Wednesday, August 31, 2011

BOMBOM DE LICOR

31 Ago 2011

Read in ENGLISH


As próximas postagens ainda serão dedicadas ao desafio Daring Bakers, já que foi fantástico e fiz tantas experiências que não encontrei tempo de postar tudo na data marcada. De qualquer forma, teria ficado muito longo. O desafio envolvia vários tipos de balas e bombons. Uma das balas que eu experimentei fazer foi Paté de Fruit, uma espécie de jujuba feita com frutas naturais, mas após três tentativas não muito bem sucedidas, achei melhor me dedicar ao chocolate. Qualquer hora volto nelas. Na postagem publicada para o desafio, foquei na temperagem de chocolate e mostrei as fotos com os resultados das minhas experiências. Agora, em mais detalhes, trago o meu favorito: Bombom de Licor.


Tive que me desafiar a desenvolver uma forma de fazer este bombom somente com licor puro, sem adição de calda de açúcar, ou de cristais de açúcar, nem fondant (componentes encontrados em todos os tutoriais que achei na minha busca pela técnica). Precisava que a técnica fosse eficiente e o licor não vazasse :o)

Escolhi um molde pequeno. Ter que morder um bombom grande cheio de licor pode ser uma lambança, mas se eles forem pequenos, é só colocar inteiro na boca.

Num pedaço de papel manteiga desenhe círculos (eu usei uma moeda previamente lavada e esterilizada). Depois vire o papel e use-o em cima de uma superfície clara para que você consiga ver os círculos desenhados.


Escolha uma moeda que seja do mesmo diâmetro da forminha do bombom.


Encha o molde com chocolate derretido, seguindo as instruções de temperagem de chocolate. Vire o molde sobre uma bandeja e deixe escorrer o chocolate e formar as "casquinhas". Retire o excesso de chocolate com uma espátula e leve a forma à geladeira por uns 10 minutos até firmar.


Com o auxílio de um saco de confeitar, faça pequenos círculos, usando os desenhos como guia, formando umas moedinhas finas de chocolate. Tente fazer o mais redondo possível. Leve à geladeira por uns 10 minutos.


Quando as casquinhas e moedinhas estiverem firmes, retire da geladeira.


Encha as casquinhas com seu licor favorito (uma bisnaga de ketchup sem uso funciona bem para isso), tomando cuidado para não molhar as bordas onde os bombons serão selados.


Não encha demais.


Com o auxílio de um saco de confeitar, aplique chocolate derretido em toda borda e coloque uma moedinha como se fosse uma tampa, com o lado achatado para cima e pressione cuidadosamente. Retire o excesso de chocolate co cuidado.


 Leve à geladeira por 10 a 15 minutos ou até que solte do molde com facilidade. Não bata no molde pois eles são frágeis e poderia rachar os bombons.


Esta foi minha primeira tentativa e não foi 100% bem sucedida, pois alguns bombons vazaram. Resolvi, então tentar uma pequena variação na técnica mas ainda acho que a primeira tentativa teria sido perfeita se tivesse usado um bico de confeitar redondo um pouco mais largo.

Fiz as moedinhas de chocolate ligeiramente menores do que o diâmetro do molde para ela ficasse um pouco abaixo do nível porém, não tocando no licor e deixando um espaço para ser preenchido com chocolate derretido para selar. Funcionou muito bem, mas foi um pouco mais difícil de executar. Talvez eu ainda faça uma terceira tentativa aproveitando o que aprendi das duas primeiras. Quando isso acontecer volto aqui para atualizar a postagem.


Usei um alfinete esterilizado para ajudar no processo.


Consegui que as moedinhas não tocassem no licor.


Completei cada bombom com chocolate até a borda e levei à geladeira até que pudesse soltá-los da forma com facilidade.



 Ficaram DELICIOSOS!!


4 comments:

  1. E Lindos!! Fantástica apresentação Renata!

    ReplyDelete
  2. SOU GULOSA POR BOMBONS E ESSES FICARAM PERFEITOS...ADOREI.
    BJS

    ReplyDelete
  3. Tentei essa mesma técnica sua, a primeira, e até que deu certo. Uma vez vi uma professora fazer, e deu a impressão que ela tava fechando com o pincel. Se não me engano acho que ela deve ter feito moedinhas de chocolate e depois selado com o pincel, mas não tenho certeza, tava muito longe pra eu ver, só sei que com o chocolate derretido não funciona, pois ele afunda e vira uma melequeira só. Além de dar trabalho, o custo é elevado, não dá para repassar pra os clientes, pois se colocarmos assim como nos ensinam os bombons simplesmente não vendem. Você me sugeriria fabricar nossos próprios licores(que seria um trabalho a mais), ou comprá-los prontos?

    ReplyDelete
  4. @Adriana Yuri
    Já deixei uma resposta no outro post para você, e volto a dizer, que esta foi somente uma experiência amadora. Mas, não vejo porque não usar licor de fabricação própria, desde que seja pesquisada sua validade e repassada esta informação para os consumidores. Mas, ATENÇÃO! Não trabalho profissionalmente com alimentos e todas as receitas fornecidas neste blog são experiências caseiras na minha própria cozinha, para meu próprio consumo. Sugiro que você busque orientações profissionais do ramo para aplicar em seus negócios.
    Boa sorte!

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...