Saturday

APPAM & CURRY - Desafio Daring Cooks - Agosto / 2011

14 Ago 2011

Read in ENGLISH





Quando eu estava na escola, nunca gostei muito de aulas de história. Sempre tive dificuldade de decorar todos aqueles eventos e suas respectivas datas, mas de uma coisa eu nunca me esqueci: as tais especiarias que vinham das Indias. Sei que elas atuaram de forma marcante na história do mundo (você não vai querer que eu explique isso, eu não gostava de história, lembra?), e agora sei bem o porquê!

Este mês, pela primeira vez na minha vida, e graças ao desafio Daring Cooks, fiz uma iguaria Indiana. Agora, quero continuar explorando muito mais as delícias dessa cozinha exótica e que nem são difíceis de fazer. O segredo está nas especiarias :o)


Mary, do blog, Mary Mary Culinary foi nossa anfitriã do desafio de agosto dos Daring Cooks. Ela optou por nos mostrar o quanto a cozinha do sul da Índia é deliciosa. Ela nos desfiou a fazer Appam e um acompanhamento, a nossa escolha, também do sul da Índia ou do Sri Lanka.

Até umas duas semanas atrás, a única referencia que eu tinha da cozinha indiana era aquele tempero em pó amarelo chamado de curry que uso, sim, de vez em quando e que me dava a nítida impressão de eu iria gostar bastante da comida indiana. Acabei nunca me aventurando apesar de ler vários blogs indianos com pratos fantásticos que parecem deliciosos. Sendo assim, não preciso dizer que fiquei bem animada com o tema do nosso desafio.

A Mary nos forneceu a receita de Appam e várias receitas de deliciosos acompanhamentos. Eu escolhi Curry de Carne do Sri Lanka. Bom, agora aprendi que curry não se limita àquele temperinho em pó amarelo. Aliás, fiquei até surpresa quando descobri que na receita não pedia este ingrediente, mas pedia folhas frescas de curry e outros temperos deliciosos.


Infelizmente não encontrei as folhas de curry frescas então usei as secas. Pelo tamanho das embalagens vocês podem imaginar o quanto eu estava torcendo para AMAR a comida indiana :o))


Cardamomo é mais um tempero que eu nunca havia utilizado na minha cozinha. 

Appams são parecidos com panquecas, mas são feitos com arroz cru fermentado e leite de coco. São surpreendentemente deliciosos com suas bordas crocantes e uma textura diferente. Fiquei surpresa com o resultado.


Para que fiquem finos e crocantes nas bordas e mais encorpados no centro, é preciso faze-los numa frigideira semelhante a uma wok, mas como eu não tinha uma disponível, fiz na frigideira normal. Ainda assim, o resultado ficou bacana, bem rendado.

Obrigada, Mary, por ter sido uma excelente anfitriã e por ter me dado aquele empurrãozinho para finalmente experimentar a culinária indiana.

Você poderá encontrar as receitas e diretrizes originais do desafio em THE DARING KITCHEN onde também encontrará os resultados fantásticos dos outros participantes.


APPAM
(Fonte: Aparna (uma Daring Baker) do blog My Diverse Kitchen)
Rendimento: Aproximadamente 15 unidades

Ingredientes:

1 ½ xíc. de arroz crú

1 ½ colh. de chá de fermento biológico seco

2 colh. de chá de açúcar

½ xíc. água de coco ou água pura em temperatura ambiente

1 ½ colh. de sopa de arroz cozido (pode usar sobras)

½ colh. de chá de sal

aproximadamente ½ xíc. de leite de coco (use a parte mais gorda do leite que fica no topo depois de repousado)



Modo de fazer:

1. Deixe o arroz de molho em 4 a 5 xíc. de água por 3 horas.

2. Dissolva o açúcar na água de coco (ou água) e junte o fermento. Deixe descansar por 10 a 15 minutos até ficar espumoso.

3. Escorra o arroz e bata no liquidificador junto com a mistura de fermento para forma uma massa um pouco mais grossa que de panqueca. Se necessário, você poderá acrescentar um pouquinho de água. Junte o arroz cozido e bata mais um pouco. A massa não fica completamente lisa, mas fica meio grossa, é assim mesmo que deve ser.

4. Despeje em uma tigela grande, cubra e deixe descansar por 8 a 12 horas. A massa vai fermentar e quando estiver pronta, ela terá um cheiro parecido com massa de pão crua, mas não se preocupe, pois o sabor fica bem suave quando prontas.

5. Junte  o leite de coco e o sal e adicione água somente se estiver muito grossa. O ideal é que você teste uma para ver está na consistência certa.

6. Aqueça uma frigideira em fogo médio. Pingue algumas gotas de óleo e retire o excesso com papel toalha. Mexa a massa e despeje o equivalente a 3 ou 4 colheres de sopa, dependendo do tamanho da frigideira. Gire a frigideira rapidamente, fazendo com que a massa suba pelas laterais da frigideira.


7. Tampe a frigideira e cozinhe por uns 2 minutos. Abra e cheque. deverá estar seca ao toque e deverá soltar da frigideira com facilidade. Não precisam corar nem virar.



