10 Nov 2012
Antes de começar a receita de hoje, eu gostaria de agradecer pelo apoio recebido de todos que, de alguma forma, se manifestaram em meu favor diante do meu "desabafo" no post anterior. Fiquei admirada e surpresa com a repercussão dos fatos e consegui ver a força que tem a união das pessoas amigas, honestas e solidarias, até seu último grau. Me senti amparada, querida e respeitada a um tal nível, que aquele episódio esmoreceu diante da grandiosidade de se ter amigos de verdade. Estes sim, valem a pena! Obrigada a todos!
Página virada!
As maçãs, no entanto, continuam a brilhar na minha cozinha :o)
Vamos falar um pouco mais de maçãs? Os nossos vizinhos do hemisfério norte possuem, em sua culinária, um subproduto da maçã, muito popular, chamado Applesauce (molho de maçãs). Em sua forma mais apurada, ou seja, cozida por mais tempo e, por isso, com textura mais espessa, recebe o nome de Applebutter (manteiga de maçãs). O primeiro, pode ser feito com ou sem especiarias, mas o segundo é tipicamente temperado com especiarias como canela, noz moscada e cravos. Podem ser adoçados ou não. Applesauce é muito usado como ingrediente para muitas receitas e Applebutter como uma geleia, digamos assim, para acompanhar um biscoitinho, ou como recheios, etc. A propósito, a manteiga está só no nome, e não em sua composição. Chama-se assim, pois tem consistência semelhante à da manteiga e também é usado para passar no pão.
Sempre tive vontade de experimentar essas iguarias, eu tinha certeza que ia gostar. Finalmente chegou o dia de experimentar. Munida de um excedente de maçãs da estação, fui em busca de uma receita. Usei a Slow Cooker para deixar que cozinhassem durante a madrugada e pudéssemos acordar com aquele aroma das especiarias no ar.
Pois bem, meu objetivo era fazer Applebutter mas de manhã, quando acordei, a consistência ainda estava longe.
Processei as maçãs e obtive um creme não muito espesso. Eu estava disposta a deixá-lo cozinhando mais até apurar.
Tá certo que, por ser um produto final que eu nunca tenha chegado nem perto, fiquei meio no "adivinhômetro" da textura correta. Mas, tive que interromper o cozimento naquela hora, pois o aroma da noz moscada estava tão forte, que já estava me enjoando. Tenho a leve impressão de que fiquei no meio do caminho entre Applesauce e Applebutter. Esperei esfriar, provei, e o sabor da noz moscada continuava muito intenso. Evidentemente, a medida era exagerada daquele tempero e ele mascarou as outras especiarias assim como o próprio sabor da maçã. Tirando isso, essa receita promete, e ainda voltarei para publicá-la num futuro próximo, devidamente adaptada.
Pensei: e agora? O que vou fazer com toda essa preparação com sabor de noz moscada? Não dava para pensar naquela hora. Eu não queria nem ouvir falar em noz moscada! Resolvi, então congelar tudo, separado em pequenas porções, para usar como ingrediente em futuras receitas.
Hoje chegou a vez de usá-la. Estamos na fase "esvazia despensa" já nos preparativos para a nossa volta definitiva ao Brasil e não dava mais para esperar. Encontrei na despensa alguns outros ingredientes, que achei que casariam bem, e sai a procura de uma receita. Cheguei no blog da Lora, o Cake Duchess e encontrei o que eu procurava. Era um bolo de maçãs, tipo Gingerbread com especiarias e até uma bebidinha, o que me ajudaria a usar uma garrafinha de rum que está há um bom tempo morando na minha despensa, "curtindo" com algumas casquinhas de canela, alguns cravinhos e favas de baunilha. Além disso, eu tinha uma lata de um tipo de melado de cana de açúcar, que também estava entre os ingredientes requeridos. Perfeito!
No final, eu adaptei tanto a receita, que fiquei achando que não fosse dar certo. Enquanto o bolo assava, parecia que não ia crescer, e eu não estava levando a menor fé. Pois no final, eu estava redondamente enganada. O bolo ficou maravilhoso! O único problema é que acho que nunca mais vou conseguir reproduzir um igual. A minha descrença era tão grande, que nem tirei foto do bolo inteiro. Quando provei e vi que valia a pena, o dia já ia terminando, a luz já estava escassa para fotografar e a foto ficou bem aquém da gostosura do bolo.
Vou colocar aqui a receita original com minhas alterações ao lado, pois ela deve ser muito boa também, e na falta dos meus ingredientes "de improviso", tenho certeza que vou querer experimentar.
