Friday

MASSA FOLHADA CASEIRA & MIL FOLHAS - Desafio Daring Bakers - Outubro / 2012

27 Out 2012


Os Daring Bakers este mês foram comandados pela Suz lá do Serenely Full e ela nos desafiou  a fazer massa folhada caseira, e com ela fazer o tradicionalíssimo Mil Folhas. A massa eu já havia feito várias vezes há muito tempo atrás, nem tenho mais a receita que usava; e o Mil Folhas eu nunca tinha feito, portanto o desafio me agradou em cheio.

Our October 2012 Daring Bakers’ challenge was hosted by Suz of Serenely Full. Suz challenged us to not only tackle buttery and flaky puff pastry, but then take it step further and create a sinfully delicious Mille Feuille dessert with it!

Fazer massa folhada em casa assusta muita gente, mas na verdade não é difícil. Só não pode ter pressa, pois o processo necessita de vários "descansos" na geladeira. O tempo com a mão na massa, propriamente dito, não é grande.  E o resultado... uma massa amanteigada, que derrete na boca, muito saborosa e versátil, já que aceita aplicações tanto doces quanto salgadas.

Vamos então ao passo-a-passo:


MASSA FOLHADA

Massa:

250g de farinha de trigo peneirada
50g de manteiga gelada em cubinhos (sem sal)
1 colh. de chá de sal
150ml de água gelada

Misture a farinha com o sal, junte a manteiga  e trabalhe com as pontas dos dedos, desfazendo os pedaços de manteiga até que a mistura fique como uma farofa. Junte a água gelada e continue trabalhando a massa somente até que ela vire uma bola. Se ficar seca, pingue mais um pouquinho de água. Se ficar úmida demais, acerte com um pouco mais de farinha. A massa não deve ser sovada como massa de pão, somente trabalhada até formar uma bola. 
Se quiser, poderá fazer a massa num processador, pulsando a farinha, o sal e a manteiga e por último juntar a água, batendo somente até virar uma bola.


Embrulhe a massa em um plástico e leve à geladeira por no mínimo 30 minutos. Enquanto isso, prepare a manteiga pra folhar.

Para folhar:

200g de manteiga em temperatura ambiente (sem sal)
30g de farinha de trigo

Numa tigela, misture a manteiga e a farinha até formar uma pasta. 

Abra um saco plástico na bancada e deite esta mistura lá. 


Cubra com outro plástico e achate a manteiga modelando-a no formato de um quadrado de uns 12cm. Use uma espátula para auxiliar nesta tarefa.


Dobre o plástico fazendo um embrulho e leve à geladeira até que fique firme. Caso a manteiga endureça demais, deixe-a alguns minutinhos fora da geladeira antes de usar.

DICA: A massa e a manteiga para folhar devem estar geladas e ter consistências parecidas.

Retire a massa da geladeira e abra em uma bancada enfarinhada, de forma que o centro fique mais grosso.


Retire a manteiga de folhar da geladeira e coloque-a, diagonalmente, sobre a massa.


Dobre as abas por cima da manteiga, como se fosse um envelope , fechando bem.


Retire o excesso de farinha da massa com o auxílio de um pincel macio.

Abra a massa formando um retângulo comprido, sempre enfarinhando a bancada e a massa.


Dobre um terço da massa e retire o excesso de farinha.


Dobre o outro terço por cima.


Essa foi a primeira "volta".

Gire a massa em 90° e abra novamente formando um retângulo comprido como o anterior. Dobre em três e embrulhe no plástico, levando à geladeira por no mínimo 30 minutos.

Até aqui, foram feitas duas "voltas" na massa.

DICA: Toda vez que a massa for para a geladeira, faça marquinhas nela, para lembrar quantas voltas já foram dadas na massa.


Retire da geladeira e repita os passos acima, completando 4 voltas na massa. Devolva para a geladeira por mais no mínimo 30 minutos.

Retire da geladeira e repita os primeiros passos acima, dando as duas últimas voltas na massa, totalizando 6 voltas.

Leve para gelar, bem embrulhada em plástico, até a hora de usar.

DICA: Em dias quentes (que não são os mais adequados para fazer esta massa), faça descansos mais longos na geladeira e faça uma volta de cada vez com a massa, para que ela continue sempre bem geladinha. Ajuda também, trabalhar numa bancada de mármore ou granito, que é geladinha.


MIL FOLHAS

O Mil Folhas é composto de três placas de massa folhada já assadas, que são intercaladas com um recheio da sua preferência, depois levam uma cobertura que pode ser de chocolate, açúcar de confeiteiro, fondant ou outra a gosto.

