20 Nov 2012
Já falei aqui, eu sei, mas não canso de repetir... Eu AMO pão de queijo!! Nesses 5 anos de Coréia, toda vez que íamos visitar o Brasil eu trazia na mala polvilho para fazer pão de queijo. Até que no meio desse caminho, abriram duas lojinhas de produtos alimentícios para estrangeiros aqui no bairro onde moramos. Certa vez, encontrei amido de tapioca que é a mesma coisa que o nosso polvilho doce. Foi uma alegria e tanto! Parei de trazer polvilho na bagagem e estava feliz da vida. Até o dia que os fornecedores da tapioca mudaram e as lojinhas passaram a vender um produto alterado para a culinária, de não sei quem, que leva uma tapioca adocicada. Cheguei a fazer pães de queijo (para visitas!... olha o mico!) que ficaram doces! Ah, que decepção! A partir daí, não encontrei mais a tapioca pura e fiquei na saudade.
Agora, faltando pouquíssimo tempo para voltar de vez para o Brasil, a "lei de Murphy" entrou em vigor e lá estava ela... a tapioca que eu comprava antes e que remediava a minha saudade de casa! Claro que comprei, né?
Depois de ver inúmeras receitas do autêntico pão de queijo mineiro da minha querida Xará, a Renata do Eternos Prazeres, finalmente pude acabar com aquela tortura colocar em prática pelo menos uma daquelas receitas maravilhosas. Aqui não tem queijo meia cura, nem polvilho azedo, seria querer demais, não é mesmo? Ainda assim, o pãozinho ficou divino e pude matar a saudade desse meu "eterno prazer"! Obrigada Xará, por compartilhar seus segredinhos mineiros conosco!
E se você também está à procura de uma boa receita de pão de queijo, corre lá no Eternos Prazeres, porque a Renata não economizou em receitas dessa delícia mineira. Lá tem para todos os gostos!
Primeiro, fiz uma tímida tentativa usando um queijo de fabricação coreana, do tipo processado. O resultado ficou gostoso, mas ainda não tinha aspecto de pão de queijo de verdade.
Fiz uma segunda tentativa usando um queijo importado americano, chamado Monterey Jack Cheese que, dentre os queijos disponíveis por aqui, é o que mais se assemelha ao meia-cura brasileiro.
O resultado foi excelente! Foi o pão de queijo mais parecido com o autêntico que consegui reproduzir em terras além-mar :o)
A receita original da Renata leva polvilho azedo, eu usei o doce (ou amido de tapioca, como é chamado por aqui). Transcrevo a seguir a metade da receita, exatamente como fiz.
PÃO DE QUEIJO "Eternos Prazeres"
(rende 85 pãezinhos pequenos)
Ingredientes:
500g de polvilho doce (amido de tapioca)
250ml de leite
40g de manteiga
1 colher de chá de sal
250g de queijo meia-cura (usei Monterey Jack Cheese) ralado grosso
2 a 3 ovos
Modo de fazer:
Numa panelinha, esquente o leite com o sal e a manteiga somente até derreter a manteiga (o leite estará quase fervendo).
Peneire o polvilho em uma vasilha grande e despeje o leite quente. Misture com um garfo, até que fique todo granulado, assim:
Espere esfriar e esfarele bem com as mãos até que fique parecendo uma farofa úmida.
Junte o queijo, misture e depois 2 ovos.
Sove a massa e, se necessário, junte o outro ovo (ligeiramente batido, somente para misturar claras e gemas) aos poucos, até dar liga e começar a desgrudar da mão. Eu não usei o terceiro ovo todo, somente pouco mais da metade. Se preferir, poderá usar leite no lugar do terceiro ovo, sempre um pouquinho de cada vez até que a massa ligue.
Faça bolinhas e arrume no tabuleiro, bem separados uns dos outros.
