Tuesday

FARINHA DE AMÊNDOAS Feita em Casa - Bônus: LEITE DE AMÊNDOAS (ou vice-versa!)

27 Mar 2018


Se você precisar de farinha de amêndoas, faça você mesmo a sua e terá, como bônus, leite de amêndoas. Mas, se ao contrário, você precisar de leite de amêndoas, faça você mesmo o seu e terá, como bônus, farinha de amêndoas!

Existem algumas formas de fazer farinha de amêndoas. A primeira e mais simples de todas é processar as amêndoas (num bom processador) até ficar bem fina. Mas essa facilidade toda tem pelo menos dois inconvenientes: 1) antes que sua amêndoa fique fina o bastante para virar farinha, ela pode facilmente se transformar em pasta; 2) as amêndoas in natura possuem uma proteção natural em sua pele que dificulta a liberação de todos os seus ricos nutrientes. Isso acontece na natureza para que as amêndoas fiquem seguras enquanto aguardam as condições ideais de germinação (sol e umidade adequados). Isso justifica, e muito, deixar as amêndoas de molho por 8 a 12 horas para que libertem seus nutrientes (na natureza, usados para germinar). A umidade vai "quebrar" essa barreira de proteção e disponibilizar os nutrientes em todo seu esplendor, além de torná-las de mais fácil digestão!

Isso dito, vamos deixar nossas amêndoas de molho para que possamos aproveitar cada migalha de nutrientes deste fantástico alimento? Então vamos aos fatos:

Se você processar as amêndoas depois do molho, vai ser mais difícil ainda obter uma farinha fina e soltinha. Isso, porque depois do molho as amêndoas ficam mais moles. Solução? Desidratar (não assar!) as amêndoas em forno bem baixinho com a porta do forno entreaberta por algumas horas.  Se você tiver um desidratador em casa, ótimo, use-o!  No entanto, não creio que a maioria das pessoas  o tenham.

Se você, de fato, não possui um desidratador, ou não dispuser desse tempo, ou não quiser ficar com essa preocupação, tomando conta das amêndoas no forno, tenho uma sugestão pra você:

Se você bater as amêndoas no liquidificador com água, elas vão se pulverizar com muito mais facilidade. Aí, é só colocar a mistura numa tigela com um pano limpo (pode ser pano prato ou de fralda) e espremer bem. O resultado será um leite de amêndoas delicioso! A polpa que sobra, ainda úmida, pode ser espalhada num tabuleiro e levada ao forno brando até secar (vai ser bem mais rápido do que as amêndoas inteiras) ou ainda, você pode secar a polpa numa frigideira grande, em fogo brando, mexendo sempre, que foi o que fiz. O resultado ficou excelente!

Se animou? Então vamos lá.


PARA DEMOLHAR

Ingredientes:

1 xícara de amêndoas cruas
2 xícaras de água filtrada e morna
1/2 colher de sopa de sal grosso (ou 1 colher de chá de sal fino)

Dissolva o sal na água e mergulhe as amêndoas. A água deve cobri-las totalmente. Deixe de molho por 8 a 12 horas (durante a noite é uma boa pedida!).

Escorra e enxague bem. Escorra novamente.


PARA PELAR

Ferva umas 3 xícaras de água numa panela. Enquanto isso, prepare uma tigela com água gelada.

Quando ferver, desligue o fogo e despeje as amêndoas na água.

Conte 1 minuto e escorra (não passe desse tempo!).

Passe as amêndoas imediatamente para a tigela de água gelada. Aguarde alguns minutos e escorra novamente.

Pince cada amêndoa como os dedos e a pele soltará com facilidade.


PARA FAZER O LEITE

Despeje as amêndoas peladas no liquidificador e junte água filtrada nas seguintes proporções:

Para cada xícara de amêndoa (medida antes do molho), junte 1 a 4 xícaras de água filtrada fria.

Evidentemente, a quantidade de água vai ditar a concentração do leite. O meu eu fiz com uma xícara. O leite ficou bem encorpado (ótimo para fazer um cappuccino cremoso!) mas foi mais difícil de coar. 

Forre uma tigela com um pano de prato bem limpo ou pano próprio para queijos, ou ainda, pano de fralda.



 Despeje ali a mistura do liquidificador.



Junte as pontas do pano para cima e faça uma "trouxa", espremendo bem até sair todo leite.

 

Reserve a polpa que sobrou no pano para fazer a farinha de amêndoas.



Pronto, temos leite de amêndoas!




RENDIMENTO

O rendimento do leite será praticamente o mesmo da quantidade de água usada. quanto mais você conseguir espremer a polpa, mais vai render.


PARA FAZER A FARINHA

Passe a polpa para uma frigideira grande e quebre os grumos com um grafo.



Leve ao fogo brando, mexendo sempre, até secar. O tempo necessário vai depender de quanta umidade você conseguir retirar ao espremer a polpa. Não marquei meu tempo mas deve ter sido algo em torno de 15 minutos.

Se você tiver que parar de mexer ou se afastar, apague o fogo e acenda novamente quando estiver disponível. O calor residual da frigideira vai continuar secando a farinha.

Outra alternativa é secar no forno. Para isso, espalhe a polpa em tabuleiro forrado com papel manteiga e deixe em temperatura baixa com a porta entreaberta, mexendo de vez em quando.

Espere a farinha esfriar completamente antes de guardar.

Pronto! Temos farinha de amêndoas!




COMO ARMAZENAR

Se você for consumir no mesmo dia ou no máximo em dois dias, pode deixar, tanto a farinha quanto o leite, na geladeira. Caso contrário, congele em porções adequadas ao seu consumo.

5 comments:

  1. Boa noite. Essa farinha de amêndoa pode ser usada para fazer os macarrons?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Lucianna,
      Eu não testei mas arriscaria dizer que sim. No entanto, temo que o sabor, já bem suave das amêndoas fique ainda mais sutil.

      Delete
    2. Seu blog é muito bem escrito e prático!

      Delete
  2. Legal. Se der para usar essa farinha será melhor, pois compro a farinha pronta para macarons, assim, antes de usar para esse fim, faço uso do seu leite

    ReplyDelete
  3. Legal. Se der para usar essa farinha será melhor, pois compro a farinha pronta para macarons, assim, antes de usar para esse fim, faço uso do seu leite

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...