A massa pode ser cortada no formato desejado antes ou depois de assada. Na minha experiência, cortei depois de assada, mas fez muito farelo, portanto, numa outra oportunidade vou cortar antes de assar.

Acenda o forno a 200°C.

Retire a massa da geladeira e abra com o rolo. Como a massa estará firme, ajuda pressionar um pouco com o rolo antes de abrir.


Abra a massa com uns 2 a 3mm de espessura e apare as bordas usando um cortador de pizza ou uma faca grande afiada.


arrume em um tabuleiro forrado com papel manteiga (numa placa inteira ou já cortado nos tamanhos e formatos desejados).


Eu trabalhei 1/3 da massa com esse aparelhinho que faz um rendado na massa, para servir de cobertura para o meu Mil Folhas.

Cubra a massa com outra folha de papel manteiga.


Coloque outro tabuleiro por cima da massa, para fazer peso e manter a massa reta.



DICA: Leve a massa ao freezer por alguns minutos para deixá-la bem gelada antes de ir para o forno. O choque térmico vai fazer a massa folhar melhor.

Asse por 20 minutos, retire o tabuleiro e a folha de papel manteiga de cima e volte ao forno para corar por mais uns 10 minutos. Se a massa voltar a ficar irregular, assim que sair do forno, pressione o outro tabuleiro por cima, usando uma luva para proteger as mãos do calor. Será suficiente para que ela volte a ficar retinha. 

Retire a massa com cuidado para uma grade para esfriar.


Montei o meu Mil Folhas usando recheio de creme de confeiteiro DAQUI, mas tive que engrossar com um pouco mais de amido para que fosse possível cortar o Mil Folhas sem que desmoronasse. Por fim, polvilhei a última camada de massa com açúcar de confeiteiro.



Observe a diferença entre a massa cortada antes de assar....




...com a que foi cortada depois de assada




Adorei o resultado final! Uma delícia!

Meus agradecimentos à Suz, nossa anfitriã, pelo fantástico desafio.

Visite THE DARING KITCHEN para ver o resultado dos outros participantes e onde você encontra as receitas e diretrizes originais para este desafio.


62 comments:

  1. Nossa, que maravilha Renata! Essa massa é deliciosa e feita por vc dessa maneira no capricho... hummm... fico aqui imaginando a gostosura.Com sua aula até me atrevo a tentar qualquer dia desses...beijão

    ReplyDelete
  2. Renata, socorro!

    essa receita é d++++
    chegou na hora certa.. estava procurando uma receita de mil folhas. essa ficou d+!

    Amei Amei Amei Amei

    já até imprimi para fazer!

    Obrigada.
    http://eventos-inventos.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  3. Nossa Renata, adoro mil folhas, fiquei salivando com esta receita. Parabens!

    Bjs, Frida Lucia

    ReplyDelete
  4. seu post e suas fotos estão impecáveis, perfeitos! Amei, um dia ainda vou arriscar! hehehe
    bjsss

    www.brisandonacozinha.com

    ReplyDelete
  5. Renata, your step-by-step photos are beautiful, especially the ones of the pastry. The latticed top is so perfect, I can't stop staring at it! It's like a delicate carving. Thanks so much for taking part in the challenge. :)

    ReplyDelete
  6. Oi, Re,

    O seu mil folhas ficou suuuper charmoso e o PAP da massa folhada ficou bem legal! No meu primeiro blog eu publiquei um PAP de massa folhada e até tenho ainda as fotos, mas não me animei a publicá-lo de novo por causa das muitas fotos envolvidas, rsrs.

    Beijo e bom fim de semana, minha amiga!

    ReplyDelete
  7. Não tenho a menor dúvida que ficou uma delícia. Nunca fiz massa folhada, também sempre tive a impressão de ser um bicho-de-sete-cabeças, o que não é, com sua minuciosa explicação.
    Qualquer dia vou arriscar :)
    Que a foto tá uma coisa linda, isso tá.
    Beijinhos, amiga. Ótimo final de semana!

    ReplyDelete
  8. Há uns 16 anos atrás tirei um curso de pastelaria e a massa folhada era das coisas que eu mais gostava de fazer.
    Os folhados ficam uma verdadeira delicia.
    Adorei o teu mil-folhas ficou lindo.
    Bom fim de semana
    bjs

    ReplyDelete
  9. Love this mille feullie. I love that cutter. Cute.