Se quiser congelar, forre um tabuleiro com um saco plástico próprio para alimentos e arrume as bolinhas próximas umas das outras mas sem encostar. Leve ao freezer até que congelem. Depois retire do tabuleiro e coloque no saco plástico, feche bem e retorne para o freezer.
Para descongelar, basta retirar a quantidade que desejar, arrumar no tabuleiro, desta vez espaçados, e assar.
Asse em forno pré-aquecido a 200°C por aproximadamente 25 minutos, ou até estarem crescidos e levemente corados. Não devem corar muito para não endurecerem nem ficarem amargos.
Os meus perderam um pouco de sua forma arredondada e ficaram assim, rústicos, mas adorei o resultado! Aprovadíssimo!
Renata, I know this recipe but I've never made it.
ReplyDeleteMaybe I can give it a go.
Kiss
Adoro pão de queijo e o seu ficou lindo, que vontade de pegar uns quantos.
ReplyDeletebjs
Renata,
ReplyDeletetambém moro fora do Brasil e sei o quanto é difícil achar alguns ingredientes. Acabei de voltar de lá e trouxe na mala alguns pacotes de polvilho para fazer pão de queijo.
Os seus ficaram apetitosos!
Beijos
Gente!!! Que fome que deu! Renata tão lindos, e tenho certeza que muito gostosos, só falta um cafezinho.
ReplyDeleteBjs, Frida Lucia
Renata,
ReplyDeleteOs pães de queijo ficaram com um aspecto fantástico, uma vez comprei também polvilho aqui em Portugal para fazer e adorei o resultado final, ficam uma autêntica delicia !
Os seus estão lindíssimos !
Beijinhos
Isabel
Que maravilha de pào de queijo
ReplyDeletebeijos
agora eu também quero.... vou ali na esquina comprar hehe
ReplyDeletebeijos e até logo!
Hummm, que delícia, Renata! Acho que estamos em sintonia porque acabei de comer uns pãezinhos de queijo no lanche da tarde, junto com bolo de iogurte. Ô gulosa! rsss
ReplyDeleteDepois que comecei a fazer uma receita da Maura ela se tornou oficial aqui em casa mas receitas novas sempre são bem vindas e qualquer hora eu experimento a versão da sua xará!
Bjss
Eu nunca consegui fazer pão de queijo, acredita??? Eles ficam duros, não sei o que eu faço de errado.
ReplyDeleteVou tentar a sua receita!!!
Renata, não sou mineira mas sou louca por pão de queijo, e assim caseirinhos ficam deliciosos, gosto de congelá-los e assá-los no café da manhã, no forninho. Ai que delicia, os teus me deram vontade, faz tempo que não faço, e gosto assim bem rústico e crocante. Vou experimentar sua receita qiualquer hora. Bjocas
ReplyDeleteHumm... Pra mim que sou mineira ficaram perfeitos e apetitosos ! Ontem assei uns deliciosos, temperados com cheiro verde e pimenta de cheiro. Ah , seja bem vinda de volta !
ReplyDeleteEU TB AMOOO, PÃOZINHO DE QUEIJO!!!!
ReplyDeleteFICARAM LINDOS!!!
BJS....
Ah, que linda você Xará!!!
ReplyDeleteLegal ver aqui o EternosPrazeres tão carinhosamente tratado, fiquei muito feliz, e mais feliz ainda de ver seus pães de queijo aí de tão longe, Monterrey Jack Cheese Breads, Fantastic!!!
Wow, Renata, your pao de quiejo look delicious, I will have to try with Monterey Jack cheese :)
ReplyDeleteLove the pictures...have a great week!
What a interesting idea and recipe Renata...love it. Will try it out some time. The bread looks absolutely yummy !!!
ReplyDeleteficou lindo!!!!!
ReplyDeleteHummmm, que delícia!
ReplyDeleteFicaram lindos e tentadores!
Trem bão sô!rsrs
Pão de queijo é bom demais, essa receita é 10!
Beijinhos, fica com Deus!
Você disse tudo, Renata: pão de queijo - um eterno prazer.
