Tuesday

PÃO AUSTRALIANO FLEISCHMANN: Testado, Provado & Aprovado.... com ressalvas!

09 Mar 2010

Sendo uma moradora brasileira na Coreia, qualquer alimento que venha do Brasil faz festa por aqui.... mesmo que seja um pão Australiano!... com instruções em português! Não foi diferente com a mistura para Pão Australiano, da Fleischmann, que me foi presenteada pela Leandra. Verdade seja dita, ela tentou fazer o pão para nossa última reunião, mas não deu certo. Sendo assim, ela me cedeu a outra embalagem que havia trazido do Brasil para eu testar, provar e aprovar (ou reprovar).



Fui ao teste. 

Em primeiro lugar, li as instruções. Encontrei aí, a primeira falha: Em letras MUITO pequenas, num cantinho, estava o que você precisa para fazer o pão. Uma embalagem da mistura, água e um envelope de fermento biológico. Abri a embalagem esperando encontrar o envelope do fermento no meio do pó.... mas não encontrei.

Agora, uma pausa para refletir.... A maioria dos consumidores de um produto como uma mistura para fazer pão, não querem ou não sabem fazer o pão com uma receita. Querem facilitar a vida, ou experimentar algo diferente sem ter que ser "expert" no assunto e, já de primeira, chegam em casa do mercado e descobrem  que tinham que ter comprado o fermento separadamente. Sejamos realistas: ninguém vai parar no meio do mercado para ler todas as instruções da embalagem, certo? Frustrante, já que você provavelmente NUNCA vai encontrar uma embalagem de fermento biológico na despensa de uma pessoa que não faz pão regularmente.

Mas, como "padeira" de carteirinha, eu  sempre tenho fermento em casa e fui em frente...

Observando os "sintomas" do pão que a Leandra havia feito e que não deu certo, conclui que precisaria de mais água do que as instruções indicam. Quando faço pão, prefiro pecar por uma massa mais úmida, do que o contrário. É muito mais fácil acertar a massa polvilhando mais um pouco de farinha do que ter que umedecer uma massa seca. Como as instruções indicam aproximadamente 180 ml de água, aumentei para 210 ml e foi a quantidade suficiente para que a massa ficasse levemente pegajosa, exigindo muito pouca farinha para acertar o ponto enquanto sovava, resultando em uma massa macia. O restante das instruções estava bem satisfatório. Modelei 3 baguetes, e o resultado foi muito bom. O pão ficou macio e saboroso.

RESULTADO:

A Fleischmann poderia melhorar BASTANTE este produto, se incluísse na embalagem um pacotinho de fermento e aumentasse um pouquinho a quantidade de água necessária. Portanto, o Pão Australiano da Fleishmann foi Testado, Provado e Aprovado..... com ressalvas!
O teste foi feito somente no modo de preparo manual.

11 comments:

  1. A Renata conseguiu fazer o pão mesmo com as trapalhadas da Fleischmann. Ficou bom porque ela conhece a arte da panificação e fez ajustes, mas para os leigos realmente é complicado.
    O perfume que fica pela casa ao assar o pão, mesmo quando a receita não dá certo é muito bom, e hoje pude provar que quando dá certo, ele também é macio e saboroso.

    ReplyDelete
  2. I wonder why the Brazilians are selling an Australian bread - and I wonder what an Australian bread mean I'm from Australia and I very sure we don't have a bread that is unique to our country LOL LOL. Yes a package of instant yeast would be great the end results look good. It looks like a wholemeal (rye) bread which is more Northern European (Germany, Finland etc) which is more funny since Australian like white bread much more than dark breads on the whole. Cheers from Audax in Sydney Australia.

    ReplyDelete
  3. Hi Audax, this bread is served as an appetizer at Outback Steakhouse which is known as an Australian restaurant in Brazil and is becoming very popular, that's why it was nicknamed "Australian Bread"

    ReplyDelete
  4. Eu testei essa receita na máquina e troquei a água por leite (210 ml também, 180 é pouco). Deu certo, ficou um pão beeem macio e cheiroso: sucesso total :o)

    ReplyDelete
  5. O pão australiano ficou uma delícia com uma simples manteiga. Gostei de montão... Parabéns... Rita De Lucena.

    ReplyDelete
  6. Realmente, eles podiam ser bem melhores na embalagem, eu até vi quando comprei, que deveria ter o fermento, mas no preparo, eu me embolei todo, errei tudo, e o que não grudou acabou ficando todo quebradiço, ficou parecendo bolo quando sai errado!

    O ponto é, eu estou começando a me aventurar na cozinha, e eu não consigo entender muito bem ponto de massa, quanto colocar, como saber que está bom, essas coisa! Ai poderia entrar uma ajuda do fabricante. Um link na internet com o produto feito por um chefe ou qualquer pessoa, uma folha ilustrativa dentro do pacote, isso não iria de forma alguma encarecer tanto o produto, e eu aposto que venderia muito mais, porque iria atrair justamente pessoas como eu, que nunca imaginaram fazer pão, mas sentiram curiosidade!

    Eu vou tentar mais vezes até acertar!

    P.s: O que eu disse, você também poderia usar aqui no seu blog, colocar umas imagens, dar uma explicada melhor no preparo, essas coisas, eu aposto que boa parte das pessoas que buscam receitas na internet, são aquelas que tem tantas dúvidas como eu!

    ReplyDelete
  7. Renato, obrigada por prestigiar meu blog. Como vc pode observar, tenho pouco tempo de blog e estou tentando aperfeiçoar meus posts. Confesso que nem sempre é fácil fazer e fotografar ao mesmo tempo... minha camera é frequentemente flagrada com impressões de farinha... rsrsrs. Mas não é de hoje que tenho vontade de fazer um tutorial para massas de pão. Espero poder atender seu pedido em breve.

    ReplyDelete
  8. olha eu fiz esse pão na máquina e não tive problemas, o pão é maravilhoso, não sou padeiro nem nada, sou apenas um gourmet amador, usei todas medidas recomendadas e ficou perfeito. Amei o pão, agora quero tentar fazer ele manualmente.

    ReplyDelete
  9. Eu devo ser muito azarado... antes de comprar a maquina de fazer pao fizemos umas 3 tentativas e o pão sempre ficava uma pedra, nao crescia parecia bolo embatumado. Depois da maquina nada mudou ! Dos 7 pacotes que já fiz dessa pão apenas 1 deu certo e foi o que eu coloquei menos fermento (5g) porque nao tinha mais e nao sou padeiro profissional como muito bem disse a autora! Concordo com o saquinho de fermento dentro do pacote e vou tentar com mais agua... o triste é que ou eu como o pão na hora que ele sai do forno ou ele só serve pra peso de papel ! Grato pelo post, seja feliz ai do outro lado do mundo - sensacional essa tal de internet. Att.,
    Buga (buga@dr.com)

    ReplyDelete
  10. Gente, quase morri com esse pão. Fiz como manda o pacote, ele cresceu pouco, muito pouco. Mas o pior não foi isso, já comecei a passar mal com o cheiro, não sei se é do mel, ou outra ingrediente, quando provei, piorei. Deu uma alergia muito forte.
    Sei que é comigo, não estou falando mal da marca, mas queria deixar o recado, se há alguém aí que tem muitas alergias, principalmente respiratórias, com corantes, e etc fique esperto.

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...