    ReplyDelete
  10. Re, mais um PAP maravilhoso e perfeito amiga. Que linda massa folhada, adoro massa folhada com chantilly ou creme. Pensava que era mais dificl fazer, mas vi que requer muita paciência e delicadeza para manuseá-la. Parabéns amiga. Incrivelmente linda ficou. Bjos um excelente final de semana

    ReplyDelete
  11. So beautiful Renata! Your pictures show off those layers perfectly. I totally agree with you about the patience needed to make puff pastry at home, but when the results are this good, what's a little extra time, yes?

    ReplyDelete
  12. Que delicia!!! Morro de vontade de fazer essa massa, mas morro de medo do trabalho que dá, vendo o passo a passo da sua até me animei.

    Bjuuuu e um ótimo final de semana!

    ReplyDelete
  13. Oi Renata minha querida amiga, inaugurei um quadro chamado testado e aprovado porque me lembrei de você.O uso para postar receitas que foram tiradas do meu blog e que deram certo.Mas vamos à sua receita e seu desafio que como sempre você o cumpriu com louvor.:) Sua receita ficou fantástica.Agora aqui temos uma margarina própria para folhear, que dispensa todas essas etapas, você apenas enrola e abre uma única vez.Quando voltar para o Brasil, descobrirá que já temos muitas novidades.
    Beijos querida, que seu final de semana seja maravilhoso.

    ReplyDelete
  14. Wow. There are no other words to describe that gorgeous and absolutely delicious looking work of art. And your photos are fantastic, as well. Truly impressive.

    ReplyDelete
  15. Renata, you are amazing. Your pictues are beautiful, and the mille feuille just looks divine. Is it kind of sad, though, that looking at your pictures is making me marvel at how clean your work space it? :) Thank you for sharing your artistry with us, and for all of your support in the Kitchen!

    ReplyDelete
  16. Georgeous!! Very elegant and so beautiful mille feuille. I like your lattice top, it's the most beautiful decoration.

    ReplyDelete
  17. Hi Renata - your Mille Feuille was amazing and the lattice top so special - that pastry cutter will be great for pie or tart tops. Wasn't this challenge wonderful - seems like everyone who participated really enjoyed it and wasn't Suz was a fabulous host.

    ReplyDelete
  18. This looks gorgeous and so delicious that I would eat the whole thing!

    ReplyDelete
  19. It's so beautiful Renata! I love what you did with the lattice top. It looks perfect. Excellent job for this month's challenge!

    ReplyDelete
  20. Que Linda massa, Renata!!! tentadora, eu tenho esse cortador, mas nunca uso, fica lindo o efeito, amei!!
    bjinhos e ótimo fim de semana!!!

    ReplyDelete
  21. Awesome job, Renata! I love that lace cutter tool (I might need one of those!!) and your Napoleon turned out awesomely! Puff pastry is one of my favorite things to make!

    ReplyDelete
  22. So gorgeous Renata! I love love love the lattice top and the piped pastry cream peeking out the sides. Great step-by-step photos too. Fantastic job!

    ReplyDelete
  23. Your Mille-Feuille is just beautiful!
    Lovely work on this challenge.
    Your puff pastry is perfect! Your custard cream looks so delicious!
    Bravo! :)

    ReplyDelete
  24. This mille feuille is so beautiful and original with the lace pattern on top!

    ReplyDelete
  25. Beautiful Mille-Feuille I loved the piped pastry cream and the lattice top. Very creative...as always! :)

    ReplyDelete
  26. I love your lattice top and the layers in your puff look perfect. Beautiful!

    ReplyDelete
  27. Falou em desafio é com você né Xará?

    Minha amiga, aqui tá fazendo tanto calor, que só de pensar em fazer uma coisa dessas já desisto, uma pena, eu até que gostaria, nunca nada mais perfeito,

    Congratulations!

    ReplyDelete
  28. I can't get over how beautiful your lattice pastry is! If people eat with their eyes, consider me completely satiated!

    ReplyDelete
  29. Loving the original top layer of your mille feuille! As all of your post it looks fantastic :) Tão lindo!

    ReplyDelete
  30. I love how you latticed the top. And the piping is so pretty as well!

    ReplyDelete
  31. Great toy you have for making that lattice decoration, your Napoleon looks perfect!

    ReplyDelete
  32. Querida Renata,
    Parabéns! Uma obra de arte.
    Você não imagina como nos ajuda ao colocar as fotos com os detalhes da preparação de suas receitas.
    Muito obrigada.
    Bj,
    Lylia

    ReplyDelete
  33. Sensacional todo o seu passo a passo!!!!!!!!!!Sua receita ficou lindíssima e sei que tb ficou muito saborosa!!!! Parabéns mesmo!!!bjos

    ReplyDelete
  34. Olá, que blog lindo você tem e a receita desta massa é tudo de bom.
    Passa lá no meu blog também que será um prazer!
    bjs e sigo te seguindo.