ReplyDeleteNossa amiga Renata , como boa mineira, capricha nas receitas dessa delícia.
O seu ficou lindo, deu até vontade de ir para a cozinha.
Bj,
Lylia
Tia, também amo pão de queijo! Até murcho é bom rsrsrs e tb curto muito o blog da Renata, gosto do jeito que ela escreve, leve e descontraído.
ReplyDeleteE tá chegandooooo, logo vc vai poder comer pão de queijo todo dia rsrsrs
bjosssss
Hi Renata, we have tapioca starch/flour in Malaysia but I don't know if it is the same type as the one you are using. However, I will give this recipe a try and let you know the outcome :)
ReplyDeleteHi Jane, as long as it is 100% tapioca, no other additives, it's good to go. The one I mentioned, that didn't work, was a mixture that contained sugar. This time I used one imported from Thailand, very good!
DeleteCan't wait to see your results!
I've made the pao Renata! I wasn't sure what the texture of the dough would be like after the eggs were added. It was a little sticky and I used a metal ice cream scoop to make 17 balls (I halved the recipe). I cooked five right away in a toaster oven and froze the rest. At first they started to flatten but in the last five minutes, they puffed up! The texture looks exactly like your picture and they are delicious. I am now hooked thanks to you! Will be posting soon.
DeleteOi, Re,
ReplyDeleteAntes de mais nada, muito obrigada pela sua postura com relação
ao meu recente episódio de desânimo. Realmente, tenho andado meio
desanimada, com relação à forma como as coisas se encaminham na Internet,
rsrs. Contudo, na Internet existem também pessoas como você, que é esforçada,
talentosa e procura fazer brilhar a sua própria luz, em vez de tentar
apagar a dos outros. Por tudo isso desejo que você sempre faça sucesso
em suas empreitadas. Digo novamente, obrigada por tudo, minha amiga!
Quanto ao pão de queijo, sou meio viciada nessa iguaria, e faço praticamente toda semana, pois não posso negar o meu DNA mineiro, rsrs. O seu ficou perfeito e deve ser mesmo muito gostoso. Vou levar a receita, pois a sua xará também manja demais das coisas de Minas, rsrs.
Um beijo e - desde já - bom fim de semana!
Always impressed how you rise to the challenge of bringing stuff with you from home or finding substitutes. That is a challenge. These breads look awesome and cheesy.
ReplyDeleteRenata, eu não resisto a pão de queijo, é para mim uma das melhores invenções da culinária!Já preparei biscoitos de polvilho e queijo da Renata (sua xará) e ficaram maravilhosos, preparo a mais para congelar e comer qdo bate aquela vontade...ou seja, sempre!rs,
ReplyDeleteUm lindo final de semana para vc!!
Me encanta y tu blog también, te sigo desde ya, un besazo!
ReplyDeleteNieves.
http://igloocooking.blogspot.com.es
Que lindos pães de queijos, comia bem um agora... rsrs
ReplyDeleteBeijinhos, boa semana
Aninha
I love cheese bread and these look sensational, Renata!!
ReplyDeletePão de queijo é unanimidade, né?
ReplyDeleteVindo da sua xará, mestra do "uai" não poderia ser mais autêntico, mesmo que com um queijo similar.
Ficaram lindos!
Nossa, que lindos! Pão de queijo é uma das maiores delícias culinárias que existe... melhor lanche da tarde é um pãozinho de queijo com café... quer coisa melhor?? rsrsrs... beijos!
ReplyDeleteRê, babei!! Como boa mineirinha não consigo viver sem hahaha
ReplyDeleteFeliz 2013 e mto sucesso!!
Pão de queijo é uma delicia
ReplyDeleteOnde acho essa peça de queijo para vender? Moro em campinas SP. Não estou achando em lugar nenhum. Obrigado
ReplyDeleteJust tried out your recipe and it worked great! Thank you! Matar a saudade do pão de queijo aqui
ReplyDelete