BOLO DE MAÇÃ COM ESPECIARIAS
(adaptado DAQUI)
Ingredientes:
3/4 xíc de melado de cana (usei um xarope de cana de açúcar menos espesso)
1/3 de xíc. de açúcar mascavo (usei açúcar orgânico)
85g de manteiga
1 1/2 xíc. de farinha de trigo
1 1/2 colh. de chá de gengibre em pó (usei fresco)
3/4 colh. de chá sal
3/4 colh. de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colh. de chá de canela em pó
1/2 colh. de chá de noz-moscada (não usei pois já havia muito dela no meu Applesauce)
1/2 xíc. de buttermilk* (usei a mesma medida de Applesauce)
2 colh. de sopa de conhaque (usei rum com infusão de especiarias)
1 ovo
1 maçã verde (granny smith) descascada, em cubos (não usei, pois já estava usando Applesauce, e também porque achei que não caberia na forma, mas teria sido perfeita a adição)
*Buttermilk é aquele soro que sobra quando da fabricação da manteiga. Pode-se obter um substituto para o buttermilk misturando-se 1 colh. de sopa de suco de limão ou vinagre a 1 xíc. de leite.
Modo de fazer:
Pré-aqueça o forno a 180°C
Leve ao fogo moderado, numa panelinha, o melado, a manteiga e o açúcar. Assim que começar a formar bolhas em volta, desligue o fogo. Reserve.
Em outra tigela, peneire os ingredientes secos e misture. Junte o buttermilk (eu usei applesauce), o rum e o ovo, misture com um fouet, e finalmente junte a mistura de melado que ainda estará quente, misturando bem com o fouet. A minha massa ficou bem líquida.
Se for usar maçãs, misture-as na massa delicadamente com uma colher.
Despeje em fôrma untada e enfarinhada (usei uma de 20cm), Asse por aproximadamente 40 minutos ou até passar no teste do palito.
Aguarde uns 10 minutos antes de desenformar em uma grade para esfriar completamente.
Polvilhe açúcar de confeiteiro por cima se desejar.
Your cake is beautiful, Renata. I love how you adapted it and now I want to try yours:)xx
ReplyDeleteHey Xará,
ReplyDeleteSeu bolo é a prova que nessa vida nada se perde, tudo se transforma, rsss...belíssima transformação por sinal, o bolo ficou show!
mas tenho que confessar que essa tal de apple butter me deixou curiosa...vamos aguardar...rsss
Tomara que essa despensa se esvazie logo, nosso Brasil tá te esperando,
Beijo!
Delícia! e já publiquei na minha timeline do facebook também... ;)
ReplyDeleteRenata, boa cozinheira é isso, sabe ter jogo de cintura, dá umas dribladas e gol!!!
ReplyDeleteBolo de maçã é outro favorito e tenho certeza que o sabor deve ter ficado maravilhoso com o cozido de maçãs!
Vc é muito modesta, as fotos ficaram lindas e dá para se "sentir" a maciez e fofura dele!
Bjss querida e pode contar sempre conosco!
Um ótimo final de semana!
Esqueci de comentar que estava passeando pelo seu blog e achei uma foto sua! Não sei porque mas tinha certeza que vc é morena e errei! rsss
ReplyDeleteÉ muito bom ver o rosto por trás dos blogs queridos! :)
Bjss
Oi Renata, é muito bom ver que virou a página, não é bom ficar remoendo coisas de quem não vale à pena.Acredito na lei do retorno.Que se colhe aquilo que semeia.Você terá muitas coisas boas a colher e as outras pessoas colherão o que semearam.Adorei a textura desse bolo, e as fotos ficaram perfeitas, se a iluminação fosse melhor eu comeria o pc,kkk.Estou ansiosa por seu retorno, pois com os ingredientes daqui teremos maior facilidade em praticar suas maravilhosas receitas.Seja bem vinda amada, que seu retorno seja tranquilo e repleto de bençãos.Arrasou com o improviso.
ReplyDeleteBeijos querida, um lindo final de semana.
Renata, como sempre vc arrasou, tudo que leva maçã já recebe meu olhar interessado, com especiarias então, já me ganhou!A decoração ficou linda, adorei!
ReplyDeleteVc é mais!!Bjs,
I have a huge amount of apples that I need to use up and your post could not have come at a better time :)
ReplyDeleteThank you
Wishing you all the best in your trip home
Olá Renata, como comentei no post do desabafo, o programa serviu de propaganda p/ o teu blog, então vc está de parabéns pela decisão de virar a pg.