    ReplyDelete
  35. such a pretty version!!! love the lattice top

    ReplyDelete
  36. Que maravilha de sobremesa adorei
    boa semana beijos

    ReplyDelete
  37. Olá.
    Seu blog é muito legal ,parabéns.
    Se encaixa no perfil que procuramos.
    Sou do Portal de Blogs Teia e estamos buscando blogs de qualidade, gostaria de participar?
    Seu blog seria divulgado gratuitamente,é rápido fácil e sem cadastro.
    Se interessar é só nos visitar.
    Até mais

    ReplyDelete
  38. j'adore ton mille feuille! Il est original et élégant avec le grillage du dessus!Bravo pour ce très beau travail!!
    Merci pour ta visite et pour ton gentil commentaire!!

    ReplyDelete
  39. Amo, massa folhada, a sua está perfeita!!
    Beijinhos
    Aninha

    ReplyDelete
  40. Renata..I have that same pastry cutter/roller but have yet to use it! What a fantastic idea to use it as the top of your Napoleons! They look stunning..perfect..just beautiful! You are amazing!

    ReplyDelete
  41. You are always very creative Renata. I look forward to seeing your take on any challenge.
    The lattice topping looks so elegant and professional! and the step by step are really clear and helpful
    hats off to you on a job beautifully done

    ReplyDelete
  42. mas que passo a passo mais bonito e mt bem explicado adorei o teu mil folha tb tenho um que tenho que fazer um dia destes vou fazer adorei o teu cantinho bjs

    ReplyDelete
  43. Muito boa essa receita. Testei, provei e aprovei. Agora não preciso mais comprar massa folhada pronta, porque essa sua receita resulta numa massa maravilhosa! Parabéns! Já me tornei sua seguidora.

    ReplyDelete
  44. Nunca pensei que eu fosse, algum dia da minha vida, conseguir fazer uma massa folhada tão gostosa e bem feitinha. Com sua ajuda consegui. Testei, provei e aprovei! Agora não vou mais comprar massa folhada pronta. Thanks!!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pelo carinho, Virginia, e parabéns pela conquista! Nada melhor do que poder fazer sua própria massa, sem gorduras hidrogenadas e muito mais saborosa, não tem preço!! Fico feliz que tenha gostado :o)

      Delete
  45. Muita vontade de tentar fazer essa massa! Só uma dúvida: dá para congelar para usar dias depois? Nesse caso é só tirar a massa do freezer e deixar descongelar na geladeira?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Bizinha,
      A massa congela muito bem e o processo para descongelar é exatamente este que você mencionou. Lembre-se de sempre trabalhar com a massa bem geladinha.
      Abçs

      Delete
  46. Parabens renata, muito legal as explicações. Só me diga uma coisa, quando fui tentar fazer igual, a hora que fui abrir pela primeira vez a massa, quando a manteiga estava inteira ainda, ela estourou a massa e começou a vazar por todos os lados, perdi tudo heheh Vc sabe onde errei? A manteiga estava quase congelando...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Se entendi bem, a manteiga estava dura demais e rasgou a massa. O ideal é que a manteiga esteja bem gelada, porém maleável. Por este motivo, dias quentes não são bons para fazer massa folhada (não sei se foi seu caso) pois ela passa de super gelada a muito mole rapidamente.

      Delete
  47. Amo massa folhada, mas só de pensar no trabalho q dá p fazer prefiro ficar sem comer. Gosto de receitas práticas e rápidas.

    ReplyDelete
  48. Fiz a massa seguindo sua receita o resultado foi maravilhoso, ameeeeei!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Samantha, que bom que gostou e deu tudo certo! Fazer massa folhada intimida muita gente, mas com um pouco de paciencia, o resultado é sempre gratificante! O melhor de tudo é saber que, embora seja bem calórica, pelo menos não é feita com gorduras hidrogenadas tão nocivas, como a maioria das massas compradas prontas. Parabéns pelo sucesso, fico orgulhosa!

      Delete
  49. Olá Renata! Essa massa fica boa para salgados? Por exemplo, para pastéis?

    ReplyDelete
  50. Eu fiz hj mas não deu muito certo a manteiga ficou vazando e na segunda dobrada a massa estava rasgando igual quando pegamos muito sol.
    Es

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Elaine,
      Provavelmente a manteiga estava mole demais. O ideal é que massa e manteiga estejam ainda geladinhas e com texturas parecidas. Ajuda bastante trabalhar em dias com temperaturas bem amenas.

      Delete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...