Thursday

MACARRÃO CASEIRO - Desafio Daring Cooks - Julho / 2011

14 Jul 2011

Read in ENGLISH



Steph do blog Stephfood foi a anfitriã de julho dos Daring Cooks. Ela nos desafiou a fazer macarrão caseiro sem a ajuda de uma máquina de macarrão elétrica. Ela nos proporcionou receitas de massas com ovos e Spätzle, bem como deliciosos molhos para acompanhar o nosso macarrão.

Mais um desafio muito legal! Perfeito para eu usar meu novo kit para fazer macarrão, um acessório para minha KitchenAid, que estava doida para usar. Admito que neste desafio não fui muito fiel às diretrizes do desafio. A idéia este mês era de sujarmos as mãos de farinha e fazer uma massa sem o uso de máquinas elétricas. Apesar de eu ter usado a máquina de massas elétrica, eu sujei SIM as mãos E a cozinha de farinha rsrs mas adorei fazer meu próprio macarrão. Para compensar, experimentei fazer a massa usando vegetais coloridos, e o resultado foi excelente!
Obrigada Steph, adorei o desafio :o)


Comecei preparando os vegetais. Cozinhei beterrabas inteiras e com casca, na panela de pressão até que ficassem macias (cerca de 30 minutos para beterrabas pequenas).

Depois, cozinhei um maço de espinafre no vapor, espremendo um pouco para sair o excesso de água.

Por fim, descasquei e cortei 2 cenouras médias em rodelas grossas e cozinhei, também no vapor, até amaciar.

Os vegetais renderam 1 xícara cada.


Num processador, bati as cenouras, 1 ovo, 1 pitada de sal, 1/4 de xícara de farinha de trigo integral e 1/2 xícara de farinha de trigo branca, até ficar homogêneo. Depois, fui acrescentando mais farinha branca, 1/4 de xícara de cada vez, batendo após cada adição, até formar uma bola de massa que não deve ficar grudenta. Untei a massa com óleo, e embrulhei em plástico enquanto trabalhava com as outras massas.

Fiz o mesmo com o espinafre, e depois repeti com as beterrabas. A quantidade de farinha variou um pouco de um vegetal para o outro, portanto as quantidades não são precisas. Eu usei uma média de 1 1/2 xícaras para cada massa.


Depois que as três massas estavam prontas e descansadas, comecei a abrí-las conforme as instruções da KitchenAid neste VIDEO .

Você pode cozinhar a massa bem fresca, assim que termina de cortar, ou então, pode optar por secá-la em um varal próprio para este fim. Eu preferi secar a minha. Tive que improvisar um varal usando uma caixa de papelão e palitinhos de bamboo (hashi), que funcionaram muito bem (Eu fiquei espantada com o preço de um varal de massas de plástico aqui no Brasil, algo em torno de R$150, CRUZES!!).



Cozinhe o macarrão, bem na hora de servir, por uns dois minutos. Caso tenha optado por não secar a massa, provavelmente este cozimento será de um minutinho só. Eu servi o meu bem simples, somente ao Alho & Óleo (dourei levemente alguns dentes de alho picados em azeite não muito quente).


Eu recomendo que você faça uma visita ao site THE DARING KITCHEN para ver todas as massas que foram criadas pelos outros participantes, você vai se inspirar!


12 comments:

  1. Renata,

    Que belo trabalho, as massas ficaram maravilhosas, parabéns, querida!

    Beijoca!

    ReplyDelete
  2. Incríveis!

    Nessa você se superou!

    Belo trabalho!

    ReplyDelete
  3. Renata
    Que cores lindas...
    E vc conseguiu transmitir o sabor através das fotos.
    Parabéns.
    Detalhe: Adorei seu varal. Criativo demais.
    Bjs

    ReplyDelete
  4. Eu tenho um cilindro em casa e as vezes faço algumas massas caseiras, gostei das sugestões, vou pratica-las em casa ...

    Ps. Esse varal colorido ficou um charme ....

    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonanahora.blogspot.com

    ReplyDelete
  5. Que massas lindas! Além de as cores terem ficado incríveis está ccom uma aparência ótima! Beijos, Cecilia

    ReplyDelete
  6. Oi Renata,
    Parabéns, ficaram lindas!
    Bj,
    Lylia

    ReplyDelete
  7. Renata, que maravilha.
    Hoje ostei uma receita de canelones com massa fresca caseira e a anasbageri falou-me do teu blogue nos comentários. Ainda bem que vim espreitar, adorei.
    :)
    Bjs

    ReplyDelete
  8. Uso vegetais em pó, mais facil de usar, e o gosto não fica tão acentuado.

    ReplyDelete
  9. Eu estava tentando miraborar um secador de macarrão, mas agora é certeza que farei igual ao seu. Que genial e simples, eu iria fazer furos no pvc para por os palitos, mas assim é tãoooooooo mais simples!

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...