Saturday, August 21, 2010

SOBREMESA DE BANANA

21 Ago 2010


Essa é aquela receita "velha conhecida nossa" para usar aquelas bananas muito maduras que ficam sobrando. Mas, desta vez, ela teve dois motivos maiores para ser feita, pois as bananas nem estavam tão maduras assim.  Primeiro, para comemorar o aniversário da nossa filha, à distância, via Skype, com direito à vela e tudo! E o segundo motivo... testar o meu mais novo brinquedinho, um maçarico de cozinha. O teste deu certo, gostei do resultado, então vamos a receita:

DOCE DE BANANA:

6 bananas (usei dágua)
6 colheres de sopa de açúcar
se desejar, poderá acrescentar cravos e canela em casca a gosto

Leve o açúcar ao fogo baixo numa panela e deixe derreter e chegar a cor de caramelo. Junte as bananas picadas (e também os cravos e a canela, caso utilize) e mexa bem, para dissolver o caramelo. Deixe no fogo, mexendo de vez em quando, com a panela semi-tampada até que engrosse um pouco (cerca de 15 minutos). Reserve.


CREME:

1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite
3 gemas
1 colher de sopa rasa de amido de milho
1 colher de chá de extrato de baunilha

Dissolva o amido no leite frio e junte tudo (menos a baunilha) numa panela. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo, junte a baunilha, misture bem e despeje em uma forma refratária. Espalhe o doce de banana por cima. Reserve.


MERENGUE:

3 claras 
180 g de açúcar
100 ml de água
1 colher de chá de extrato de baunilha

Misture o açúcar e a água e leve ao fogo numa panela, sem mexer mais, e deixe ferver até ponto de fio. Se você tiver um termômetro para este fim, deixe que atinja  a temperatura de 120º C, sendo que quando atingir 110º C, você começa a bater as claras em neve. Desta forma, quando a calda chegar a temperatura ideal, as claras já estarão prontas para receber a calda. Neste caso, é providencial o uso de uma batedeira com suporte. 
Com a batedeira ligada, despeje a calda, vagarosamente, em fio, e depois continue batendo por mais uns 10 a 15 minutos, até que quase esfrie. Junte a baunilha e empregue imediatamente, decorando a gosto.


Leve ao forno pré-aquecido quente até corar.... OU .... use um maçarico e obtenha este efeito em apenas alguns segundos... APROVEI e ADOREI!!!







19 comments:

  1. Wow Renata that looks awesome .. great idea Using bananas and I will surely attempt this soon.. OMG this is really making me drool ...Nice recipe.

    Pavithra
    www.dishesfrommykitchen.com

    ReplyDelete
  2. Hey Renata, I can see your getting great use out of your new torch! Translation doesn't seem to be working today but I love the look of your parmesan buns! I have to check it out another day when I can translate!

    ReplyDelete
  3. Renata I am going to try this today , will get back to you tomm....

    ReplyDelete
  4. olá,adorei teu blog,estava a procura de uma sobremesa com bananas e vou fazer essa,ficou lindaespero conseguir um resultado pelo menos parecido,Bjus.Ah já virei seguidora!

    ReplyDelete
  5. That looks fabulous, and I hardly ever had a banana dessert (strange, I know)!

    ReplyDelete
  6. Que espetáculo esta receita, amei!
    Parabéns pelo resultado com o maçarico, estou estudando essa possibilidade de ter um,
    vc me deixou com água na boca.

    Adorei passear por aqui.

    ReplyDelete
  7. Gostei da ideia e da sobremesa, resolvi exprimentar...apenas me falta a parte de testar para aprovar!

    ReplyDelete
  8. Acabei de fazer, super fácil. Só falta provar. Estou esperando esfriar. E ficou lindo!!!!!

    ReplyDelete
  9. @Manuela - Obrigada por prestigiar a minha receita, fico feliz que tenha dado certo e espero que tenha gostado :)

    ReplyDelete
  10. conheeci seu blog..buscando uma receita diferente com bananas..fora as que já fiz!!!!..achei no google..e..amei ter feito..alem de ter amado conhecer seu blog..parabens..

    ReplyDelete
  11. Essa receita lembra minha infância, fiz hoje o doce e retirei alguns ingredientes, diminui as colheradas e açucar coloquei 4 colhres em vez de 6 de açucar organico (cristal), e não coloquei amido de milho (maizena), pois o creme engrossou sozinho. O sabor está ótimo.

    ReplyDelete
  12. Eu fiz hoje. ficou muito bom, mas como sou uma negação na cozinha só fiquei na dúvida se o merengue tinha que ficar igual suspiro??? O meu ficou firme, mas bem longe de um suspiro. E de aparência também ficou muito bom.
    Bruna

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Bruna, obrigada pela mensagem! Eu entendo como "suspiro" aquele sequinho, que fica como um biscoito e "merengue" aquele que vai rapidinho ao forno só para corar, mas ficam macios por dentro, e é assim que deve ficar nessa sobremesa.
      Que bom que gostou da receita!

      Delete
  13. Recebo seus posts por e-mail e nunca comento. Também não sou boa na cozinha mas adoro suas histórias e receitas. Imagino fazer alguma algum dia...não sei quando...
    Gosto muito dessa sobremesa, já vi em restaurante com o nome de chico balanceado, sempre escolho ele ao invés de pudim de leite condensado ou brigadeirão...
    Se algum dia eu fizer alguma receita sua, te aviso tá?!
    Enquanto isso vou me deliciando com suas histórias.

    ReplyDelete
  14. vou fazer. mas tenho uma duvida, serve gelado ou quente?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Normalmente,,gelado, mas posso confessar uma coisa? As vezes não resisto a espera rsrs
      Depois me conta se ficou bom :)

      Delete
  15. Muito boa a sua receita de João Balançado. No merengue, ao invés da baunilha, acabei utilizando casca de limão, tb ficou delicioso. Valeu!

    ReplyDelete
  16. Ficou maravilhoso, fácil de fazer e bonito de se ver! Todos amaram!

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...