Saturday

TORTA DE MAÇÃ (na maçã)

24 Set 2011

Read in ENGLISH


Já que é outono aqui no hemisfério norte e as maçãs estão por todo lado e também porque fomos presenteados com 20 kg de maçãs no Chuseok, fiquei com vontade de comer torta de maçã, aquela bem simples e autêntica.  Não que eu tenha precisado de muitas maçãs para isso, pois ficamos somente com algumas e doamos o restante.



Para ficar diferente, ao invés de forrar uma forma com massa de torta, rechear com as maçãs e cobrir com mais massa, usei a própria maçã como forma. Achei bem interessante o resultado final. A inspiração veio do blog Paper Plates and China.


Comecei pela massa (receita no link do final do post). Abri a massa entre dois pedaços de plástico, usando uns palitinhos japoneses (hashi) como guia para o rolo, de modo a manter a espessura uniforme. Coloquei em cima de uma tábua de corte e levei a geladeira enquanto preparava as maçãs.

Lavei algumas maçãs e cortei uma tampa em cada uma. Com uma faquinha afiada e uma colher pequena, cavei o interior das maçãs e reservei a polpa picada. Para que as maçãs não escurecessem, pincelei com suco de limão.


Depois, descasquei as tampas e cortei em cubinhos. Na próxima vez vou cortar as tampas mais finas, pois a polpa retirada mais os cubinhos que renderam das tampas foram muito recheio para as cumbuquinhas de maçã (deu pra fazer mais uma tortinha individual com base de massa).


Para cada maçã média, meça:

1 colher de sopa de açúcar 
1/2 colher de sopa de farinha de trigo
1/4 de colher de chá de canela em pó. 

Misture e junte esse pó à polpa picada. Divida o recheio entre as cumbuquinhas de maçã.


Retire a massa da geladeira e corte em form de flor, fazendo alguns furinhos que servirão de "chaminé" para sair o vapor enquanto assa.


Apoie cada flor em cima de uma maçã. Não precisa moldar. A massa estará gelada e dura, se você tentar moldar ela vai quebrar. Pode deixar que o calor do forno se encarrega de fazer isso ;)


Leve ao forno médio (190°C) em tabuleiro forrado com papel manteiga culinário até que as maçãs estejam cozidas e a tampa levemente dourada (mais ou menos 40 minutos).

Sirva morna ou fria, levemente polvilhada com açúcar de confeiteiro.


MASSA DE TORTA DOCE

Ingredientes:

1/2 xíc. de farinha de trigo branca
1/2 xíc. de farinha de trigo integral
1/2 xíc. de amido de milho
1 colh. de sopa de açúcar
100g de manteiga gelada
1 ovo inteiro
1/4 de colh. de chá de sal
1/4 de colh. de chá de fermento em pó

Modo de Fazer:

Coloque todos os ingredientes no copo do processador e bata até virar uma bola. Se ficar seco (isso vai depender do tamanho do ovo utilizado), pingue algumas gotas de água gelada. Se desejar, poderá fazer manualmente, misturando primeiro os ingredientes secos, depois a manteiga, esfarelando até parecer uma farofa grossa e por último o ovo para dar liga. Não trabalhe demais a massa, apenas o suficiente para ligar os ingredientes. 

Obs: Esta receita de massa é suficiente para cobrir aproximadamente 8 maçãs.



20 comments:

  1. Interessantíssimo!

    Muito legal,

    Xará, voce tem idéias incríveis,

    Maravilha!

    ReplyDelete
  2. wow Renata! Achei a idéia muito original! Quando vi a foto do interior dela pronta, eu babei :s
    Parabéns, sua versão ficou ainda melhor :)
    Essa tá anotada ;)
    Um abraço, Queila

    ReplyDelete
  3. Re, claro que vou fazer...que lindeza amiga, adorei! Depois te conto, estou com uma lista de receitas mas acho que essa vai na frente. Amei de paixão, tenho até um molde que havia comprado e não utilizei ainda. Agora já sei onde vou estrear
    Beijos e bom finde!

    ReplyDelete
  4. Que criativo, adorei a idéia!
    Parabéns pelo blog
    =)

    ReplyDelete
  5. Oi, Re,

    Nossa, que idéia mais bacana, a foto da tortinha cortada ficou escandalosamente
    tentadora, amei!

    Beijoca e boa semana!

    ReplyDelete
  6. Que original, Renata! E pelo jeito fica delicioso também! Uma bela idéia. Fiquei aqui pensando... Você vai dar conta de 20 kg de maçã????

    Beijos, obrigada pelo recadinho fofo no Chocorango. =)

    ReplyDelete
  7. Muito interessante sua torta, nunca havia visto ela feita dessa forma! Super chique!!
    bjs

    ReplyDelete
  8. Adorei a ideia! ficou um espanto, vou sem duvida experimentar.

    Beijos.

    ReplyDelete
  9. Belíssima idéia, pergunta: quanto tempo mais ou menos de forno? Eu vou fazer isto seguramente, espero quefiquem tão bonitas quanto as suas. Abraços

    ReplyDelete
  10. @wair de paula - Obrigada pela visita e pelo comentário. Não sou "expert" em maçãs, mas creio que o tempo de cozimento varie de acordo com o tipo de maçã que você utilizar. Sendo assim, teste com um pailto na casca da maçã, e também fique de olho na massinha de cima, que deve ficar levemente dourada. As minhas levaram aproximadamente 40 minutos. Se fizer, adoraria saber o resultado! Espero que goste.
    Um abraço!

    ReplyDelete
  11. fiz essa receita, amei a maçã, ela fica perfeita!
    mas a massa... ficou quebradiça, odiei, não combinou com a textura da maçã de maneira alguma.

    ReplyDelete
  12. Maravillosa receta y mejor presentación Renata. Los postres de manzana son los que más me gustan, pero este me ha dejado maravillada. En los próximos días voy a publicar una receta tuya que me ha encantado, te avisaré.
    Un besito.

    ReplyDelete
  13. Vi sua tortinha lá no Caldeirão. achei muito legal e vim aqui te conhecer. E vou ficar por aqui pois adorei seu blog.

    Bjs

    ReplyDelete
  14. Amiga
    Acabei de ver esta sua receita e foto aqui:
    http://receitaseticas2.blogspot.com.br/2012/11/tortinhas-de-maca-assadas-nas-macas.html

    Parece que de "ética" a dona do blog não deve entender muito.

    ReplyDelete
  15. Olá Renata.... fiz essa receita de sobremesa aqui em casa e foi total sucesso! a massa ficou ótima e o recheio tb... fora a apresentação que ficou linda! adorei... foi super aprovada... obrigada por dividir essa maravilha... beijinhos ALE

    ReplyDelete
  16. Boa Noite, testei a receita hoje, só tive um problema pois a maçã que eu usei rachou :( acabei fazendo separadamente só com massa. Gostaria de saber qual maçã é a mais adequada para esse tipo de preparação. Obrigado e parabéns pelo Blog ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Ramon,
      Obrigada :)
      Usei maçã Fuji, não testei com outros tipos.

      Delete
    2. Ah imaginei isso mesmo Renata, fiz com a nacional ai ja viu né? hahaha obrigado!

      Delete
    3. imaginei isso mesmo Renata, tinha usado a gala e não deu muito certo xD
      obrigado pela informação ;)

      Delete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...