Saturday

MAÇÃ DE CACHECOL

30 Jan 2010

Certo dia, numa dessas idas e vindas Brasil X Coréia, serviram uma sobremesa diferente no avião. Não foi muito difícil decifrar o que era e estava muito saborosa. Tratava-se de uma maçã assada e assentada em uma massinha de bolo amanteigada. Comecei a procurar por alguma receita do tipo na Internet, mas não achei. Então, resolvi experimentar com uma massinha de bolo tipo "Pound Cake" (pound=libra; Cake=bolo). Este bolo, segundo suas histórias, é chamado assim, pois antigamente usava-se 1 libra de cada um dos 4 ingredientes: farinha, ovos, manteiga e açúcar. Desta forma, ao longo do tempo, a receita foi se adaptando mas, ainda hoje, qualquer receita que guarda uma proporção parecida é considerada como tal. Adaptei e funcionou.
Mas, vamos ao que interessa. O resultado não ficou igualzinho ao do avião, mas ficou tão gostoso que mereceu um lugarzinho aqui no blog, afinal, foi testado, provado e APROVADO!



INGREDIENTES:
50g manteiga amolecida
1 ovo
1/2 xíc. farinha de trigo
1/4 xíc. açúcar
1/4 colh. (chá) canela em pó
1 colh. (chá) fermento em pó químico
2 maçãs grandes

PREPARO:

Acenda o forno em temperatura moderada (170ºC). Unte e enfarinhe 4 forminhas com diâmetro pouco maior do que o da maçã. Numa tigela, coloque a manteiga, ovo, farinha, açúcar, e canela. Bata tudo com a batedeira, até ficar fofo. Por último, junte o fermento e bata somente para misturar. Distribua um pouco de massa em cada forminha, espalhando com uma espátula ou faca (foto). Corte as maçãs ao meio, retire os centros mas não descasque-as (foto). Coloque meia maçã em cada forminha, por cima da massa, com a parte cortada para baixo (foto). Leve ao forno (pré-aquecido) moderado por aproximadamente 40 minutos, até que inserindo um palito na massa, este saia limpo, e a maçã esteja assada (por esse motivo, a temperatura do forno deve ser moderada). Pode ser consumida morna ou fria.

1 comment:

  1. Hummm, mãe!!! Que delícia deve ser esse bolinho... ainda mais pra mim, que passei meu primeiro aniversário sem bolo.. não dá pra acreditar, né? Quem mandou vc ficar tão longe?? :( rsrsrsrsrsrs
    Vou TESTAR a receita, dar para as crianças PROVAREM, e tenho certeza de que vão APROVAR!!!bjs

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...