ReplyDeleteJá fiquei te seguindo.
Bjssssssssss e apoio total.
Re, tenho usado o melado de cana em alguns bolos e tenho gostado muito. Esse bolinho ficou perfeito, lindo, super fofinho e o sabor só quem provou poderá dizer, mas eu fico aqui imaginando...beijão e bola pra frente:)
ReplyDeleteThis is so beautiful, Renata!!!
ReplyDeleteHappy Sunday
Querida Rê, fico feliz que vc conseguiu virar a página daquele episódio. E esse bolo? Menina que jogo de cintura, vc mandou bem amiga, o bolo ficou lindo, o sabor deve estar esplêndido,e fiquei super curiosa com essa manteiga de maçãs, (sem manteiga) deve ser muito gostosa. Adorei a decoração amiga, muito delicado. Bjinhos um lindo domingo
ReplyDeleteRenata esse bolo parece incrível! Adoro essa mistura de especiarias com canela!
ReplyDeleteBjs
Mel
miammmmm!!!!!
ReplyDeleteWahh your cake is so beautiful! I love the design on the top too!
ReplyDeleteOi, Re,
ReplyDeleteEste bolo deve ficar mesmo com sabor especial, pois os ingredientes
já são irresistíveis, rsrs. Ele também fica lindo, muito apresentável mesmo!
Quanto ao episódio passado, o negócio é mandar a bola para frente, a vida continua
e você é melhor do que os que tentam te roubar, rsrs.
Beijo e boa semana!
Oi Re querida, página virada, mas a "Liga da Justiça Culinária" está sempre em alerta e de prontidão.
ReplyDeleteBelo bolo, só mesmo a experiência adquirida faz com que tenhamos o feeling para as adaptações quando julgamos nessecárias. No fim seu bolo está de arrasar, bem do jeito que eu gosto.
Um beijão!
Que delíciaaaa de bolo,fiquei com água na boca,sugestao super anotada!!!!!!!!Fiz o seu pao povitica, postei no blog se você nao se incomoda, tá?É sem dúvida alguma o melhor pao doce que já comi!!!!!
ReplyDeleteQ vc tenha um comeco de semana cheio de paz!!!!!!!BEIJOS
Querida Renata,
ReplyDeletedeixei um comentário no post anterior, sei que é pagina virada
mas não pude vir aqui antes, estou aqui p/ lhe dar o meu apoio,
somos amigas e companheiras neste mundo virtual.
Você é muito criativa, este bolo ficou super apetitoso, arrasou!
Beijinhos, ótima semana!
Renata, esse bolo deve ter um sabor muito especial, especialmente com o gengibre. Agora que estou de férias,vou ousar um pouco na cozinha e vou pegar umas receitas suas que há tempos ando com vontade de fazer!!!bjs
ReplyDeleteRê, que bom que virou a página, esse bolo está demais as suas adaptações ficam sempre perfeitas.
ReplyDeleteBeijinhos, boa semana
Aninha
Já perdi as contas de quantas vezes aproveitei ingredientes e o resultado foi tão bom que nunca mais consegui reproduzir.
ReplyDeleteMas não vou deixar de experimentar a receita original, deve ficar maravilhosamente perfumada!
beijinhos querida!
Renata pela apresentação já sei que o bolo ficou perfeito.
ReplyDeleteWow Renata...I love your cake...the texture look so so good! I wish I could have a slice of this cake with a cup of tea...that would be perfect!
ReplyDeleteThanks for the recipe and have a great week :)
Olá Renata, adorei as informações acerca das maçãs e toda a sua publicação ! :-)
ReplyDeleteO bolo está magnifico, que vontade de o provar, tem um aspecto super delicioso.
Renata, fiz um pão com base numa receita que encontrei no seu blog, se quiser espreitar, terei todo o prazer em "vê-la" por lá ! :)
http://brisa-maritima.blogspot.pt
Beijinhos
Isabel (Blog do Chocolate e Brisa Maritima)
Adorei o bolo :) esta fantástico e com sabores tão deliciosos :)
ReplyDeleteAdorei e vou ficar com a receita!
Um beijinho
Tia, o bolo ficou lindo e as fotos também! rsrsr Vc tá muito exigente rsrsrs
ReplyDeleteDeve ter perfumado a casa, adorei!
bjos
bellissimo blog e ricette!!! :-D complimenti!
ReplyDeleteFederica :-)
www.mipiacemifabene.com
felicidades por la receta y por tu blog , esta genial, asi que con tu permiso me quedo mirando cositas ricas por aqui, saludossss
ReplyDelete