8. Repita até terminar a massa.  Sirva em seguida.

9. A massa poderá ser guardada crua na geladeira por até dois dias. 


CURRY DE CARNE do SRI LANKA
Fonte: Mangoes and Curry Leaves, de Jeffrey Alford e Naomi Duguid
Rendimento: 2 - 4 porções

Ingredientes:

½ kg de carne cortada em cubos
1 colher de sopa de óleo
10 folhas de curry frescas
1 pimenta verde (chili) bem picada
1 xícara de cebolas picadas
1 colh. de chá de cúrcuma
1 colh. de chá de sal
½ xícara de leite de coco
1 colh. de sopa de polpa de tamarindo
¼ de xíc. de água quente
3 xíc. de água

Mistura de temperos secos:

1 colh. de sopa de arroz branco cru
1 colher de sopa de sementes de centro
1 colh. de chá de sementes de cominho
um pedaço de 2 cm de canela em casca
as sementes de duas vagens de cardamomo


Modo de fazer:

1. Corte a carne em cubos pequenos. Reserve.


2. Numa frigideira pequena de fundo grosso, toste os temperos secos em fogo médio por 3 a 4 minutos, mexendo sempre,  até que o arroz fique levemente tostado. Vai exalar um aroma delicioso!


3. Transfira para um moedor de temperos ou triture com um pilão. Reserve. Pique a polpa de tamarindo e deixe de molho na água quente. Reserve.


4. NUma panela grande, aqueça o óleo em fogo médio, junte as folhas de curry, a pimenta verde, a cebola e cúrcuma, fritando por 3 minutos. Junte a carne, o sal e cozinhe por 5 minutos, mexendo para dourar a carne por todos os lados.

5. Junte a mistura de temperos secos e o leite de coco, misturando bem. Diminua o fogo e cozinhe por 10 minutos  mexendo de vez em quando.

6. Esprema o tamarindo numa peneira e descarte sementes e fibras. Junte-o às 3 xíc. de água.

7. Junte a mistura de tamarindo à panela e espere levantar fervura. Diminua o fogo e cozinhe com panela semi-tampada  até que a carne esteja macia, por mais ou menos 1 hora (eu precisei acrescentar um pouquinho de água umas 3 vezes para que não engrossasse demais). Ajuste os temperos se necessário e sirva a seguir.


10 comments:

  1. Wow Renata ..Indian dish for DB cook challenge .. wonderful and u have done and mastered perfectly.. very very well done on the challenge . both Aapam and curry is just out of the world.

    ReplyDelete
  2. Meu Deus, como eu queria estar aí agora pra provar essa comida! Amo Indian Kitchen...puxa, que vontade de experimentar isso...aqui no Brasil vai ser praticamente impossivel achar essas coisas todas...mas vou atrás...quem sabe né?

    GENIAL!!!

    ReplyDelete
  3. Oi, Re,

    Caramba isto deve ter ficado estupendo, com a massa de arroz muito levemente 'fermentado', né?
    E a panquequinha fica um mimo, toda rendilhada.
    O acompanhamento também me agradou, a carne deve ter ficado bem perfumada. Eu só não faço mais pratos com curry porque maridão não gosta, infelizmente.
    Por falar em maridão, recentemente ele me trouxe um pacotinho com umas folhinhas, que tinha a inscrição 'curry leaves', que ele comprou de um chinês, juntamente com outros pacotes de temperos. Todos sabem que amo temperos e ninguém perde a oportunidade de me presentear com os tais. Então quando ele leu a inscrição eu disse: "Será que isso está certo? não será bay leaves, que é folhas de louro? rsrs. Tive que vir pesquisar né? rsrs. O pior é que ainda tem coisa que eu nem posso pesquisar (umas bolinhas brancas bem pequenas, que lembram sagu) pois a inscrição está em chinês, rsrs.

    Beijoca e boa semana!

    ReplyDelete
  4. Ando fascinada com a cozinha indiana! Adorei seu post e os pratos. Parabéns! beijos

    ReplyDelete
  5. hi renata
    appam and curry looks yumm
    thank you for commenting on my post
    following you
    charishma
    http://cheriesstolenrecipes.blogspot.com

    ReplyDelete
  6. Tia comida indiana é bom demais! Eu e o Luis adoramos! Tem um blog muito legal que chama showmethecurry e lá tem umas receitas legais, nao sei se vc já viu.
    Appam eu nunca fiz, mas qdo der um tempinho vou me arriscar!
    beijos

    ReplyDelete
  7. Que delicia o desafio desse mês!!!
    Eu adoro comida indiana! Todos aqueles temperos são o máximo! ;)
    Seu appam e o curry estão de dar água na boca!
    Beijos!

    ReplyDelete
  8. Olá Renata, vi você em alguns blogs amigos e passei para dar uma espiada no seu cantinho, adorei tudo e já estou seguindo.
    Te convido a conhecer o meu cantinho também, ok?!
    Bjuss!!!

    ReplyDelete
  9. REnata, minha querida, sempre que eu venho aqui eu viajo, no duplo sentido (não vou só à Coréia, amiga...rsrs). É uma verdadeira aula pra mim, esses desafios e como vc os cumpre de maneira impecável. Parabéns!
    beijos e bom fim de semana

    ReplyDelete
  10. Adoro comida indiana e suas especiarias! Sempre que cozinho viajo junto com o sabor... Lindo prato!
    bjs

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...