Faço uma receita grande, modelo as bolinhas, arrumo em um tabuleiro forrado com um saco plástico próprio para alimentos e levo ao freezer por algumas horas. Depois que estão congelados, embalo-os no próprio saco plástico usado para forrar a forma (virado do avesso), e devolvo para o freezer. Na hora que preciso, retiro quantos pães preciso, coloco num tabuleiro e vão direto ao forno por uns 20 minutos. Ficam perfeitos!



ALHO EM CUBOS

Por mais que a gente goste do alho picado na hora, ao cozinhar, nem sempre o tempo está ao nosso favor, não é mesmo? Nessa hora, entram os cubinhos de puro alho, congelados. Para fazê-los, usei uma forminha especial para isso (veja AQUI) mas o mesmo resultado pode ser obtido espalhando e pressionando o alho picado em um pequeno tabuleiro forrado com saco plástico próprio para alimentos, levando ao freezer até solidificar. Depois disso, é só retirar do freezer, desenformar a "placa" de alho formada em uma tábua de corte e, com uma faca grande e afiada, cortar a placa em cubinhos. De uma forma ou de outra, os cubinhos prontos devem ser embalados em pote hermético para que não soltem cheiro dentro do freezer (eu coloco meus cubinhos dentro de um saquinho com fecho e depois dentro de um pote rígido de plástico, hermético). Quando precisar de alho, retire o pote do freezer, separe quantos cubos necessitar e devolva o restante. 



CUBINHOS DE POLPA DE MARACUJÁ

Um dos meus sucos favoritos é o de maracujá fresco. Então, aproveito para fazer logo uma quantidade grande de suco puro, batendo a polpa de vários maracujás no liquidificador (sem água). Depois de coado despejo o suco em forminhas de gelo e levo para o freezer até o dia seguinte, quando solto os cubinhos e embalo em saco plástico bem fechado. Na hora de usar, basta colocar alguns cubinhos no copo e completar com água filtrada. Os cubinhos se dissolvem rapidamente, mas quando não quero esperar, bato alguns segundos com o mixer e pronto! E ainda tem mais! Os cubinhos serão igualmente úteis para fazer sobremesas, molhos e tudo mais que sua imaginação mandar!



MORANGOS PARA SMOOTHIES, SORVETES, GELÉIAS....


Os morangos, quando na safra, são comprados em maior quantidade aqui em casa, higienizados e congelados inteiros. Após congelados podem ser usados com sucesso para fazer bebidas geladas como sucos e smoothies, são perfeitos para fazer geleia caseira e também sorvetes e frozen yogurt!


E você, também tem seus segredinhos de congelamento para facilitar a sua vida na cozinha? Eu adoraria aprender novos "truques" :o) 

4 comments:

  1. What a wonderful array of treats and meals. You have given us some wonderful ideas for this challenge (I love the garlic idea) well done.Cheers from Audax in Sydney.

    ReplyDelete
  2. Querida Re, adorei seu post, super informativo e útil. Hoje em dia lançamos mão de tudo que possa nos ajudar na cozinha. Eu costumo congelar algumas coisas tbém, facilita muito a nossa vida. Gostei de todas as dicas dadas aqui, em especial do alho em cubos. Acho que perdi essa publicação, adorei a forma que vc os fez, processados e armazenados na caixinha, além de tudo sem gastar muito. Parabéns pelo post, como sempre, excelente. Beijinhos

    ReplyDelete
  3. Your tips were great, especially your pizza dough.

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...